Marketing Promocional — O Que É e Como Fazer
O Marketing Promocional é uma estratégia poderosa para melhorar o relacionamento entre uma empresa e seus clientes, principalmente porque ele fortalece a imagem da marca e cria vínculos além de só oferecer um serviço ou produto.
Quer saber mais sobre o assunto, como usar esse recurso a favor do seu negócio e os benefícios que você pode ter com ele? Então continue a leitura deste conteúdo em que você verá:
- o que é Marketing Promocional?;
- como fazer Marketing Promocional?;
- Benefícios do Marketing Promocional.
O que é Marketing Promocional?
Para realmente compreender o que é Marketing Promocional, você precisa ter conhecimento sobre esse conceito antigo dentro do Marketing (mas que continua trazendo bons resultados).
Conceitualmente, esta estratégia pode ser resumida em um conjunto de ações de uma empresa para estimular a interação e criar ou fortalecer um vínculo com seus clientes, propagando a imagem da marca, suas ideias e valores.
Agora para você entender o que é Marketing Promocional na prática, pense em um hotel que geralmente fideliza hóspedes com brindes como sabonetes, shampoo, toalhas de rosto, dentre outros objetos.
Ao receber um presente, o hóspede tende a enxergar sua estada como positiva, lembra do hotel e, quando for fazer uma nova reserva, o considera em primeiro lugar. Pronto! Isso significa que as ações de Marketing e promoção surtiram efeito.
Como fazer Marketing Promocional
Acima você viu um exemplo de como executar uma ação promocional com um presente, mas essa estratégia não se resume a isso, na verdade ela pode ser feita de muitas maneiras.
Pense no seguinte, ao ler a palavra “promocional”, o que vem à sua cabeça?
Se veio algo como “a promoção de algo ou alguém”, você está no caminho certo. Ou seja, toda estratégia que promove algum produto ou serviço está dentro do Marketing Promocional.
Dito isso, veja abaixo algumas formas de como fazê-lo:
Programas de incentivo
Os programas de incentivo são ações que uma empresa faz para garantir que determinado cliente continue comprando com ela.
Um bom exemplo é o “cashback”, que consiste em devolver uma porcentagem do valor da última compra para o cliente, revertendo em descontos para uma próxima. Assim ele continua comprando com a loja.
Outro recurso de incentivo às compras interessante de ser usado é o clube de promoções para pessoas que já são clientes e estão inativos há um certo tempo. Por meio de um cadastro com a loja, eles podem receber em seus e-mails descontos exclusivos para realizar novas compras.
Brindes promocionais
Marketing Promocional sem um bom brinde não faz sentido, concorda?
Por isso, brindes para atrair e fidelizar clientes são uma boa estratégia para promover sua marca e, ao mesmo tempo, o seu serviço.
O brinde é como um presente e, ao receber, o cliente passa a se sentir especial e exclusivo, esses dois pontos o motivam não só a comprar com você, mas também falar bem da sua empresa para amigos e parentes. Este é o fenômeno de encantamento.
Porém, foque em entregar brindes que tenham ligação com seu negócio e utilidade às pessoas. Por exemplo, uma academia pode dar a um aluno que acabou de se matricular um kit esportivo de boas-vindas, item que tem tudo a ver com práticas esportivas e ainda é útil para o dia a dia.
Eventos
Os eventos são experiências marcantes a quem está presente, e um ambiente perfeito para promover um produto ou serviço.
O ideal, neste caso, é atrelar aquele momento positivo à sua marca, fazendo com que ela transmita ao público uma ideia que a empresa acredita.
Benefícios do Marketing Promocional
Você já sabe o que é e como executar as ações do Marketing de Promoção, agora veja quais benefícios ele traz.
Expansão da marca
Ações promocionais fortalecem o vínculo do cliente com a marca, e isso reflete no mercado, trazendo os seguintes benefícios à empresa:
- fortalecimento de imagem da marca;
- promotores da marca;
- maior valor de mercado.
Atração de clientes
Quando uma empresa foca em fazer parte da vida dos clientes e não apenas vender produtos ou serviços, a tendência é que eles sempre apareçam, seja por necessidade ou admiração.
O Marketing Promocional “mostra” ao público qual vantagem ele tem em consumir com aquela empresa além do que ela pode vender.
Fidelização de clientes
Clientes satisfeitos não só compram novamente, como também recomendam o serviço para outras pessoas, e isso é ótimo!
O Marketing Promocional tem o poder de criar em um cliente a sensação de pertencimento e dar razões para ele continuar com uma empresa, porque se sente exclusivo e importante. Desse modo, ele não tem por que comprar em outro lugar.
Está pronto para conquistar clientes? Então entre em contato com a Hakuna Matata Brindes e saiba como ela pode tornar suas ações de Marketing Promocional um sucesso!