Brindes Para Clientes Ainda É Uma Estratégia Para Garantir Recorrência

Brindes Para Clientes Ainda É Uma Estratégia Para Garantir Recorrência?

O americano Philip Kotler, considerado o maior especialista em Marketing do mundo, costuma dizer que “já não basta satisfazer clientes, é preciso encantá-los”. Oferecer brindes para clientes pode ser um meio de se destacar e encantar, em meio a um cenário tão competitivo.

Isso porque, para gerar esse encantamento, é preciso ter um diferencial, algo que torne a experiência, seja de um produto ou serviço, única. Confira o artigo para saber mais sobre essa estratégia.

Brindes para clientes, vale a pena investir?

O brinde tem poder quando alcança o encantamento e conquista simpatia do consumidor. Isso é possível quando é oferecido algo de relevância para seu público.

Com isso, automaticamente, você acaba solucionando um “problema” dele, oferecendo algo que seja útil e que, sempre que usar, lembre-se da marca e fixe a ideia positiva da sua empresa. Além disso, a utilização dos brindes para clientes têm os seguintes benefícios:

Mídia de divulgação

Existem diversos tipos de mídias de divulgação, como outdoor e anúncios em revistas. Além dos meios tradicionais, há também a estratégia de utilizar os brindes como forma de mídia.

Isso porque, ao distribuí-los, você terá o nome de sua empresa entrando em contato com diversas pessoas e, de certa forma, fazendo sua divulgação de forma espontânea.

Despertar interesse

Se o brinde for bem escolhido, ou seja, tiver relação com o público e com o momento de distribuição, além de ser algo criativo, ele irá despertar o interesse pela sua marca.

Quando recebemos algo que nos chama atenção, queremos saber mais sobre a empresa que o criou e o que ela faz.

Cria uma associação positiva com a marca

Quando é ofertado algo que desperte o interesse do cliente e seja útil em seu dia a dia, ele permanecerá utilizando o brinde por um longo período. Com isso, é criada uma associação positiva com a marca a longo prazo.

Assim, sempre que a pessoa precisar daquele produto ou serviço, o nome da sua empresa vai aparecer no topo da lista.

Indica atenção ao cliente

Para quem recebe o brinde, fica a sensação de um cuidado extra e de uma preocupação em se destacar e buscar a total satisfação do seu público.

O atendimento é um fator que influencia muito na decisão de compra, e não só o preço do produto. Você já passou por uma situação em que teve um atendimento ruim, ou não teve nenhuma atenção no momento da sua compra e, por isso, deixou de realizá-la?

Sempre que temos uma experiência negativa, deixamos de ir a um lugar. Já com a experiência positiva, quando somos bem atendidos ou recebemos algo inesperado, nossa satisfação e percepção da marca muda, fazendo com que voltemos a fazer negócio com a empresa que realizou o bom atendimento.

Como utilizar a estratégia para garantir um cliente recorrente

Para se obter o resultado desejado com o brinde, é preciso criar uma estratégia para que se tenha o efeito desejado. Para isso, alguns pontos precisam ser levados em consideração, são eles:

Escolha corretamente o que oferecer

Para escolher corretamente, é necessário analisar o evento ou ocasião em que o brinde será ofertado, além de avaliar o público presente. Você não vai entregar um kit de escritório em um show, não é mesmo?

Por isso, existem alguns tipos de brindes que servem melhor para determinadas ocasiões, como:

  • eventos esportivos: distribuir squeezes personalizadas, bonés, toalhas ou bolsas térmicas pode ser uma ótima opção;
  • marketing em feiras: pode ser oferecido mochilas, canetas e blocos de anotações ou bolsas para notebooks;
  • shows: optar por copos, carregador portátil; canga para sentar-se, podem ser alternativas muito legais.

Para a melhor escolha, é preciso considerar também qual a verba disponível. Para eventos que viabilizam maiores investimentos, que possuam um público-alvo específico da marca, vale a pena investir em brindes com maior valor.

Já para eventos de menor investimento, os brindes tendem a ser mais populares e baratos.

Personalize

A personalização é essencial para que sua marca seja lembrada. Por isso, dê aos brindes para clientes a cara de sua empresa, com a logo da marca. Desta forma, a lembrança das pessoas, toda vez que olharem o brinde, será associada a seu negócio.

Ela pode ser utilizada também para criar brindes exclusivos. Se existe algum cliente especial, que é um “fã” da sua marca, está sempre comprando ou interagindo nas redes sociais, uma ação interessante seria personalizar algo exclusivo para ele.

Gostou de saber mais sobre a estratégia de utilizar brindes para clientes e torná-los recorrentes? Continue acompanhando o blog da HM Brindes para mais conteúdos como esse!

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