marketing de influência

Saiba as principais vantagens do marketing de influência

O marketing de influência trata-se de uma abordagem de marketing praticando ações focadas em pessoas que possam exercer influência ou liderança sobre clientes em potencial de uma determinada marca.

Iremos contextualizar nesse artigo esse marketing e suas principais vantagens , assim como o modo de ser utilizado nas empresas e nas decisões de compra dos consumidores, bem como outras informações pertinentes. 

Os indivíduos influenciadores têm o poder de interferir na decisão de compra dos clientes de lajota para construção favorecendo uma marca específica porque estabelecem uma relação de confiança com o público em suas manifestações online.

Existem duas formas de pôr em prática o marketing de influência: a mídia paga e a mídia conquistada. As marcas podem optar por uma dessas práticas obtendo duas formas de trabalhar diferenciadas.

Na mídia paga os influenciadores realizam campanhas ou ações focando a promoção de um produto, serviço ou marca criando uma sinergia entre influenciador e marca, alinhando o posicionamento com a mensagem exposta para o público que o segue. 

É um trabalho típico de publicidade, remunerado pela marca que faz a contratação do influenciador, cujo papel é totalmente diferente de um garoto propaganda de divisória com vidro temperado, que apenas empresta a sua fama como uma celebridade. 

Na mídia conquistada os influenciadores constroem parcerias com outras pessoas e não recebem contrapartida financeira. Ter visibilidade diante da promoção de um produto, de um serviço ou marca já é item vantajoso.

Nesse caso, trata-se apenas do papel de um relações públicas oferecido por parte da marca com a qual é feita a parceria. 

Como praticar marketing de influência?

A prática exige expertise e experiência e demanda que as equipes de marketing dominem as seguintes etapas nesse processo: 

  • Definir objetivos;
  • Filtragem dos influenciadores a serem escolhidos;
  • Escolha dos influenciadores;
  • Definição da mensagem a ser veiculada;
  • Mensuração de resultados.

O ponto de partida de uma campanha de marketing sobre pinturas industriais e prediais é estabelecer os objetivos e definir para qual público ela será destinada.

Na filtragem dos influenciadores as ferramentas de busca, como o Google ou as redes sociais podem fornecer um grande volume de dados.

Esse trabalho é bem desempenhado por meio de softwares que usam robôs para capturar e organizar os dados. Normalmente, os influenciadores são classificados com base no número de seguidores.

Em linhas gerais a quantidade de seguidores classifica o influenciador de serviço de mudança interestadual em nano, micro, intermediário ou mega influenciador.

Peneirados os influenciadores adequados por meio dos softwares, serão os gestores a fazerem a escolha dos mais adequados seguindo conceitos como a relevância, o alcance e a ressonância.

Na etapa da mensagem é preciso definir se ela será transmitida de acordo com o briefing recebido, sem que o influenciador tenha qualquer tipo de interferência na mesma.

Por fim, depois da campanha de estúdio de gravação gospel ser realizada os resultados precisam ser medidos levando em conta as definições dos objetivos estabelecidos anteriormente.

Buscar influenciadores digitais não é um processo complicado e existem diversas ferramentas que facilitam esse processo e nelas a empresa pode encontrar um número bem expressivo deles, tais como:

  • Influency.me;
  • Airfluencers;
  • Celebryts;
  • Hubble;
  • Kuak;
  • Influence.co;
  • Digital influencers;
  • Famebit;
  • BuzzSumo.

O marketing de influência é sempre uma tática ativa nas estratégias de mídias sociais, pois aumenta a conscientização da marca por parte do público e gera, também,  movimentação no funil de vendas. Assim, mantém o conteúdo focado e atualizado.

Suas vantagens 

Portanto, confira as vantagens no uso dos influenciadores para darem uma força a mais nas estratégias de marketing adotadas pela empresa.

Primeiro ela cria com mais rapidez a confiança e a credibilidade dos fãs diante das divulgações de película automotiva profissional, porque os seguidores respeitam seus depoimentos e recomendações.

Assim como, atinge o público-alvo de forma efetiva em cada nicho porque o conteúdo é visto pelos leitores com muito interesse. Estando publicamente nas redes sociais é muito mais fácil encontrar o público certo.

Outro ponto é que se os influenciadores estiverem em sintonia com os seguidores com relação às suas necessidades, o conteúdo resolve problemas, educa e inspira as pessoas por meio de matérias relevantes e isso fornece valores incríveis ao público-alvo.

Além disso, enriquece a estratégia de conteúdo quando ele é compartilhado, ajudando em situações quando uma empresa fica sem ideias de conteúdo e até mesmo na qualidade a ser publicada nas páginas.

Consegue também melhorar a percepção da marca, expandindo seu alcance e posicionamento na internet. 

De forma online os usuários passam a saber mais sobre a marca, a história e as soluções oferecidas.

Por isso, é importante que os influenciadores garantam o fornecimento de conteúdo valioso de persiana painel sala.

O envolvimento com um influenciador ajuda na construção de parcerias vencedoras e a longo prazo elas trazem resultados surpreendentes para o negócio.

É fundamental criar eventos, cursos online e outras oportunidades que chamem a atenção dos usuários e criem possíveis oportunidades de negócios.

Portanto, atrele sempre a marca a um influenciador de confiança e que tenha um posicionamento semelhante com o que a empresa de GRI gerenciamento de resíduos industriais deseja propor ao seu público-alvo.

A relação influenciador e empresa pode levar o negócio para um nível bem mais satisfatório, conquistando cada vez mais clientes qualificados que não querem apenas comprar o produto, mas divulgar a marca de forma espontânea.

Listamos tipos de influenciadores que podem ser utilizados nas estratégias de marketing dentro de uma organização, tais como:

  • Celebridade;
  • Trendsetter;
  • Autoridade;
  • Jornalista;
  • Público interno. 

Os influenciadores do tipo Celebridade têm poder maior de alcance, contudo a importância é baixa. Eles falam sobre diversos assuntos de forma genérica e costumam agradar pessoas com gostos diferentes, podem ser Top ou Fit.

O Trendsetter tem grande autoridade em determinados assuntos e costuma ser líder de causas e discussões, sendo adequado quando a marca tem o objetivo de trabalhar melhor seu posicionamento, dando relevância às questões sociais.

É bem provável que ele não aceite parcerias com empresas cujos valores sejam diferentes dos dele.

Os do tipo Autoridade são recomendados para a conversão em vendas, com maior qualificação, mas em escala menor. Sua audiência pode ser bastante baixa, mas o engajamento com o público é bem relevante.

O Jornalista atua em diversos meios de comunicação, pode cobrir uma variedade de assuntos e o alcance é alto. A ressonância e a relevância com o assunto dependem do seu engajamento com o tema abordado.

O influenciador público interno não é menos importante que os demais, pois é encontrado dentro da própria empresa, pois é o capital humano da organização.

Mesmo sendo de baixo alcance, ele tem a capacidade de divulgar e humanizar a cultura e os valores da marca, dando a ele relevância e autoridade. Nada melhor do que os próprios funcionários da empresa divulgarem os valores da marca.

Todos os influenciadores digitais têm papéis importantes nas estratégias de marketing dentro de uma empresa, pois constroem pontes entre marca e clientes, conseguindo interferir poderosamente no momento da decisão de compra do produto ou serviço.

Hoje, o público se concentra na internet e depender apenas de anúncios pode não ser assim tão interessante para a empresa.

Mas, pelo fato dos influenciadores digitais poderem aproximar a empresa dos clientes, é fundamental a presença da organização no ambiente online. 

Há fortes razões da parceria entre empresas e influenciadores digitais, por exemplo, eles têm um público fiel e engajado e existe uma forte conexão. As pessoas acreditam no que eles falam.

Além disso, eles despertam o gatilho mental da prova, ou seja, alguém está dizendo com todas as letras que uma determinada marca é boa.

Outro ponto é que eles falam diretamente com o público, são como amigos dando conselhos.

 Os influenciadores também dão visibilidade a marca e se ela não for vista na internet, significa que o negócio está invisível para o consumidor.

Portanto, eles ganham seu salário, apenas como informação, por meio dos posts patrocinados, na participação em eventos, em palestras, vídeos no YouTube, na venda de produtos físicos, nas parcerias com outros influenciadores e nos anúncios.

Considerações finais

Sendo assim, o marketing de influência objetiva principalmente a obtenção de um diálogo permanente entre as pessoas e se baseia na confiança e na credibilidade da marca, produto ou serviço.

Se a intenção da empresa é aumentar a visibilidade e aumentar as vendas com a indicação dos influenciadores digitais, o primeiro passo, com certeza, é fazer com que eles acreditem e reconheçam os benefícios do produto ou do serviço.

Dessa forma eles definirão de forma assertiva qual será a decisão de compra dos consumidores, gerando mais vendas e lucros para a empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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