Entenda o que é e como montar um workshop em 4 passos práticos

Powered by Rock Convert

EComo montar um Workshop? Esse é um evento que como qualquer outro, possui suas finalidades. Podemos dizer que é um momento onde um grupo de pessoas se reúne para a atualização de conhecimentos e aprendizagens significativas, mas também serve para estimular a troca de experiências sobre um determinado tema.

O evento pode ser considerado como um curso de curta duração, onde o palestrante alia a teoria e a prática de forma interativa com os participantes. O workshop, portanto, é uma estratégica interessante para o incentivo e treinamento da equipe.

Contudo, para atingir o sucesso, sua organização requer um planejamento minucioso. Desse modo, preparamos um passo a passo que o orientará nos preparativos. Acompanhe com a gente como montar um workshop!

Passo Nº 1 – como montar um workshop

 DEFINA O OBJETIVO DO EVENTO.

Antes de começar, tenha em mente que o workshop tem como finalidade tratar de um assunto específico de um modo prático, ou seja, através desse evento você deverá transmitir conteúdos atualizados e mensagens motivadoras aos participantes.

Sabemos que não é proveitoso e interessante para os convidados participarem de algo sem objetivos. Por isso, defina quais serão as metas a serem alcançadas! Em primeiro lugar, comece refletindo a partir dos questionamentos abaixo:

  •  Durante a palestra, que mensagem quero passar?
  • Informações gerais ou específicas?

Após definir os objetivos e tema, procure um palestrante experiente e com boas indicações. Essa escolha fará toda a diferença!

Passo Nº 2

ELABORE UM PLANEJAMENTO.

Alguns fatores durante o planejamento devem ser levados em conta, por exemplo:

  • Quantidade de convidados. (Quantas pessoas poderão participar do evento?)
  • Orçamento. (Qual é o orçamento disponível? Será necessário criar parceria com patrocinadores?)
  • Perfil do grupo. (Qual gênero é predominante? Como posso conduzir o assunto de forma atrativa? Qual é o perfil do grupo? O que buscam? Qual é a faixa etária? E como será a programação?)

Passo Nº 3

ESTIPULE A ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O EVENTO.

Por fim, para finalizar o planejamento, defina a data, local e horário do workshop. Escolha um lugar pensando no bem-estar e satisfação do público. No entanto, não esqueça de:

  • Cadeiras e mesas.
  • Banheiros e água.
  • Som, vídeo, iluminação e internet.

Intervalos durante a programação serão necessários. Portanto, aproveite a organize um Coffee break. Dessa maneira, os convidados poderão, além de fazer uma boquinha, realizar entre eles o networking e formular feedbacks do evento, por exemplo.

Passo Nº 4

DIVULGUE O EVENTO PARA O PÚBLICO.

A divulgação é uma etapa importante, pois estimulará a curiosidade e o desejo do público a participar. Sem ela, de nada adiantará os esforços acima!

Atualmente, dispomos de uma grande variedade de meios de divulgação. Aposte em:

  • Redes sociais e e-mails pessoais.
  • Materiais impressos. (folders e panfletos)

Dica: Utilize locais de fácil acesso e visualização; sorteios e promoções.

Benefícios de aprender como montar um workshop

Quando bem planejado, os benefícios são muitos! O workshop é um evento em alta no mercado e muitas empresas estão apostando nessa ferramenta, porque:

  • Ajuda a destacar a organização.
  • Fortalece e agrega valor.
  • Aproxima os participantes.
  • Ocorre trocas de experiências.
  • Fornece respostas especificas de profissional capacitado.
  • Entre outras vantagens!

Gostou do conteúdo? Durante o planejamento do workshop, não esqueça da gestão de riscos! Confira nosso artigo “Gestão de riscos em eventos” e descubra como prevenir e se preparar para possíveis inconvenientes. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.