Marketing de Vídeo

6 Dicas de Marketing de Vídeo para se Destacar

O vídeo é mais importante do que nunca!

78% de todas as pessoas que estão online consomem vídeos semanalmente e 55% diariamente! Além disso, prevê-se que 82% de todo o tráfego online virá diretamente de vídeos até 2023. Olhando para esses números, parece que vale a pena entrar no marketing de vídeo…

O vídeo nos dá a oportunidade:

  • Para lidar autenticamente com nossos “seguidores”
  • Para dar ao nosso “público” uma visão de nossa vida cotidiana
  • Para transmitir técnicas úteis ou para compartilhar nosso conhecimento com outras pessoas
  • Para entreter ou informar

Você está pensando em usar vídeo para o seu negócio? Neste artigo, você encontrará 6 dicas úteis para 2022 que podem ajudá-lo com uma boa estratégia.

1. Inspire seus visitantes com histórias

Com as histórias do Instagram e do Facebook, os usuários podem trocar vídeos curtos (no modo retrato, ou seja, verticalmente) que desaparecem após 24 horas. O Instagram Stories tem atualmente 500 milhões de usuários ativos diariamente, com 800 milhões usando a plataforma como um todo.

As histórias são geralmente mais informais e soltas do que as postagens no feed (especialmente no Instagram). Eles fornecem aos visitantes um rápido instantâneo do seu dia ou uma visão geral dos bastidores da sua empresa

Se você criar suas histórias autenticamente para você e sua marca (ou para você como pessoa), os visitantes continuam voltando – porque eles não vão querer perder o que você publicar.

Histórias de vídeo podem ser usadas para:

  • Envie usuários para o seu perfil
  • Promova seu produto ou serviço
  • Colete e compartilhe conteúdo gerado pelo usuário (UGC) de seus seguidores (ou seja, conteúdo que não é criado por você, mas por seus seguidores, como imagens, comentários, artigos de blog, videoclipes etc.)
  • Para responder a perguntas e entrar em contato com seus seguidores

Para atrair espectadores para suas histórias, você precisa estar sempre ativo . Postar regularmente em todas as plataformas de mídia social é uma estratégia comprovada para construir um relacionamento estável com o cliente.

2. Otimize para dispositivos móveis com “vídeo vertical”

Com a crescente importância do vídeo – tanto para proprietários de negócios quanto para usuários – a demanda por vídeo vertical otimizado para telas de dispositivos móveis está aumentando. 

Na verdade, 75% dos usuários de smartphones dizem que preferem assistir vídeos verticais em seus telefones do que horizontais. Para otimizar vídeos para visualização em dispositivos móveis, você precisa ter certeza de que seus vídeos são do tamanho certo para a plataforma que você está usando. 

3. Obtenha (e mantenha!) A atenção dos visitantes com anúncios em vídeo curtos

Em geral, os vídeos devem ser curtos em todas as plataformas para garantir que os visitantes assistam ao conteúdo até o final. Os vídeos promocionais não são exceção. Quanto mais curto for o vídeo, mais provável é que os visitantes continuem com ele até o final.

Por exemplo, os anúncios bumper do YouTube são um ótimo exemplo dessa estratégia. Em 2016, o YouTube introduziu um formato de anúncio de 6 segundos que os usuários não podiam pular. A estratégia valeu a pena: em média, esses anúncios aumentaram o conhecimento da marca em 30%.

Em média, os vídeos de mídia social devem durar menos de 2 minutos, mas a duração do seu vídeo dependerá, por um lado, da plataforma em que você está postando, bem como do formato (por exemplo, os anúncios em vídeo de uma marca de sapatenis devem ser muito mais curtos do que um vídeo informativo.)

4. Torne seus vídeos acessíveis a pessoas com deficiência

É fundamental que o conteúdo do seu vídeo seja acessível a todos, incluindo pessoas com deficiência. Os “vídeos amigos do consumidor” são mais importantes do que nunca porque você deve se certificar de que seu conteúdo seja o mais fácil de assistir ou ouvir possível.

O que você pode fazer:

  • Adicione legendas para deficientes auditivos
  • Inclui transcrições de vídeo e texto descritivo que podem ser lidos por um leitor de tela
  • Use áudio descritivo onde necessário
  • Não use conteúdo “piscando” ou que mude rapidamente
  • Escolha fontes que sejam fáceis de ler
  • Preste atenção especial às combinações de cores e contraste em seu conteúdo

Um plano de marketing eficaz deve sempre considerar vídeos amigáveis ​​ao consumidor.

5. Não se esqueça dos vídeos ao vivo!

O vídeo ao vivo continua a ser incrivelmente eficaz. 80% de todos os compradores online dizem que preferem assistir a vídeos ao vivo do que ler uma postagem de blog. E 63% dos visitantes com idades entre 18 e 34 anos assistem regularmente ao conteúdo de streaming ao vivo online.

As transmissões ao vivo e ao vivo do Facebook no YouTube são ferramentas poderosas para envolver seu público em “tempo real”. Os vídeos ao vivo do Instagram podem ser um grande impulso para o seu negócio.

Algumas dicas para criar conteúdo de vídeo ao vivo envolvente:

  • Entre em contato direto em tempo real
  • Faça uma “sessão de perguntas e respostas” ou treinamento ao vivo para seus seguidores
  • Grave ao vivo – nos bastidores, por assim dizer – videos adequados ao seu setor
  • Publique vídeos exclusivos para grupos privados no Facebook

6. Inicie um vlog

Um vlog (= video blog) é uma ótima maneira de converter conteúdo escrito (por exemplo, artigos de blog) em vídeos úteis que seus visitantes podem ver facilmente em qualquer lugar. Ou você pode publicar conteúdo escrito apenas em formato de vídeo.

Para as pessoas que não se sentem confortáveis ​​com o vídeo ao vivo, o vlogging é uma ótima alternativa. Você pode planejar, gravar e editar seu vídeo com antecedência – sem a pressão de uma gravação ao vivo.

Resumido

Agora, com essas dicas e tendências de marketing de vídeo, é hora de ficar ativo! Os vídeos são uma opção para você? Que tipo de vídeo você deseja postar? Em quais plataformas? Use sua criatividade e cresça!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.