Marketing de Relacionamento: saiba o que é e como implementar essa estratégia
Cada vez mais é fundamental que as empresas se adaptem aos novos modelos de negócios e tendências que estão surgindo para se manterem competitivas. O Marketing de Relacionamento, por exemplo, é uma forma de melhorar as práticas com os clientes que podem ser implementados nas empresas.
O que é marketing de relacionamento?
De modo geral, o marketing de relacionamento é uma estratégia voltada para melhorar a forma como as empresas se relacionam com seu público e seus clientes.
O objetivo mais importante do marketing do relacionamento é fazer com que as empresas consigam construir vínculos duradouros com seus clientes, aumentando as chances de fidelização e de consumo a longo prazo.
Pode-se dizer que uma empresa conseguiu implementar um bom marketing de relacionamento quando os clientes se tornaram verdadeiros fãs e embaixadores da marca.
Dessa maneira, diferente de outras metodologias de marketing, o de relacionamento não tem o foco principal nas vendas que estão sendo executadas naquele momento, mas no relacionamento entre empresas e clientes a longo prazo.
Tal processo pode se dar por meio da implementação de técnicas e estratégias que fazem essas pessoas “se apaixonarem” pela marca e se identificarem com as ações feitas e o atendimento prestado.
Vantagens do marketing de relacionamento
Toda e qualquer estratégia só deve ser implementada quando ela traz vantagens para a empresa e, entre as vantagens, está a possibilidade de atingir objetivos específicos e o desenvolvimento do negócio.
Nesse sentido, é importante discutir quais são os principais benefícios de implementar um bom marketing de relacionamento.
Ajuda a atrair clientes
Como o foco dessa estratégia é justamente o relacionamento a longo prazo com os clientes, essa é uma estratégia que pode ajudar a atrair novos clientes, de diferentes maneiras, bem como fidelizá-los.
Assim, permite que clientes que gostam do trabalho que sua empresa proporciona indiquem para conhecidos, fazendo com que novas pessoas comprem com você, por exemplo – o que pode ser alcançado com o atendimento pré e pós-venda.
Além disso, caso a estratégia aplicada seja efetiva, pessoas conhecidas passam a fazer propagandas para a marca, impulsionando ainda mais a quantidade de clientes.
Aumento das compras
Esse é um processo natural: se você tem um bom relacionamento com seus clientes e eles estão satisfeitos com os produtos/serviços, há maior probabilidade de eles voltarem a comprar no estabelecimento, bem como gastar mais nos novos contatos, devido à confiança.
Por isso, é fundamental que o marketing de relacionamento seja bem elaborado e executado, pois só assim é possível fazer com que os clientes se sintam plenamente satisfeitos pelo serviço oferecido.
Estratégias de marketing de relacionamento
Para que o marketing de relacionamento tenha o resultado desejado, fazendo com que esses benefícios se apresentem, é importante que as empresas saibam implementar as estratégias que englobam esse conceito.
Desenvolvimento de um plano estratégico
Desenvolver um plano estratégico, entender qual é o seu público e de que maneira você pode aprimorar seu relacionamento com eles é fundamental.
Nesse sentido, conheça algumas algumas ideias que podem ser implementadas:
- Oferecimento de promoções
- Oferecimento de bônus
- Cupons de desconto
- Aprimoramento do atendimento
Identificação dos clientes
Ter os clientes bem identificados é fundamental para direcionar as estratégias para esses consumidores.
Afinal, como eles estão interessados no que você tem para oferecer, a chance deles voltarem a consumir é maior, facilitando o processo e aumentando as vendas.
Uso da redes sociais
Usar as redes sociais é cada vez mais necessário para aplicar algumas ações do marketing de relacionamento e reter o público.
Atualmente, redes sociais como Facebook e Instagram, são utilizadas por milhões de usuários no mundo todo.
Por isso, são espaços que funcionam no processo de melhorar o relacionamento com clientes.
Você pode, por exemplo, oferecer bônus para os clientes que mais estão engajados com as suas publicações, bem como mostrar outros aspectos e valores da marca.
Gestão de clientes
Para finalizar, é interessante destacar a importância de utilizar uma ferramenta CRM.
Isso porque essa ferramenta permite gerenciar todos os processos de comunicação e atendimento com os clientes, desde o primeiro contato, início do processo de compra, efetuação da compra e relacionamento a longo prazo – identificando plataformas, processos e responsáveis por cada processo, permitindo a otimização.
Deste modo, com essa ferramenta, também consegue-se gerenciar o perfil dos clientes, como eles interagem nas as publicações, entre outros pontos interessantes que podem contribuir para a criação de campanhas mais efetivas.
Por isso, ter uma CRM ferramenta de vendas é fundamental no processo de implementação de marketing de relacionamento e na fidelização/retenção do público, melhorando todas as interações.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.