Já não é segredo para ninguém, seja como patrão ou como funcionário, o papel que o mundo digital possui nos dias atuais. No caso de uma empresa, porém, isso é ainda mais relevante, como sobre a importância de um site para o negócio.
De fato, foi-se a época em que bastava contar com o famoso crescimento boca a boca, ou com a distribuição de panfletos, outdoors e demais opções de marketing offline. Não que ele não deva ser feito ou que não traga efeitos.
É claro que esses recursos mais clássicos também podem trazer resultados. Mas, pense bem: uma empresa de paisagismo e jardinagem em pequenos espaços que queria atrair cada vez mais clientes, vai precisar marcar presença digital de modo eficiente.
É importante frisar que isso seja de modo “saliente”, pois muitos empresários e até autônomos acabam migrando para a internet do jeito mais fácil, que é abrindo uma conta em uma ou mais redes sociais, ou fazendo anúncios em marketplaces.
Como essas plataformas já estão prontas e demandam pouco esforço pessoal no sentido de criação e até de investimento, obviamente é mais fácil tomar uma medida assim. Contudo, é realmente importante que a marca tenha um domínio próprio.
Por exemplo, além de fazer anúncios em plataformas e de postar diariamente em uma mídia social, uma empresa de peças para empilhadeira toyota precisa ter um site próprio, com teor institucional e ao mesmo tempo com o efeito de um blog.
Neste caso, o website vai muito além de algo como um simples cartão de visita digital. Ele se torna capaz de realmente atrair mais pessoas, gerar interação e engajamento real, atrair leads e novas oportunidades comerciais constantemente, fazendo a diferença.
Por outro lado, uma pesquisa recente da Abranet (Associação Brasileira de Internet) revelou que infelizmente apenas 41% das empresas chegam a ter um website próprio. Ou seja, nem metade das marcas entende a importância deste ponto.
Por isso trouxemos este artigo, apresentando não apenas a importância de lançar mão desse recurso, mas também o quanto um site pode fortalecer a marca, engajar o público-alvo e até mesmo trazer economias para o caixa da empresa.
Sem falar em vários outros benefícios e vantagens de curto e longo prazo, dos quais também falaremos abaixo. Lembrando que também trazemos exemplos práticos, de modo a permitir que qualquer um entenda e já possa implementar essa estratégia.
Um dos pontos mais interessantes dessa inovação digital é justamente o fato de que ela pode ser aplicada a qualquer segmento, seja uma empresa de venda de produtos populares ou a prestação de serviços mais nichados, como funerária de animais.
Deste modo, se o interesse do leitor é compreender de uma vez por todas como um investimento relativamente simples pode revolucionar a realidade do seu negócio, aumentando as vendas e resultados gerais, basta seguir adiante.
De onde vieram os sites e quais os tipos?
Pouca gente vai se lembrar, mas os primeiros sites surgiram ainda na década de 1990, quando se falava em Internet 1.0, cujo foco ainda estava na troca de e-mails e na criação de websites estáticos, com pouca funcionalidade ou interatividade.
Já no contexto da Internet 2.0, o que surgiram foram os blogs e as salas de bate-papo, que permitiam uma interação maior entre os leitores ou visitantes de uma página, e as marcas que colocam essas páginas no ar por meio do website.
Na versão 3.0 já começaram a surgir os grandes motores de busca e as redes sociais, ao passo que hoje vivemos a migração de Internet 4.0 para a 5.0, que traz inovações, sobretudo na questão da Conexão 5G e da Inteligência Virtual.
Inclusive, quando falamos dos motores de busca, estamos diante de um dos benefícios que qualquer marca pode ter com um website próprio, seja a de uma grande empresa de produtos de limpeza ecológicos, ou de um simples autônomo como um blogueiro.
Ademais, os principais tipos de website existentes atualmente são os seguintes:
- Site institucional;
- Blog e criação de conteúdo;
- Loja virtual própria;
- Landing pages e hot sites.
Isso nos coloca diante de algumas das maiores tendências da atualidade, como a do blog e da postagem de artigos, que nada mais são que conteúdos originais criados por uma marca que deseja tornar-se autoridade dentro do seu próprio segmento.
Ou ainda, a loja virtual própria em detrimento do marketplace ou da plataforma de vendas. Afinal, ter uma página assim é algo que traz a vantagem de você não dever satisfação ou comissão para outra empresa, quando fizer uma venda.
Basta pensar no caso de uma loja virtual da área de clínica de fonoaudiologia, que permite que o cliente compre diretamente com a marca, escolhendo ali as formas de pagamento e de entrega. Isso gera um faturamento muito maior para o negócio.
No caso de landing page e hotsites, trata-se de páginas criadas exclusivamente para as vendas, contando com pouca dispersão (como banners e menus) e indo direto às vendas e ao esforço de que o cliente passe logo os dados do cartão de crédito.
Detalharemos as mais importantes abaixo, ao falar dos benefícios desses principais recursos. O que precisa ficar claro desde já é justamente como é possível ter websites de vários tipos, o que no fundo pode atender a todos os gostos e necessidades comerciais.
Sobre a redução de custos
Poucas pessoas entendem isso a sério, mas a digitalização de uma marca é um processo que traz segurança e até redução de custos, em vez de aumentar os gastos.
É claro que tudo o que envolve tecnologia tende a ser mais delicado e pode exigir a atenção dos investidores, sejam os sócios ou gestores de uma firma. Contudo, sempre que bem feito, isso não se torna um fardo para o caixa, mas uma vantagem.
No caso do website de uma fabricante de placa de homenagem formatura, por exemplo, a empresa simplesmente começa a aparecer 24h por dia, sete dias da semana, sem pagar a mais por isso.
É claro que vai existir um investimento de domínio, bem como uma assinatura de servidor, hospedagem e demais manutenções necessárias constantemente para manter o site em bom funcionamento para cada cliente que entrar nele.
Contudo, compare isso com uma empresa que precisasse de funcionários e infraestrutura ligada 24h por dia para atender um cliente sempre que ele entrasse em contato ou quisesse visitar o estabelecimento do negócio. Seria certamente mais dispendioso.
Além disso, já existem programas, como os chatbots, que atendem o cliente automaticamente, respondendo perguntas básicas sem qualquer interferência humana.
Lembrando que, diferentemente de funcionários, um website não tira férias, não fica doente, não gera processos ou reclamações trabalhistas e daí em diante.
O que é melhoria no engajamento?
Outro ponto que responde em cheio por que motivo uma empresa realmente precisa ter um site é a questão do engajamento para com o seu público-alvo.
Há quem pense que para conseguir engajamento é preciso criar contas nas redes sociais e receber muitas curtidas, comentários e compartilhamentos. É claro que as mídias sociais importam, mas mesmo neles, isso não indica um engajamento real.
De fato, se uma loja de cortina persiana preta quiser crescer de modo sólido e realmente sustentável, ela não vai poder ficar de olho apenas nas curtidas, mas também em como o seu público interage com as postagens e conteúdos que ela cria.
É aí que entra o site atrelado a um blog, que permite fazer o famoso marketing de conteúdo, que consiste em criar conteúdos originais e de valor para aquele público. Hoje, os principais tipos de conteúdo existentes são:
- Artigos;
- E-books;
- Infográficos;
- Vídeos;
- Áudios;
- Podcasts.
Enfim, cada um desses formatos pode começar a partir de uma postagem de blog feita no seu site, que possibilita mensurar o quanto o público comentou e gostou daquele conteúdo, que depois se torna script para gerar os demais formatos de conteúdos.
O poder de criar uma autoridade
É preciso entender que o engajamento real tem um sinônimo que se chama “autoridade real”. Ou seja, sua empresa passa a ter um nome mais forte dentro do seu segmento, como prova de que você é importante naquele nicho comercial.
Por isso demos tanto detalhe à questão do engajamento real, em vez de ficar contando apenas com curtidas e compartilhamentos, o que não necessariamente vai aumentar a eficiência do seu website e, obviamente, as vendas e o faturamento.
Com autoridade, uma empresa de carimbo médico personalizado pode publicar os melhores artigos do seu segmento e ainda posicioná-los nos motores de busca como Google, Bing, Yahoo! e Ask Brasil, os mais usados em nosso país.
Ao fazer isso, você ainda domina a maior vitrine da atualidade, garantindo um crescimento sólido, sustentável e focado nas tendências do futuro.
Considerações finais
Há muitas razões para uma empresa decidir ter um website próprio, seja com blog, loja virtual e demais opções, ou apenas como um cartão de visitas para o negócio.
O fato é que quanto mais opções a marca souber aplicar, melhor será o engajamento gerado, e isso vai impactar nos resultados finais como as vendas e o faturamento.
Com as informações e dicas que trouxemos acima, fica ainda mais fácil entender isso e já dar os primeiros passos na direção certa, mudando sua realidade empresarial para melhor.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.