Você conhece o Lovemark e a importância dele na sua divulgação?
Lovemark nada mais é do que um conceito muito utilizado no marketing para referir-se a uma marca que gerou confiança e comprometimento entre os seus consumidores. Portando, quando nos referimos a uma lovemark, estamos dizendo que aquela empresa conseguiu se posicionar como primeira opção dos seus clientes.
As marcas que buscam conquistar seus clientes sabem bem que o segredo do sucesso está em proporcionar motivos para que o público sinta amor pelos produtos e serviços que ela oferece. Desse modo, transformar clientes em lovemarks significa fidelizá-los. Por consequência, as vendas aumentarão e a marca será recomendada a outros potenciais clientes. Não é demais?
Conceito de Lovemark
Esse conceito foi criado por Kevin Roberts, considerado um gênio do marketing e da publicidade. Ele menciona que essa estratégia de marketing une o amor e a marca. Como assim? A ligação entre a marca e o consumidor, juntamente com ações inteligentes, pode se transformar em uma “paixão”, ou seja, sentimentos de carinho e prioridade.
Para isso, Kevin salienta que a marca precisa desenvolver elementos como sensualidade, mistério e intimidade. As empresas devem trabalhar com os sentidos e sentimentos do público, construindo assim uma relação que vai muito além da satisfação comercial, trabalhando com o sentimento de cada um.
O que acha de conhecer duas marcas referências no assunto? Então vamos lá!
Supreme
Essa é a queridinha dos fashionistas! Ela apostou na escassez de produto, além de parcerias para construir o posicionamento da marca, que atualmente é mundialmente famosa. Tanto é que quando tem lançamento de coleção, as filas são de perder de vista.
Você sabia que sua primeira loja foi inaugurada em 1994 e na época, era conhecida como um nicho de pequeno porte para pessoas que gostavam de andar de skate? Com o Hip-hop em alta, os produtos passaram a ser usados por músicos e artistas como Kanye West.
Essa associação fez com que a marca ganhasse status, devido à enorme afinidade entre os jovens. Atualmente, a grife realiza parcerias com outras marcas famosas como Vans, Nike e até mesmo Louis Vuitton.
Apple
Sabemos que a Apple é a marca que todos gostariam de usufruir e ela mantém esse desejo há anos! Segundo uma empresa especializada em avaliações de mercado, ela está na primeira posição, com aproximadamente 212 bilhões de dólares.
Mas porquê? O que a torna diferente? É simples e claro! Ao adquirir um produto da marca, você não estará comprando apenas um produto de nome, mas todos os benefícios agregados. A Apple oferece valores chamativos, design moderno e muita qualidade nos produtos e serviços.
Ambas as empresas começaram de baixo e com certeza passaram por situações que o seu negócio está passando. Por isso, aproveite e siga o seu exemplo de sucesso e faça parte das marcas que transformaram clientes em lovemarks!
Está em dúvidas sobre como começar? Fique tranquilo(a)! Nós separamos 2 dicas fundamentais para você. Confira a seguir:
· Dica nº 1 – Conheça o perfil do seu público e planeje estratégias para se aproximar deles. Parcerias e divulgação são ótimos recursos!
· Dica nº 2 – É muito importante que proporcione emoções aos consumidores. Fornecer brindes personalizados tem se mostrado uma ótima tática entre as empresas!
O que achou do conteúdo? Aproveite e confira o artigo “Invista em produtos personalizados: saiba porque eles agregam valor para seu negócio!” Temos certeza que ampliará seus horizontes!