Como os consumidores estão mudando hábitos alimentares e, porque sua empresa deve acompanhar a mudança;
Será que a vida imita a arte? Parece que enfim podemos dizer que sim. Quantos filmes já assistimos de ficção científica que mostram alimentos servidos em cápsulas? Sim, hoje em dia isso já é realidade inspirada na gastronomia molecular.
Mas não é só por aí que o carro do alimento do futuro trafega. Food Tech é o nome da tecnologia que envolve todos os processos alimentícios. Hoje em dia os debates sobre sustentabilidade, qualidade de vida e Internet das Coisas estão em alta.
O alimento é uma das principais fontes de energia, que nos permite viver e nos locomover no dia a dia. Mas infelizmente, o cardápio atual está repleto de aditivos químicos, emulsificantes, conservantes e outras misturas ultraprocessadas que contribuem para as inúmeras doenças que vêm surgindo:
- Câncer;
- Diabetes;
- Colesterol alto;
- Problemas cardíacos e
- Outras.
Observando um pouco os hábitos alimentares e a forma de consumo de antigamente, percebemos alguns números chocantes. Por exemplo, um fazendeiro nos tempos dos nossos bisavôs, produziam o suficiente para alimentar de seis a oito pessoas.
Nos tempos atuais, um fazendeiro consegue produzir o suficiente para alimentar cento e vinte e seis pessoas. A eficiência e a tecnologia aplicada para essa produção em massa são incríveis. Porém, trouxeram consequências. Algumas delas:
- Adulteração de produtos;
- Manipulação de órgãos regulamentadores;
- Manipulação da opinião pública.
Além disso, vários casos de abusos contra animais despertam o sinal de alerta entre ONG’s no mundo todo e vem gerando indignação contra a indústria alimentícia.
Pior ainda: os cientistas estão alarmados com a possibilidade de não existir comida suficiente para alimentar as mais de nove milhões de bocas dos habitantes da terra nos anos posteriores. Foi daí que surgiu a necessidade de encontrar soluções práticas para resolver os inúmeros problemas ligados ao setor.
Food Tech é o nome dessa nova era tecnológica e investir em produtos desse movimento é uma forma de participar da corrente da sustentabilidade. Mas será que isso realmente é algo com o qual se preocupar? Bom, quando essa categoria de problemas afeta não só a saúde das pessoas que ama, mas o bolso da corporação, sim. É preciso se preocupar.
Consumidores mais conscientes
Quando falamos sobre estratégias de marketing, é importante acompanhar as tendências mundiais e para onde as energias dos consumidores estão se concentrando. E ultimamente, temas como qualidade de vida, ideias ecológicas e de sustentabilidade tem se tornado a preocupação número um entre os consumidores.
Pesquisas apontam que as pessoas estão dispostas a pagar mais caro por um produto ligado à sustentabilidade ou de uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida. Uma plataforma de comparação de softwares, a Capterra, identificou que sete a cada dez brasileiros, ou 78%, dizem que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam, em algum nível, suas escolhas de produtos ou fornecedores.
No jargão econômico, os unicórnios são aquelas startups que conseguem ser avaliadas em um bilhão de dólares antes mesmo de abrir seu capital em bolsa de valores. O nome foi batizado por Aileen Lee, especialista americana em capital de risco, fazendo alusão ao ser mitológico por ser algo raro ou uma utopia. E advinha só? Um terço dos unicórnios advém do setor alimentício – ou melhor: das Food Tech’s.
Aplicativos de entrega, Marketplace, Kits de refeição e outras facilidades chegaram com propostas disruptivas no mercado e foram muito bem aceitas justamente porque as pessoas querem comer de maneira saudável mesmo com o tempo escasso.
Traduzindo: se alimentar corretamente mesmo sem tempo de ir para a cozinha preparar um prato gostoso e saudável.
Isso significa que o alimento do futuro veio para ficar. Rodas de conversas entre amigos, discussões de família e reuniões entre executivos demonstram que a preocupação com o tema é geral. Entre as principais pautas de debate estão:
- Alimentos nocivos à saúde;
- Abusos contra animais;
- Frutas e legumes fora da estação;
- Doenças resultantes da má alimentação;
- Agrotóxicos;
- Qualidade de vida e alimentação;
- Metas para um futuro melhor.
Por esse motivo, o assunto interessa a todas as corporações, mesmo aquelas que não trabalham diretamente com o setor alimentício.
Como acompanhar o ritmo dos novos consumidores
Bom, se essa é a nova realidade, como acompanhar o ritmo dos novos consumidores? Independentemente de ter o nome da empresa ligado ao setor alimentício ou não, é importante entender qual é o papel das corporações em relação aos novos consumidores.
Uma das maneiras de implementar a sustentabilidade no ambiente corporativo é pensar em soluções estratégicas de preservação do meio-ambiente, saúde e qualidade de vida nas instalações da empresa.
Veja algumas ações que podem ser implementadas:
- Pausas para fisioterapia individual ou em grupo;
- Alimentação à base de agricultores ou produtores locais;
- Entrega de brindes personalizados ecológicos;
- Promoção de coleta seletiva;
- Realizar palestras sobre preservação do meio-ambiente e conscientização;
- Evitar o desperdício de alimentos;
- Evitar desperdício de recursos naturais;
- Utilizar papel reciclado e materiais ecologicamente corretos
Os tópicos acima são fundamentais para que a empresa se enquadre nos selos de qualidade promovidos por órgãos medidores. Os novos consumidores estão mais seletivos e estão muito mais dispostos a comprar produtos na prateleira que levam selos de responsabilidade social.
Food Tech – por onde começar?
Se a sua empresa quer adotar ações para seguir o ritmo da tecnologia da alimentação, então pode começar por alguns fundamentos básicos para solucionar desafios do segmento e acelerar o ritmo do setor.
Quer ver um exemplo?
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), mais de 1,3 bilhão de toneladas de alimento são desperdiçados por ano no mundo. Só no Brasil, de milhões de toneladas de alimentos produzidos por ano, 26,3 milhões vão para o lixo, enquanto 14 milhões de brasileiros passam fome.
Pensando nisso, novas startups estão surgindo, como a SuperOpa, um aplicativo que conecta as distribuidoras diretamente ao cliente final para que possam vender alimentos que estão perto da data de vencimento a preços mais baixos.
Outra iniciativa é a do aplicativo 12+, ferramenta elaborada para dar um novo destino aos excedentes de comida que não são vendidos durante o dia. Funciona assim: as sobras de produtos que ainda estão em perfeitas condições de consumo ou com tempo de vida curto são embaladas em caixas e oferecidas por preços bem mais baixos.
Essas iniciativas podem fazer total diferença em relação ao desperdício de alimentos, enquanto agregam valor à marca. Consumir dessa nova tecnologia está ao alcance de todos, seja em ambiente corporativo ou individualmente, nas mesas de cada família.
Como empreendedor, pare e pense:
- Como anda o desperdício de comida na empresa?
- Será que existem agricultores locais que oferecem alimentos frescos próximos a mim?
- Posso colocar produtos que estão próximos da data de vencimento em promoção?
Existem empresas que instalam pequenas hortas verticais próximo aos refeitórios, para atender as demandas da cozinha artesanal. Outras estão cultivando as chamadas fazendas urbanas, no centro das grandes cidades, o que contribui com as demandas dos consumidores locais ao mesmo tempo que evita o desperdício de água e outros insumos naturais das lavouras a céu aberto.
O fato é que cada corporação, independente do segmento, deve levar em conta a mudança de hábitos dos novos consumidores. E trazer propostas benéficas para os problemas mundiais relacionados ao setor alimentício é um diferencial que pode chamar atenção do público-alvo ao mesmo tempo em que contribui com um setor em ascensão.
Dicas de brindes Food Tech
Antes de adentrarmos ao tema de brindes Food Tech em si, você já parou para pensar na importância dos brindes empresariais como estratégia de marketing ? Pegando um gancho no tema dessa matéria, podemos fazer uma ponte entre a importância dos brindes com as Food Tech.
Os brindes personalizados podem ter diversas finalidades. Eles são geralmente utilizados como forma de agradecimento por uma parceria bem-sucedida, como reconhecimento pelo trabalho de colaboradores, como forma de demonstrar a importância de clientes fiéis à marca, etc.
Como vimos anteriormente, os novos consumidores estão com a antena ligada para a pauta da sustentabilidade. Então, por que não adicionar esse tempero na forma de presentear quem participa direta ou indiretamente no consumo de sua marca?
Existem diversas empresas que já aderiram ao conceito Food Tech no portfólio da empresa. Nós aqui da Hakuna Matata, por exemplo, oferecemos cestas personalizadas com diversos produtos amigos da qualidade de vida.
Veja alguns exemplos:
Essa é uma opção irreverente para alcançar um público mais jovem, que curte a vida, mas não abre mão da dieta. Veja a composição:
- Kornitos – Delicioso Salgadinho de Milho não Transgênico sabor Queijo;
- Salgado de gergelim – é igual aquele famoso salgadinho de bacon que você conhece, entretanto, faz bem;
- Amendoim, milho espanhol, castanha de caju, noz-macadâmia, noz-pecã e semente de abóbora. Rico em antioxidantes vitaminas e minerais;
- Pão de mel coberto com leite ninho;
- Banana-passa com chocolate 54%;
- Biscoito chocolate 70% com recheio de baunilha.
- Chocolate 70% mundialmente reconhecido como antienvelhecimento.
CESTA PERSONALIZADA PARA EMPRESAS
Essa cesta de natal personalizada foi desenvolvida para paladares mais exigentes. Pode ser oferecida para clientes que não abrem mão da exclusividade. Veja a composição:
- MURVIEDRO CASTELL DE NIT ESPUMANTE BRUT (Origem – Espanha) – De cor amarela com reflexos verdes, seu aroma é muito rutado, com caráter de fruta branca, como pera e maçã com frutas apedrejadas, como pêssego. Deliciosamente fresco. No paladar o gás parece cremoso; os aromas combinados de frutas têm um leve toque adocicado, mas fresco.
- Panetone vegano- Com receita artesanal elaborado com mix de farinhas totalmente sem glúten e sem adição de leite, corantes ou qualquer outro produto de origem animal.
- Milho espanhol – Um Snack com milho espanhol de verdade com delicioso toque de mel e mostarda.
- Biscoito de aveia, azeite extravirgem e açafrão
- Chips de provolone com queijo da canastra – Dispensa apresentação para aquelas pessoas apaixonadas por queijo, chips de provolone da Serra da Canastra – MG
- Veggie bits – Irresistíveis bolinhas sabor bacon, feita a base de proteína de ervilha
- Receita exclusiva com amendoim, milho espanhol, castanha de caju, noz-macadâmia, noz-pecã e semente de abóbora. Rico em antioxidantes vitaminas e minerais
- Castanha de caju com chocolate – Castanhas frescas 100% Brasileiras da cooperativa de Mucuripe – CE coberta com um exclusivo chocolate 54%
- Castanha do para com chocolate – Castanhas frescas originais da Amazônia coberta com um exclusivo chocolate 54%.
- Banana passa com chocolate – banana-passa com chocolate 54%.
- Pão de mel com leite ninho –delicioso pão de mel coberto com leite ninho.
- Damasco com chocolate 70% cacau – Damasco selecionados um a um coberto com um exclusivo chocolate 70% cacau.
Esses são apenas alguns exemplos de cestas personalizadas que oferecemos aqui no site. Navegue pela aba de categorias Food Tech e você encontrará diversas possibilidades de presentes muito saborosos que aliam tecnologia e alimentação de qualidade.
Lembre-se: adequar-se aos novos hábitos de consumo não é questão de escolha. É necessidade. Um dos fatores que levaram uma gigante do mercado de fotografias, a Kodac, a perder seu império foi por não acreditar na nova era digital.
Quando surgiu a oportunidade, a empresa desprezou por constatar que a ideia de máquinas digitais “não vingaria”. Esse foi o começo do fim para a rainha da fotografia. E o que isso tem a ver com você?
Faça um tour pelo nosso blog e encontrará milhares de matérias explicando a importância de investir em brindes empresariais. Muitos dos nossos parceiros e clientes aderiram à ideia e fizeram suas vendas triplicar.
Agora trazemos mais uma inovação dos brindes: cesta personalizada para empresas ou cesta final de ano funcionario que trazem toda a tecnologia das Food Tech’s e atendem a crescente demanda dos novos consumidores em busca de qualidade de vida e opções saudáveis de alimentos.
Converse com um de nossos consultores e entenda melhor como funciona o conceito Food Tech e quais são as melhores opções de cestas personalizadas para que você surpreenda seus clientes, funcionários, colaboradores e parceiros com o melhor que a tecnologia tem a oferecer.
E o melhor: garantindo seus kits do alimento do futuro você se posicionará para contribuir com a qualidade de vida e gerar uma nova era de conscientização e respeito pela natureza.