Confira 5 dicas para fechar o ano com funcionários que vestem a camisa do time
Visualize o seguinte cenário: uma mãe obriga seu filho a arrumar toda a bagunça do quarto. Ela faz isso porque sabe que detém o poder sobre a criança, ou seja, a capacidade de obrigá-lo por força. Enquanto imaturo, ele não entende o motivo de obedecê-la, embora cumpra com a obrigação.
Quando cresce um pouco, porém, ele começa a entender os motivos da mãe, do porquê é preciso deixar seu quarto arrumado. Portanto, quando a mãe dá a ordem, ele obedece porque sabe ser uma peça essencial para que a engrenagem organizacional da família continue girando.
Daí a mãe não é mais uma fonte de poder sobre ele, mas de autoridade.
O que isso tem a ver com motivação de equipe?
Tudo. Quando os colaboradores na empresa entendem que suas funções devem ser cumpridas da melhor maneira possível porque o crescimento da empresa significa crescimento pessoal, o resultado é revertido em lucros.
A palavra motivação pode ser definida como: encontrar um motivo. Quando falamos sobre pessoas motivadas, sabemos então que elas entram nesse estado de espírito quando encontram clareza em seus objetivos profissionais. O que as faz acordar diariamente para dar seu melhor na corporação?
Se isso não estiver claro na mente dos trabalhadores, dificilmente estarão contentes com o cargo que ocupam. E quando o assunto é motivação, não pense que estamos falando necessariamente de salário.
Há pessoas que recebem um pagamento poupudo, mas trabalham insatisfeitas, esperando a primeira proposta do concorrente para ir embora. Outras talvez não ganhem necessariamente bem, mas contentam-se com o ambiente aconchegante da empresa, com o crescimento pessoal e o espírito de equipe.
A agência de recrutamento Monster.com, levantou um estudo interessante, confirmando que 20% das pessoas entrevistadas já trocaram de emprego por conta de um ambiente de trabalho excessivamente estressante.
Então a chave mestra não está no salário, mas em todo o cuidado em relação àquele colaborador.
Como motivar então uma equipe de trabalho a encarar o líder como autoridade, não apenas como fonte detentora de poder? No artigo a seguir, considere algumas das principais práticas para motivar a equipe e fazer com que os funcionários vistam a camisa do time. As dicas abaixo também podem ser estendidas ao Home Office .
- Dica n.º 01 – Fortaleça os laços da equipe
Nada sufoca mais a criatividade do que conflitos entre colegas de trabalho. Um lugar tóxico, onde impera tensões competitivas, orgulho, inveja, disputa de egos ou discrepâncias de desempenho geralmente definham qualquer sentimento bom em relação à empresa.
Isso significa que o colaborador conta os minutos no relógio para ir embora e na primeira oportunidade melhor que aparecer no mercado, ele não vai pensar duas vezes.
Portanto, fortaleça os laços da equipe através de gincanas, happy hours, rodas de conversas, mediação de conflitos e interação em grupo.
Geralmente, quando colaboradores se encontram fora do local de trabalho, é possível que os membros enxerguem os seres humanos por trás das funções. Isso fortalece os laços e aumenta a produtividade do grupo.
As gincanas e brincadeiras durante o expediente também contribuem para unir o time e estreitar os vínculos profissionais. Um ponto importante a ser lembrado: o líder deve direcionar todos os eventos para a harmonia e sintonia de todos. Essas ocasiões devem sempre ter um propósito claro para todos os envolvidos: um elo precisa ser formado para o bom desenvolvimento profissional.
Aqui no blog, já falamos sobre Campanhas de Incentivo . Que tal conhecer como funciona essa estratégia e implementar em sua corporação?
- Dica n.º 02 – Descubra o que é importante para os funcionários
Com tantas listas, gráficos e prazos para se preocupar, é difícil parar para pensar que existe um ser humano por trás do crachá, com sentimentos, dúvidas e uma vida pessoal. E o detalhe: que todas essas questões podem impactar diretamente na produtividade do colaborador.
Surge então uma pergunta importante: como colocar esses interesses à frente? Algumas maneiras:
- Agradecer por um trabalho bem executado. Mesmo que alguém esteja sendo pago para executar uma tarefa, não custa nada agradecer a boa contribuição por um projeto bem-sucedido.
- Educação é sempre um bom termômetro de boas energias. Portanto, bom dia, bom descanso, bom final de semana são palavrinhas mágicas que podem fazer a diferença na rotina profissional.
- Interesse-se pela opinião dos parceiros de trabalho. Pergunte o que eles pensam sobre o ritmo da função e se tem sugestões de melhoria.
- Seja um bom mediador de conflitos. Não torne o assunto mais pesado do que já é. Aprenda a intermediar como um líder.
Esses são apenas alguns exemplos de ações que contribuem para o bem-estar dos colaboradores em geral. Nada substitui um bom bate-papo com membros do time para saber o que gostam, quais são seus interesses, objetivos e como podem ser mais bem estimulados em suas funções.
- Dica n.º 03 – Compartilhe metas da empresa
Um arqueiro, ao disparar suas flechas, tem um alvo bem estabelecido. Da mesma forma, as metas ou alvos da empresa também devem ficar claras para todos os envolvidos em um projeto interno.
Ao trabalhar em equipe, mantenha as portas do escritório abertas pelo menos durante algum período do dia, para que os funcionários entendam que podem conversar no que diz respeito ao seu papel na empresa.
Se um colaborador entra no escritório e traz um problema relacionado ao projeto, escute-o com atenção. Não queira centralizar tudo para uma pessoa só e nem abraçar todos os problemas para você. Saiba distribuir funções e deixar a equipe motivada para agir conforme as metas estabelecidas.
Conseguiram cumprir a meta? Que tal presenteá-los com cestas personalizadas ? Isso ajuda a levantar a moral do time e inspira os colaboradores a demonstrarem esse espírito coletivo nos próximos projetos.
Uma boa reunião motivacional com gráficos e slides também pode dar um gás para que todos comecem a desempenhar suas funções com seus objetivos e afazeres bem traçados rumo ao alcance de metas.
- Dica n.º 04 – Ofereça apoio
Alguém entrou na sala e apresentou um problema? Não deixe que a pessoa saia sem que tenha a certeza de que foi realmente compreendida. Além disso, tente resolver as questões que perturbam o funcionário.
Não sabemos como é a vida de cada trabalhador. Mas sabemos que lidamos com gente. E gente tem problemas inerentes a raça humana. Portanto, não ignore os sentimentos e conflitos de um funcionário.
É claro que a sala de um líder não é um divã de psicólogo. Se o funcionário precisar de ajuda nesse sentido, encaminhe-o para o setor de Gestão de Pessoas, para que possa ter a ajuda que precisa.
Pequenos detalhes, porém, fazem a diferença na rotina empresarial. Oferecer apoio pode significar investir na carreira de um profissional esforçado. É preciso ter em mãos avaliações de desempenho, para trazer à tona o que há de melhor de cada talento.
Medidas assertivas devem ser tomadas para correção de posturas inadequadas, porém, o objetivo dessas disciplinas é tentar direcionar as flechas para o alvo. No caso dos colaboradores isso significa atingir as metas da empresa.
- Dica n.º 05 – Presenteie os funcionários com brindes personalizados
Um presente pode ter muitos significados e, em geral, surpreende quem recebe. Independentemente do tamanho ou tipo de presente, o ato de presentear passa uma mensagem poderosa: o funcionário existe e é observado.
Anteriormente, falamos sobre entregar cesta personalizada para funcionários que concluem um projeto com êxito. Porém, existem diversas outras ocasiões para entregar brindes.
Final de ano, por exemplo, que tal elaborar uma cesta de natal personalizada ?
Festas comemorativas são oportunidades incríveis para presentear colaboradores. Uma forma de impressionar e motivar sua equipe é entregar presentes quando eles menos esperam. Isso pode gerar sentimentos de pertencimento e acolhimento por parte de quem recebe. O importante é tornar a ocasião especial. Não precisa ser nada mirabolante ou extremamente caro.
Um kit de canetas personalizado entregues com o devido reconhecimento ou até um agradecimento pelo esforço diário fazem a diferença na vida do trabalhador.
Vale a pena motivar a equipe
A Inteligência Artificial chegou para mostrar que em muitos aspectos, as máquinas podem substituir o trabalho humano. Porém, existem minucias elaboradas por pessoas que jamais poderão ser substituídas por robôs.
A sensibilidade, capacidade de criar vínculos afetivos e o relacionamento em geral é inerente do ser humano. Portanto, alimentar esse combustível com cargas positivas é sem dúvidas essencial para cada gestor.
No começo desse artigo, exploramos um pouco sobre a diferença entre poder e autoridade. O livro o Monge e o Executivo é uma dica de leitura quando o assunto é guiar pessoas com verdadeira liderança. Quando um colaborador entende que é parte de algo maior, ele se sente impelido a dar o seu melhor.
O engajamento de um profissional está intimamente ligado em sua forma de enxergar a empresa que trabalha. Ele pode estar passando por inúmeros problemas em casa, mas quando entra na porta da empresa, é como se estivesse em um refúgio, para esquecer do que deixou para trás e se concentrar em suas tarefas diárias.
Agora digamos que o problema também o acompanha porta adentro, no ambiente profissional. Ao invés de um refúgio, o profissional vai encontrar um ambiente de guerra, onde as armas necessárias para a batalha serão: desmotivação, desânimo, conflitos e falta de produtividade.
E não pense que essa pauta é desnecessária, já que o profissional está ganhando para fazer o seu trabalho. O que torna essa conversa indispensável é refletir: adianta fechar contratos e mais contratos com clientes grandes sem ter profissionais capazes de desenvolver seus projetos com dinamismo, criatividade e êxito?
Não subestime a importância da gestão de pessoas. Apesar de envolver mais esforço por parte dos líderes de cada setor, trabalhar com a equipe mais motivada torna o serviço muito mais fluído. A produtividade das pessoas interfere diretamente nos números da empresa e na qualidade do trabalho em geral. Lembre-se da receitinha de bolo:
- Dê feedbacks periódicos
- Invista em capacitação
- Avalie as possibilidades de flexibilização
- Seja um líder, não um chefe
- Invista em brindes personalizados
- Escute com atenção
- Valorize sua equipe
- Corrija com equilíbrio
Já ouviu falar da palavra reciprocidade? Ao pé da letra, reciprocidade significa: qualidade ou caráter de recíproco; correspondência mútua; recíproca, reciprocação. Trocando em miúdos, quer dizer que toda ação gera uma reação.
Constranger pessoas, coagir, tratar mal ou ser indelicado na frente dos outros funcionários é a receita perfeita para profissionais problemáticos.
Investir nos talentos individuais, liderar ao invés de sair dando ordens a torto e a direito, aceitar opiniões e reconhecer limitações de cada um é o caminho certo para que toda a equipe vista a camisa da empresa.
É importante ressaltar que a maioria das pessoas é movida por sonhos e desejos. Para que esses sonhos e desejos continuem fazendo os olhos dos funcionários brilharem, é preciso que eles enxerguem que construirão bons pilares na empresa em questão.
Não existe certo e errado quando o assunto é Gestão de Pessoas. Testes são muito bem-vindos para medir o que está funcionando em cada caso.
O constante medo de ser dispensado ou substituído não deve ser o combustível para bons profissionais. O orgulho de acordar todas as manhãs para bater o crachá em uma empresa de respeito, com bons líderes, equipe engajada e liberdade para criação sim – esses devem ser os propulsores diários para o sucesso profissional.
Aqui na Hakuna Matata temos várias opções de cesta personalizada para empresas ou cesta final de ano funcionário. Faça um tour em nosso safari e confira as opções incríveis para presentear os talentos em sua corporação.
Leia esse artigo para entender um pouco mais sobre estratégias de treinamento de equipe e impacte os números da empresa com funcionários produtivos e prontos para serem os maiores defensores da marca.
Sinta-se à vontade para conversar com um de nossos consultores. Teremos prazer em responder suas dúvidas e indicar os melhores brindes personalizados para colaboradores, funcionários ou parceiros em geral.