Marketing do Instagram – 10 dicas que podem funcionar para você
Dependendo do produto que você vende, há uma probabilidade razoável de que muitos de seus clientes em potencial gastem grande parte de seu tempo no Instagram. A rede social agora afirma bem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. E as pessoas certamente gostam do que veem na plataforma, com 4,2 bilhões de curtidas por dia no Instagram. Mas o marketing no Instagram pode ser difícil. O Insta está sempre mudando seu algoritmo, e os ajustes raramente são para o benefício dos profissionais de marketing e das marcas. Aqui estão dez dicas de marketing no Instagram que podem ajudá-lo a navegar pelas mudanças e fazer com que funcionem para você.
Como você viu em vários artigos no Influencer Marketing Hub, há muitas influências no Instagram. Na verdade, é provavelmente a rede social mais popular para o marketing de influenciadores. Os influenciadores conseguem comercializar sua marca pessoal com sucesso. Pois, muitas dessas dicas são hábitos que os influenciadores seguem diariamente.
Entretanto, se você deseja economizar horas em seu fluxo de trabalho de mídia social, muitas pessoas estão investindo na estratégia de comprar curtidas Instagram. Pois, além de ajuda-lo a obter bons resultados de forma rápida, você também economiza tempo.
Com certeza, a dica de marketing no Instagram mais significativa que funcionará para você é na verdade muito vaga e genérica – mas assim que descobrir isso para sua marca, você terá um sucesso admirável. O segredo do sucesso do Insta é postar o conteúdo certo para o público certo, na hora certa e nos dias certos. Faça isso direito e você será uma superestrela do Insta.
1. Mude sua conta do Instagram para um perfil comercial
Obviamente, se você é uma empresa, deve ser uma decisão fácil transformar sua conta do Instagram em um perfil de empresa. No entanto, qualquer Instagrammer sério deve ter um perfil empresarial, quer se considere um negócio ou não.
Isso pode parecer contraintuitivo, com algumas pessoas afirmando que o algoritmo do Instagram favorece perfis pessoais em vez de perfis de negócios, mas é crucial. A maioria das ferramentas sérias de gerenciamento do Insta se limita a perfis de negócios.
O Instagram reconheceu a incongruência dessa situação e atualmente está experimentando contas de criador para influenciadores sérios, mas todos os outros, exceto o usuário pessoal casual, devem ter um perfil de negócios.
Já escrevemos em detalhes sobre 4 benefícios de um perfil de negócios no Instagram {e como fazer a troca]. Os benefícios que vemos são:
- Acesso a Instagram Insights
- Capacidade de adicionar um botão de contato
- Seu setor será mostrado em seu perfil
- Capaz de anunciar no Instagram e fazer posts promovidas
- Capacidade de adicionar links para story do Instagram
O primeiro e os últimos benefícios são vitais para o sucesso do Instagram, especialmente se você deseja usar a plataforma para fins de marketing. E, claro, você não pode anunciar no Instagram se permanecer como um perfil pessoal.
2. Use Instagram Insights como uma ferramenta séria
Como o próprio nome indica, o Instagram Insights fornece uma visão altamente útil sobre as operações de sua conta. O Instagram Insights permite que você visualize uma infinidade de estatísticas sobre sua conta, incluindo estatísticas vitais, como impressões e dados de envolvimento.
Ele mostra uma demografia detalhada de seus seguidores, o que o ajudará a determinar se você promoveu sua conta do Instagram para o tipo certo de pessoas, ou seja, os mesmos tipos de pessoas que seus clientes-alvo (ou qualquer outra pessoa que você almeje em quaisquer metas de marketing no Instagram).
O Instagram Insights também fornece dados para cada postagem que você fizer. Mostra todas as impressões e engajamento. Ele também destaca seus principais posts durante um período, o que pode lhe dar ideias sobre como replicar seu sucesso.
Existem também muitas outras ferramentas analíticas do Insta disponíveis para atender às suas necessidades. Alguns são gratuitos, embora a maioria dos outros exija uma assinatura.
3. Não seja muito agressivo com suas postagens
O maior erro que muitas marcas cometem é tratar sua conta do Instagram como uma plataforma de vendas convencional.
Há pouco valor nessas postagens. A maioria das pessoas irá ignorá-los, e o algoritmo do Insta descobrirá rapidamente sua falta de popularidade, empurrando mais posts da marca mais adiante na fila.
Nunca se esqueça. As pessoas geralmente não acessam o Insta ou outras contas sociais com o objetivo de comprar o seu produto. Eles têm tempo limitado e acessam o Instagram para ficar em dia com sua família e amigos, se divertir e, ocasionalmente, aprender algo novo.
Para piorar as coisas, você não pode nem incluir um link clicável em uma post padrão do Instagram. As pessoas terão que ser dedicadas se quiserem seguir até o seu site a partir de uma postagem de vendas.
No entanto, como uma forma de marketing no Instagram você pode misturar alguns teasers (provocações) de produto em seu mix de post. As pessoas aceitarão que você fale sobre seu produto em algumas de suas postagens, enfatizando os benefícios do produto. Você pode usar teasers de produto para criar entusiasmo sobre seu produto, sem qualquer tentativa de vendê-lo.
Você pode fazer ofertas para itens auxiliares em suas postagens. Por exemplo, você pode promover um aplicativo gratuito que facilita a compra de seus produtos. No entanto, seus posts precisam ser discretas e certamente não agressivas. Você também pode considerar a oferta de descontos, usando um código de cupom.
Pois, muitas marcas fazem postagens no Instagram com sucesso, onde exibem itens de sua gama de produtos. Isso funciona particularmente bem em áreas como moda, beleza e alimentação. Além disso, você pode fazer upload de fotos atraentes de seu produto sem cópia de vendas. Essas estratégias de marketing no Instagram sempre ajudam você a ficar a frente da concorrência.
4. Use anúncios patrocinados para conquistar um público maior
Depois de se inscrever em um Perfil de Empresa, você pode criar anúncios patrocinados no Instagram, da mesma forma que no Facebook. Embora você possa ser mais ousado com seus anúncios patrocinados do que com suas postagens orgânicas, você ainda não quer que eles se pareçam ostensivamente com anúncios de banner.
A principal vantagem de usar anúncios patrocinados é que você está alcançando pessoas que ainda não são seus seguidores. Pois, você tem quase a mesma capacidade de segmentação dos anúncios do Facebook (tudo faz parte da mesma interface) e pode ser bastante granular em sua segmentação. Idealmente, você deseja direcionar seus anúncios para Instagrammers que melhor representam seus clientes-alvo. Nesse sentido, se você ainda não criou anúncios de marketing no Instagram de cliente, agora seria um bom momento para fazê-lo.
Se você segmentar bem seus anúncios, deverá posicioná-los diante do tipo de pessoa que teria algum interesse em seu produto. No entanto, mesmo essas pessoas não entram no Instagram para fazer compras. Seus anúncios patrocinados precisam atrair a atenção e apresentar conteúdo que os atraia.
Pois, uma forma possível de criar conteúdo de anúncio patrocinado é redirecionar seus posts de maior sucesso (como mostrado no Instagram Insights), com pequenas mudanças no conteúdo para refletir o público mais direcionado.
Portanto, se você tem mais de um público-alvo, pode enviar diferentes anúncios patrocinados para cada grupo de público distinto.
5. Use suas próprias hashtags de marca
Algumas das melhores campanhas do Instagram usam tags de marca personalizadas. Pois, quanto mais pessoas você encorajar a fazer postagens usando sua hashtag personalizada, mais amplo será o alcance e, obviamente, o engajamento será maior.
Algumas marcas mantêm suas tags personalizadas simples para marketing no Instagram. É claro qual marca incentiva as pessoas a usarem #nationalgeographic. No entanto, apesar de promover claramente uma marca, essa tag foi usada em 4.787.298 postagens até o momento. A conta do Instagram da National Geographic agora pode se orgulhar de mais de 100 milhões de seguidores, certamente a inveja da maioria das marcas.
Outras marcas usam tags de marca personalizadas mais cativantes, embora obscuras. A Red Bull usa seu slogan de marketing como uma hashtag – #itgivesyouwings. Até agora, 349.265 posts incluíram esta tag. Algumas dessas postagens serão de contas oficiais do Instagram da Red Bull (eles têm algumas). Outros serão dos influenciadores da Red Bull. Muitos dos posts, no entanto, terão sido feitas por fãs da Red Bull e de suas atividades.
6. Incentive seus fãs a criar conteúdo gerado pelo usuário
Antes de mais nada, se você não tiver ideias de conteúdo em sua conta do Insta, pode encorajar seus usuários a criar material para você. O Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) aumentou fenomenalmente em popularidade nos últimos anos.
Se você criar uma hashtag personalizada adequada, você pode encorajar seus seguidores a fazer upload de fotos relevantes usando essa tag, e então você pode reagrupar as postagens para o resto de seus seguidores.
Seus fãs muitas vezes ficarão felizes em criar conteúdo para você se você prometer marcá-los em suas regras. Algumas marcas, como GoPro, chegam a competir com o conteúdo gerado pelo usuário.
Claro, quando você escolher postagens para reagrupar, certifique-se de que elas se encaixem no estilo e tom de sua conta do Instagram. Portanto, não se limite a reagrupar todas as menções ao seu negócio ou o uso de sua tag personalizada.
7. Publique na hora certa nos melhores dias
Embora a lógica possa sugerir que quanto mais você posta no Instagram, mais sucesso você com certeza terá, os dados não suportam essa visão. Você pode irritar as pessoas se postar demais no Instagram. Não adianta fazer um post se ele não trouxer benefício para ninguém.
De acordo com algumas análises de pesquisa, descobriu que os melhores horários para as empresas B2C postarem no Instagram são 8h, 13h e 21h. A análise de B2B foi semelhante, mas seus melhores horários foram de 12h às 13h, das 17h às 18h e das 20h às 21h. Eles descobriram que sexta-feira era o melhor dia para postar.
Portanto, é importante ressaltar que eles também descobriram que a maioria das marcas deve se ter a uma única postagem por dia no Instagram, usando consistentemente um único filtro.
8. Crie stories no Instagram
Embora o Snap Chat tenha sido a primeira rede social a apresentar story, o Insta obteve mais sucesso com o conceito. Anteriormente, cobrimos o recurso em grandes detalhes, incluindo como usar stories do Instagram como um especialista.
Como marketing no Instagram, os stories do Insta são uma maneira excelente para as marcas contarem mais de seus stories do que qualquer álbum de fotos individuais no Instagram. Eles oferecem grande flexibilidade, pois uma marca pode contar sua própria história, pagar influenciadores para fazê-lo ou criar um anúncio patrocinado pelo Instagram Stories.
Os stories do Insta permitem que uma marca conte sua história usando uma combinação de fotos e vídeos. Eles aparecem no topo dos feeds dos Instagrammers, então não se perca com o algoritmo do Instagram. E eles desaparecem após 24 horas, então você não precisa se preocupar com informações desatualizadas que aparecem em pesquisas online. O melhor de tudo é que eles são os únicos no Instagram, onde você pode incluir um link clicável.
Embora seus stories “desapareçam”, você pode salvá-las em qualquer um dos seus dispositivos e reutilizá-las para futuras promoções. Isso também é uma forma de marketing no Instagram no qual você poderá utilizar sempre.
9. Faça parceria com influenciadores para maior alcance
Obviamente, somos o Centro de Marketing de Influenciadores, portanto seria negligência da nossa parte não mencionar os ganhos que você pode obter trabalhando com influenciadores no Instagram, assim dentro do método de marketing no Instagram.
Essas pessoas já descobriram os segredos do sucesso no Insta. Eles empregam muitas dessas táticas diariamente e provavelmente já o fazem há anos.
Algumas empresas usam influenciadores para melhorar suas próprias contas no Instagram. Seus objetivos de campanha geralmente estão relacionados ao aumento de seguidores ou engajamento de sua conta de marca. Pois, os influenciadores de sucesso podem ajudar a compartilhar postagens de sites oficiais da marca e promover as contas. Eles podem até fazer uma aquisição, quando operam a conta oficial por um curto período, na esperança de que alguns de seus seguidores os sigam até a marca.
Como alternativa, os influenciadores podem ajudar as marcas de inúmeras maneiras, dependendo dos objetivos das campanhas dos influenciadores. Por exemplo, eles podem fazer análises de produtos para seus seguidores (talvez até mesmo em um vídeo ao vivo no Instagram).
10. Rastreie as métricas corretas
Antes de tudo, um dos principais usos do Instagram para qualquer negócio é como uma ferramenta para atender aos objetivos de negócios. É essencial, portanto, que você aprecie as análises corretas do Insta para corresponder aos seus objetivos. Dessa forma, você pode ver o quão bem-sucedido está em atingir seus objetivos do Instagram.
Todas as empresas com perfil empresarial têm acesso ao Instagram Analytics. Como mencionamos acima, você pode ganhar ainda mais dados, com os pacotes pagos mais profissionais.
As estatísticas que mais lhe interessam estão diretamente relacionadas aos seus objetivos. A HM brindes resume tudo isso da seguinte maneira. Se sua meta é aumentar o engajamento, concentre-se em:
- Comentários
- Economizar
- Noivado
- Cliques no site
- Principais seguidores
Se você deseja aumentar seu público, concentre-se em:
- Seguidores
- Gosta
- Impressão
- Alcançar
- Principais postagens
- Horário ativo
- Dias ativos
Se o seu objetivo é promover a cultura da equipe, concentre-se em:
- Impressões de story
- Visualizações de perfil
- Localização
- Comentários
- Principais seguidores
É essencial que você não fique preso a métricas de vaidade. Por exemplo, você não deve dar muita atenção aos números brutos de seguidores. Isso não significa muito para sua empresa em si. Sua taxa de crescimento de seguidores é muito mais crítica. Da mesma forma, as estatísticas de taxa de engajamento no geral provarão ser mais valiosas do que os números brutos de engajamento.