A competitividade no mercado comercial está cada vez maior nesse momento de crise econômica em que vivemos. Em vista disso, o trade marketing tem se destacado como um bom recurso para ganhar vantagens.
Essa modalidade tem crescido muito entre as indústrias, que investem recursos variados em estratégias de marketing e capacitação de seus colaboradores.
Portanto, é necessário saber quais são as estratégias em alta para estar à frente e desfrutar da melhor forma os canais de distribuição, com o intuito de chamar a atenção do consumidor. Prepare-se então para descobrir tudo o que você precisa saber sobre trade marketing!
O que é trade marketing?
O trade marketing pode ser definido como um processo de gestão entre consumidor e marca, onde o principal target é gerar um impulso no aumento significativo de vendas, por meio dos canais de distribuição e pontos de venda.
Falando sem rodeios, trade marketing é tudo que a empresa faz para atrair o consumidor para seus produtos.
Se você está lendo o artigo, provavelmente já se fez alguma das seguintes perguntas:
- Qual é a diferença entre o trade marketing e o marketing de produtos?
- Quais são os benefícios dessa estratégia de marketing?
- Como posso implementar trade marketing na minha empresa?
Nós, da Hakuna Matata queremos sanar suas dúvidas sobre esse tema oportuno. Então, você descobrirá as respostas nas próximas linhas desse artigo. Acompanhe com a gente!
Marketing de produtos x trade marketing
O marketing envolve um trabalho de elaboração e criação dos produtos, focado em satisfazer o consumidor e incorporar valor através dos produtos e/ou dos serviços.
Já o trade marketing é a busca pelo aumento da eficiência de distribuição e venda, se caracteriza em despertar o desejo dos consumidores pelo produto.
Benefícios de conhecer e investir nessa estratégia.
O trade marketing é um dos pilares essenciais para o sucesso comercial de qualquer marca, pois estabelece relações lucrativas entre indústrias, fabricantes e canais de vendas. Mas existem outras vantagens de aplicar a técnica:
- Agrega valor à marca/empresa.
- As empresas estão valorizando cada vez mais os profissionais que se empenham pelo trade marketing.
- Conquista o cliente, pois garante que a empresa, além de expor os produtos, consiga manter as estratégias de marketing atrativas ao consumidor.
- Fortalece a relação entre fornecedor/revendedor e marca/cliente.
Quando isso acontece, os atuais consumidores ficam satisfeitos e continuam comprando seus produtos. Por consequência, falam bem da marca a outros e novos clientes são atraídos aos seus produtos.
A partir desse conceito sobre trade marketing, você com certeza quer saber como implementar à sua marca, certo? Mas como? Vamos descobrir!
Por onde começar? O que fazer?
Separamos abaixo algumas sugestões:
- Anúncios e links patrocinados,
- Banners, panfletos e cartões de visita,
- Comerciais e propagandas de TV e rádio,
- Multimídias,
- Eventos e Networks,
- Redes sociais,
- Amostras grátis e brindes,
- Campanhas de incentivo e promoções,
- Capacitação de profissionais.
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