Planejamento estratégico de marketing

Saiba como fazer um planejamento estratégico de marketing

Diante de toda a estruturação de novas ferramentas que o mercado vem proporcionando para as empresas, torna-se fundamental a adoção de um bom Planejamento estratégico de marketing.

É muito comum que surjam algumas dúvidas a respeito de quais ferramentas serão utilizadas na aplicação de uma estratégia.

Isso se dá, sobretudo, por conta da capacidade que o mercado tem adquirido de responder a demandas de consumo.

Entretanto, essas ferramentas vão se acumulando e, por conta disso, é possível especificar cada vez mais o que se pretende fazer a partir de suas utilizações.

Nesse sentido, é importante que haja uma compreensão detalhada das características de cada uma delas.

Uma empresa que faz polimento em granito preto pode começar o seu planejamento estratégico de marketing.

No entanto, logo de início, ela irá esbarrar com alguns dilemas de quais ferramentas deverão ser utilizadas para a consolidação de seus objetivos.

Se, porventura, a adoção de ferramentas offlines forem compreendidas como as mais acertadas para gerar resultados, entender quais são as suas características é essencial.

Nessa modalidade, alguns pontos podem ficar mais claros, uma vez que já é muito comum que ela seja empregada.

Através de mídias físicas como mala direta e cartões de visita, já é possível compreender como atingir o público.

Contudo, há, também, a modalidade online que exige uma atenção um pouco maior por conta de sua capacidade de segmentação.

Ou seja, se essa for a opção mais viável, é preciso que um planejamento detalhado seja feito.

Supondo que uma empresa de serviço de perfuração em concreto identificou no mercado digital um grande potencial de consumidores, é nesse momento que as ferramentas passam a ser consideradas.

Isso será feito a partir de uma compreensão do perfil do consumidor daquela marca nos meios onlines.

Em primeiro plano, os seus hábitos de consumo de mídias sociais precisam ser compreendidos para que, assim, se possa partir para a compreensão das ferramentas a serem utilizadas.

A partir disso, é possível estruturar um bom planejamento estratégia de marketing para aquele público.

Portanto, fica latente a necessidade de expressar algumas vantagens de se obter um bom planejamento:

  • Reconhecimento da marca;
  • Qualificação de leads;
  • Interações;
  • Vendas

Esses são alguns pontos fundamentais que uma boa estratégia de marketing pode trazer. No entanto, é preciso entender como se dá cada ponto.

O reconhecimento da marca é o fator preponderante para aqueles que buscam se estruturar dentro do mercado.

É partindo desse pressuposto que os leads começam a ser qualificados, uma vez que eles vão começar a procurar por aquele conteúdo.

Supondo que uma empresa de agente de portaria esteja buscando se posicionar diante de seu público.

A partir de sua consolidação no mercado, é possível que o público comece a procurar e interagir com ela.

Por essa razão, o ponto ápice da equação apresentada pode ser a consolidação de um ambiente propício para vendas.

O que é planejamento estratégico de marketing?

Antes de se assumir qualquer perspectiva dentro do mercado, é preciso que alguns de seus detalhes sejam levantados.

O primeiro ponto é entender o que é um planejamento estratégico de marketing para que, assim, seja possível compreender como se dá a sua aplicação.

Essa perspectiva faz referência à integração de diversas ações utilizadas para conseguir alcançar alguns objetivos dentro de um determinado mercado.

Para a sua consolidação, é importante que se conheça as suas principais ferramentas e estruturações.

Supondo que uma empresa que fornece rede de proteção transparente para gatos esteja buscando se consolidar frente a um segmento, é preciso que sua gestão se debruce sobre alguns pontos essenciais.

Por exemplo, é importante, se essa for a perspectiva, posicionar-se diante daqueles tutores de pets.

Para isso, é possível identificar o padrão de consumo de mídias sociais desse público e, a partir disso, anunciar.

Se, porventura, aqueles possíveis clientes forem frequentadores de um determinado tipo de site, é importante considerá-lo para a ação.

Contudo, essa seria apenas uma perspectiva dentro de todas as possibilidades que essas ações integradas poderiam gerar.

Como aplicar?

Considerando todos os pontos levantados, é possível obter um panorama geral da importância desse mecanismo para a saúde de uma empresa.

Por isso, seguir com algumas dicas de como criar um bom planejamento de marketing se torna essencial.

Construa uma persona

Construir uma persona significa, sobretudo, ir além de uma mera idealização de um cliente em potencial.

Essa perspectiva se enquadra na busca de dados sobre as principais características daquele público.

A partir disso, é possível construir um cliente ideal partindo de todos os pressupostos colhidos daquele mercado.

Isso vai ajudar a nortear quais serão os passos comunicacionais a serem dados para a conversão daqueles leads.

Se uma clínica popular oftalmologia compreender quais são os pormenores de seu público, ela conseguirá obter bons resultados.

Supondo que esses pacientes, via de regra, são pessoas com uma faixa etária maior e uma renda baixa, é compreensível que algumas atitudes sejam tomadas.

Por exemplo, se não há tanta integração com o ambiente digital, é preciso que mídias offlines sejam consideradas.

Ou seja, a partir da compreensão desse público, será possível efetuar uma comunicação mais dirigida.

Analise o ambiente

Analisar o ambiente é fundamental para entender qual a posição da empresa frente a algum mercado.

Essa análise é possível ser feita a partir de uma ferramenta chamada SWOT que é muito difundida no mercado.

Ela consiste em avaliar quais são as forças  e fraquezas das empresas. E, do ponto de vista externo, as ameaças e oportunidades que aquele mercado oferece.

Se a principal força de uma empresa que aplica persiana vertical para escritório for o seu produto, é preciso que ele seja considerado na hora de anunciar.

No entanto, se o serviço oferecer algum tipo de fraqueza, essa pode ser uma ameaça, uma vez que a concorrência pode obter resultados melhores.

Sendo assim, tudo isso precisa ser corrigido e, além disso, é preciso ir além: identificar quais são as oportunidades daquele mercado é essencial.

Defina objetivos

Definir quais são os objetivos principais a serem atingidos a partir do planejamento estratégico de marketing é fundamental.

Para isso, uma técnica muito difundida dentro do mercado é a das metas SMART para analisar se aquele objetivo é plausível.

Essa sigla representa, de forma traduzida, cinco critérios fundamentais: específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Ou seja, isso significa dizer que essas metas precisam ser o mais específicas possível e que seja possível mensurá-las.

Além disso, é preciso que elas sejam realistas, ou seja, atingíveis e relevantes para o contexto da empresa.

Por fim, é necessário que ela possua um período de implementação e de finalização para que os resultados possam ser colhidos.

Defina as ferramentas

Esse é um dos pontos mais importantes, uma vez que, como dito anteriormente, o mercado proporciona uma série de ferramentas para a aplicação estratégica de marketing.

Se, por exemplo, uma empresa de controlador de acesso hospitalar estiver buscando se integrar com o seu público, ela precisa considerar quais são as ferramentas mais adequadas para isso.

Por se tratar de uma perspectiva de B2B, ou seja, de empresa para empresa, é preciso que seja considerado alguns pontos.

Esse é o momento de perceber a viabilidade de algumas ferramentas. Por exemplo, é bem provável que, diante desse mercado, o uso de vendas diretas seja o mais acertado.

No entanto, só partindo dos pontos anteriores é possível identificar quais serão as ferramentas.

Outro exemplo que pode ser dado é o de uma empresa que faz fechamento de sacada pequena.

Nesse caso, um marketing de conteúdo bem estruturado pode garantir que o público final passe a considerar a contratação daquela construtora.

Ou seja, para cada caso que aparecer no mercado, há um tipo de estratégia diferente a ser aplicada. 

Portanto, é fundamental que se compreenda quais são as principais ferramentas disponíveis para a sua realização.

Considerações finais

Com base nas informações trazidas, é importante entender o quão fundamental é a consolidação de um bom planejamento estratégico de marketing.

Para que não se caia em armadilhas, é preciso entender quais são os pressupostos que devem nortear essa estruturação.

Por isso, construir uma persona com base nos dados fornecidos pelo mercado é primordial para essa consolidação.

Além disso, entender o ambiente interno e externo da empresa é muito importante para seguir com a definição dos objetivos.

A partir das metas definidas, já é possível entender quais são os mecanismos e ferramentas que o mercado dispõe para a aplicação daquele plano estratégico.

Portanto, fica latente que esses passos sejam dados a fim de que a empresa consiga se consolidar dentro de seu segmento de forma a conseguir a confiança de seu público-alvo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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