Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento: saiba o que é e como implementar essa estratégia

Cada vez mais é fundamental que as empresas se adaptem aos novos modelos de negócios e tendências que estão surgindo para se manterem competitivas. O Marketing de Relacionamento, por exemplo, é uma forma de melhorar as práticas com os clientes que podem ser implementados nas empresas.

O que é marketing de relacionamento?

De modo geral, o marketing de relacionamento é uma estratégia voltada para melhorar a forma como as empresas se relacionam com seu público e seus clientes.

O objetivo mais importante do marketing do relacionamento é fazer com que as empresas consigam construir vínculos duradouros com seus clientes, aumentando as chances de fidelização e de consumo a longo prazo.

Pode-se dizer que uma empresa conseguiu implementar um bom marketing de relacionamento quando os clientes se tornaram verdadeiros fãs e embaixadores da marca.

Dessa maneira, diferente de outras metodologias de marketing, o de relacionamento não tem o foco principal nas vendas que estão sendo executadas naquele momento, mas no relacionamento entre empresas e clientes a longo prazo.

Tal processo pode se dar por meio da implementação de técnicas e estratégias que fazem essas pessoas “se apaixonarem” pela marca e se identificarem com as ações feitas e o atendimento prestado.

Vantagens do marketing de relacionamento

Toda e qualquer estratégia só deve ser implementada quando ela traz vantagens para a empresa e, entre as vantagens, está a possibilidade de atingir objetivos específicos e o desenvolvimento do negócio.

Nesse sentido, é importante discutir quais são os principais benefícios de implementar um bom marketing de relacionamento.

Ajuda a atrair clientes

Como o foco dessa estratégia é justamente o relacionamento a longo prazo com os clientes, essa é uma estratégia que pode ajudar a atrair novos clientes, de diferentes maneiras, bem como fidelizá-los.

Assim, permite que clientes que gostam do trabalho que sua empresa proporciona indiquem para conhecidos, fazendo com que novas pessoas comprem com você, por exemplo – o que pode ser alcançado com o atendimento pré e pós-venda.

Além disso, caso a estratégia aplicada seja efetiva, pessoas conhecidas passam a fazer propagandas para a marca, impulsionando ainda mais a quantidade de clientes.

Aumento das compras

Esse é um processo natural: se você tem um bom relacionamento com seus clientes e eles estão satisfeitos com os produtos/serviços, há maior probabilidade de eles voltarem a comprar no estabelecimento, bem como gastar mais nos novos contatos, devido à confiança.

Por isso, é fundamental que o marketing de relacionamento seja bem elaborado e executado, pois só assim é possível fazer com que os clientes se sintam plenamente satisfeitos pelo serviço oferecido.

Estratégias de marketing de relacionamento

Para que o marketing de relacionamento tenha o resultado desejado, fazendo com que esses benefícios se apresentem, é importante que as empresas saibam implementar as estratégias que englobam esse conceito.

Desenvolvimento de um plano estratégico

Desenvolver um plano estratégico, entender qual é o seu público e de que maneira você pode aprimorar seu relacionamento com eles é fundamental. 

Nesse sentido, conheça algumas algumas ideias que podem ser implementadas:

  • Oferecimento de promoções
  • Oferecimento de bônus
  • Cupons de desconto
  • Aprimoramento do atendimento

Identificação dos clientes

Ter os clientes bem identificados é fundamental para direcionar as estratégias para esses consumidores.

Afinal, como eles estão interessados no que você tem para oferecer, a chance deles voltarem a consumir é maior, facilitando o processo e aumentando as vendas.

Uso da redes sociais

Usar as redes sociais é cada vez mais necessário para aplicar algumas ações do marketing de relacionamento e reter o público.

Atualmente, redes sociais como Facebook e Instagram, são utilizadas por milhões de usuários no mundo todo.

Por isso, são espaços que funcionam no processo de melhorar o relacionamento com clientes. 

Você pode, por exemplo, oferecer bônus para os clientes que mais estão engajados com as suas publicações, bem como mostrar outros aspectos e valores da marca.

Gestão de clientes

Para finalizar, é interessante destacar a importância de utilizar uma ferramenta CRM

Isso porque essa ferramenta permite gerenciar todos os processos de comunicação e atendimento com os clientes, desde o primeiro contato, início do processo de compra, efetuação da compra e relacionamento a longo prazo – identificando plataformas, processos e responsáveis por cada processo, permitindo a otimização.

Deste modo, com essa ferramenta, também consegue-se gerenciar o perfil dos clientes, como eles interagem nas as publicações, entre outros pontos interessantes que podem contribuir para a criação de campanhas mais efetivas.

Por isso, ter uma CRM ferramenta de vendas é fundamental no processo de implementação de marketing de relacionamento e na fidelização/retenção do público, melhorando todas as interações.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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