Sabe quando você, enquanto cliente, recebe um mimo especial junto ao produto adquirido ou, até mesmo, quando se surpreende positivamente porque a empresa entregou a mercadoria muito antes do prazo determinado? Isso nada mais é do que o overdelivering.
A palavra, que tem origem inglesa, pode ser atual, mas o conceito é antigo. O overdelivering nada mais é do que uma técnica do mundo dos negócios e dos eventos — é claro —, na qual a empresa oferece para o cliente mais do que aquilo que ele solicitou, ou melhor, comprou. Isto é, a empresa consegue superar as expectativas do consumidor.
Especificamente, no que diz respeito aos eventos, o overdelivering é capaz de agregar valor à experiência do cliente, de forma que ele crie uma percepção positiva sobre a empresa. O resultado é um consumidor mais satisfeito, que não pensará duas vezes em indicar a organização. A fidelização é outro benefício do overdelivering.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o significado do método, quer saber como aplicar o overdelivering em eventos? Continue a leitura!
Invista na capacitação da equipe
O capital humano é um dos bens mais preciosos dentro de uma organização. Inclusive, ele está diretamente ligado ao sucesso ou ao fracasso de um evento. Não à toa, é recomendado investir na capacitação do time.
Uma recepção efetiva e acolhedora permite que o público se sinta mais confortável, o que já é um ótimo sinal.
Além do mais, prepare os colaboradores de forma que eles estejam aptos a esclarecer qualquer dúvida dos participantes.
Cordialidade e carisma são características essenciais para proporcionar uma experiência diferenciada. A equipe também deve prezar por um atendimento ágil, sem deixar de lado a qualidade.
Capriche na estrutura do evento
Você já deve ter visto, durante uma palestra, o público se retorcendo, não é mesmo? O motivo? Provavelmente o desconforto das cadeiras. A falta de planejamento desse aspecto — no caso, das cadeiras — não só traz dores para o corpo do público, mas também contribui para que ele perca totalmente a atenção no palestrante.
É nesse contexto que surge a importância de apostar na devida infraestrutura do evento. Certifique-se de que o banheiro e a cozinha estão intactos. Além do mais, tome cuidado com a disposição das mesas. Não se esqueça também de conferir o buffet e todos os aspectos inerentes ao evento como um todo. O ideal, aqui, é buscar o equilíbrio entre o confortável e o funcional.
Ofereça brindes especiais
Acredite: cada detalhe faz toda a diferença, sobretudo quando tratamos de técnicas relacionadas ao overdelivering. Investir em mimos, por exemplo, pode tornar o evento incomparável. A experiência fica ainda melhor quando se aposta na personalização — desde os convites até os brindes. Em relação a esse último aspecto, imprima a visão da empresa no mimo. O cliente deve se sentir especial e, ao mesmo tempo, criar uma identificação espontânea com a marca.
Não se esqueça também de caprichar nos materiais de divulgação e na decoração. Vale a pena, inclusive, desenvolver um evento temático. Garanta, ainda, que os aparelhos de som e iluminação estejam em perfeito funcionamento, assim como a estética geral do ambiente deve estar harmoniosa.
Ao ter os devidos cuidados com a organização do evento e apostando nessas técnicas de overdelivering, o cliente vivenciará um momento realmente indescritível, fator que ajudará a desenvolver um relacionamento real entre o público e a empresa.
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