Como produtos ecológicos podem agregar valor a uma marca?
Cada vez mais pessoas estão buscando por produtos ecológicos de marcas que apoiem a sustentabilidade e o cuidado com o meio-ambiente em geral, o que fez com que diversas delas mudassem suas práticas para entrarem na mira dos consumidores.
A sustentabilidade se tornou um tópico muito comentado nos últimos tempos, devido ao fato de estudos serem conduzidos sobre o assunto e a proporção de problemas ter sido percebida como um fator preocupante.
O fato real foi que grande parte dos consumidores passou a ter uma visão do problema e criou consciência sobre o assunto e o quão grave a falta de preocupação com esse tópico pode ser e suas consequências a todos.
Dessa forma, para que as empresas continuassem produzindo seus produtos e tendo suas vendas em um mesmo patamar, elas se viram obrigadas a adotar essas novas práticas, visando agradar seus clientes e mantê-los como compradores.
Por exemplo, certas empresas de transporte de cargas ao invés de utilizarem um tipo de combustível que emite grandes quantidades de gases tóxicos e seja um recurso não-renovável, passou a aplicar em sua fruta apenas substâncias que não poluem tanto.
Essa prática, além de ter o benefício de aumento de eficiência, diminuição de custos e aumento da inovação, realizar o apoio à sustentabilidade garante uma estratégia de branding em que há aumento do valor e da reputação do negócio.
Como consequência disso, as empresas conseguem atrair mais funcionários e a sua retenção é mais eficaz, fortalecendo também os relacionamentos com todas as outras partes envolvidas.
Por que o comportamento dos clientes mudou?
Com o tempo, o cliente parou de se preocupar apenas com o consumo dos serviços e seus preços, contudo passou a procurar por experiências que possuam um significado real de fato e que deem a possibilidade de criar laços e reforçar identidades.
Isto é, apenas a compra deixou de ser importante, uma vez que ele começou a dar valor a todos os tópicos que envolvem o produto ou serviço que ele deseja adquirir, desde a sua produção até a entrega e seus impactos gerais no mundo.
Nesse contexto, as empresas foram obrigadas a criar um capital afetivo e investir em suas mercadorias tornando toda a sua experiência com valor e que seguissem os ideais dos consumidores, construindo de fato uma identidade.
Essa mudança relacionada à sustentabilidade se deu destaque devido ao movimento de compras voltado para o desperdício zero, ou seja, sem embalagens, sacos ou outras formas de materiais que não seriam necessários.
Além disso, a utilização das matérias-primas de forma inteligente e utilizando apenas o necessário cresceu junto com a procura por alternativas que são subprodutos, mas melhores para o meio-ambiente também foi uma prática exercida.
Isto é, por exemplo, uma loja de alimentos veganos trocou as embalagens de plástico por bandejas biodegradáveis feitas de mandioca, uma vez que são mais fáceis de se decompor e não danificam a natureza como o plástico comum.
Um outro exemplo que se tornou muito comum foi a troca de canudos de plástico por canudos de papel ou até a sua eliminação nos restaurantes, visando a diminuição de seu consumo ou utilização deles de forma mais consciente, o que foi algo muito conhecido.
Entretanto, é interessante destacar que o principal motivo para o aumento desse consumo consciente foi o desenvolvimento das tecnologias e redes sociais em geral, uma vez que o ato de adquirir informação se tornou muito mais rápido e prático.
Isso porque as pessoas passam o tempo inteiro com seus celulares, conseguindo entender o desenvolvimento e produção dos produtos a qualquer momento e de qualquer lugar, assim como entender a consequência dos atos que danificam o meio ambiente.
Portanto, com cada vez mais consumidores com consciência social e ecológica, maiores serão as mudanças que eles desejam ver no mundo, refletindo em suas formas de comprar e de quem comprar.
Como esses produtos afetam o mercado?
Dessa maneira, é possível concluir que os produtos ecológicos são capazes de agregar valor às marcas, o que aumenta a preferência nos momentos de escolha por parte dos compradores.
É preciso entender que as marcas não são mais apenas logotipos, ou uma estratégia de marketing capaz de convencer os consumidores a comprarem seus produtos. Ela precisa explorar os sentimentos e emoções de seu público.
Sendo assim, se uma empresa deseja vender um projeto comercial e residencial, ela não pode mais apenas entregar o seu trabalho de qualquer jeito, ela precisa se preocupar com os gostos em geral do cliente para garantir que seu interesse seja atraído.
Assim, ela consegue influenciar esses pontos para impulsionar ações e garantir a mudança por ambas as partes, demonstrando uma marca que possui valores e não está preocupada apenas em vender e lucrar em cima de seus clientes.
Para clientes que buscam por produtos ecológicos, ela deve se diferenciar das outras devido ao fato de entregar ao comprador a possibilidade de consumir como uma forma de cidadania, apoiando valores gerais.
Para isso, ela é obrigada a unir os produtos que sejam favoráveis ao cliente com aquelas práticas que são benéficas ou não tão prejudiciais para o ambiente, estabelecendo uma produção de qualidade e que consegue de fato demonstrar o quanto ela se importa.
Portanto, basicamente, utilizar produtos e etapas que demonstrem qualidade e apoio ao meio ambiente deixam claro para os clientes que aquelas empresas não estão apenas preocupadas em ganhar dinheiro.
Isso mostra que elas se preocuparam em encontrar formas de oferecer um produto de qualidade e que não afete tanto a natureza, ao mesmo tempo que investiu na criação de um produto ou serviço que fosse agradar o seu público.
Dessa forma, ela passa de apenas uma vendedora para uma ajudante e apoiadora de causas maiores, criando uma imagem para os clientes de segurança e preocupação com a sua opinião, além da criação de uma ideia de humanização.
Por exemplo, se uma empresa vende Bateria de carro 60 amperes defendendo a causa de cuidados com a poluição na produção, ela demonstra que há preocupação com valores iguais às pessoas, permitindo que elas se identifiquem uma com a outra.
Além disso, adotar causas maiores e defendê-las é fundamental, pois influencia os clientes a adotá-las também, incentivando a propagação dessa mensagem de proteção com o meio ambiente, criando consciência nas pessoas.
Um exemplo disso é uma empresa que instala barraca para evento e defende a sustentabilidade durante a realização do trabalho.
Conforme ela for passando por diferentes contratantes, diferentes pessoas poderão se interessar por esse ideal e propagá-lo.
Portanto, isso também surge como uma forma de adquirir mais defensores para a causa pela qual ela luta, ajudando a espalhar sua mensagem e criar uma rede de conexões e influenciadores muito maior.
Quais as principais práticas a adotar com produtos ecológicos ?
Nesse sentido, existem algumas práticas principais a serem adotadas, visando agregar valor à marca, através da implementação da sustentabilidade. Para ficar mais claro, elas serão analisadas a seguir:
Faça a reciclagem
A principal atividade e também a mais fácil é a realização da reciclagem, a qual se refere à separação de produtos de plástico, papel, vidro e metal do material orgânico, o que é algo simples, mas muito benéfico para o meio ambiente.
A partir desse ato, o que antes iria para o lixo comum e seria desperdiçado pode se tornar um novo produto, realizando a conservação da matéria-prima e protegendo o ambiente do excesso de lixo, o qual o processo de decomposição comum pode ser muito prejudicial.
Portanto, por exemplo, uma empresa que realiza a qualificação de desempenho ou validação de processo utiliza muito papel para imprimir esses relatórios, podendo doar tudo para reciclar e se tornar uma nova folha, evitando cortar ainda mais árvores.
Utilize essas práticas fora da produção
Além disso, é importante adotar essas práticas sustentáveis fora do processo de produção também.
Isto é, durante o trabalho dos próprios funcionários, a compra de material e o transporte dos pedidos.
É essencial que a empresa esteja totalmente inserida nesse objetivo para que consiga demonstrar a quantidade de apoio que dá para os seus clientes.
Logo, por exemplo, uma empresa que vende projeto sala comercial poderia proibir o uso de copos plásticos no ambiente, utilizando apenas canecas reutilizáveis ou fechar contrato com uma transportadora com frota que não utilize poluentes como combustível.
É preciso entender que as ações de uma empresa no mercado irão influenciar as outras empresas, então adotar uma prática sustentável pode convencer seus concorrentes a adotá-las, fazendo com que toda a preocupação tenha efeito em cadeia.
Vantagens de adotar a sustentabilidade.
Portanto, ter uma licença ambiental simplificada ou adotar práticas que vendem produtos ecológicos de qualidade fazem com que uma empresa consiga ter acesso a diversos benefícios muito importantes, como:
- Garantia de uma imagem melhor da empresa;
- Aumento da atração de investidores e colaboradores;
- Diminuição dos gastos;
- Aumento dos incentivos fiscais;
- Diminuição do excesso desperdiçado;
- Aumento da quantia lucrada.
Sendo assim, apoiar a sustentabilidade e a produção de mercadorias que apoiem essa causa além de ajudar e proteger a natureza ainda ajudam no desenvolvimento das empresas.
Conclusão
Portanto, em suma, desenvolver produtos ecológicos se tornou quase que uma obrigação de todas as empresas, uma vez que passou a ser um requisito de compra para grande parte dos consumidores.
Dessa forma, é essencial que as empresas adotem práticas desse gênero e conheçam o assunto em geral, como tudo que foi tratado ao longo deste artigo, como forma de se informar e oferecer produtos que apoiem o meio ambiente e agradem os clientes. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.