QR Code

QR CODE: Por que Aderir?

O QR code é uma das tecnologias mais usadas ultimamente está entre as mais importantes para empresas dos mais variados setores. 

Atualmente, podemos contar com vários recursos que melhoram a economia e ajudam as organizações em vários sentidos.

Os empreendedores que estão sempre atentos a esses aspectos conseguem melhorar o desempenho do negócio, conquistar um número maior de clientes e manter aqueles que já têm.

O surgimento das redes sociais, por exemplo, democratizou ainda mais o acesso à informação e possibilitou que as companhias, assim como no caso da internet, pudessem se destacar da concorrência.

Independentemente de qual seja o objetivo da empresa, é possível contar com um recurso tecnológico que faz com que ela se destaque entre os concorrentes.

Existem diferentes possibilidades e todas elas podem ser utilizadas para alcançar determinado objetivo, e o QR Code, juntamente com os aplicativos, plataformas de vendas, dentre outros, são exemplos de facilidades com as quais podemos contar.

As ferramentas tecnológicas trazem mais credibilidade, valorizam os produtos e serviços e melhoram consideravelmente os lucros. 

Pensando nisso, neste artigo, nos propomos a explicar o conceito de QR Code e as vantagens trazidas por essa solução.

Entenda o conceito de QR Code

A maioria das pessoas já utilizou, pelo menos uma vez, esse recurso, em muitas delas não fazem ideia do que ele realmente é. 

Na verdade, essa tecnologia é um gráfico 2D, com aspecto semelhante à uma caixa preta com várias caixas menores dentro.

Elas são divididas entre linhas brancas, implementadas em diversas frentes. 

Quando eles encaminham esse código, como aquele que está presente no site de uma empresa de serviços de engenharia, temos acesso a dados pré-estabelecidos.

Por exemplo, esse recurso pode ser utilizado por um advogado em seu cartão de visita. Quando o cliente escaneia o código, tem acesso a outras informações do profissional que não couberam no cartão, como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Site.

O QR Code também pode ser enviado por meio de outras fontes, como sites e textos. Sua sigla significa Quick Response, e podemos utilizá-lo, por meio de câmeras de smartphone.

São códigos que podem armazenar uma grande quantidade de informações, por isso, eles vêm sendo usados por empresas dos mais variados setores e levam o usuário para páginas da internet e  outros canais que levam informações para o público.

Atualmente, podemos encontrar o QR Code sendo utilizado em shoppings, museus, etiquetas, cardápios de restaurantes, dentre outros. 

Inclusive, as companhias estão utilizando esse recurso em suas estratégias de marketing digital.

Seu funcionamento é bastante simples, mas temos acesso às suas informações por meio de câmera fotográfica ou um programa de computador capacitado para ler esse tipo de código.

Todos eles possuem um tipo de margem que define onde começa e onde termina, assim, o usuário pode ter acesso, por exemplo, a um Projeto estrutura metálica

Em todos os cantos delimitados por essa margem existem caixas menores destacam.

São elas que formam o código e mostram a sua função, assim sendo, sabemos que elas podem registrar letras e números. 

Suas extremidades também determinam o caminho que será seguido para a decodificação, independentemente de qual seja o destino.

Os outros pedaços da imagem possuem todas as informações do código e eles são colocados em módulos menores, conhecidos como bytes. 

Existem 8 bytes em um QR e nos cantos podem existir regiões que mostram a versão, que podem ser 21×21 ou 177 x 177.

Atualmente, existem cerca de 40 tipos de QR codes, assim como as timming patterns que orientam o posicionamento da coluna e as linhas de cada código. 

A referência de alinhamento podemos ver dentro de um quadrado menor que guia a leitura dos códigos.

Hoje em dia, esta ferramenta pode ser usada por pessoas e empresas dos mais variados segmentos, como uma de entrega de documentos, mas apesar de ser muito popular atualmente, ela surgiu há muito tempo.

O QR Code foi criado no Japão no ano de 1994, nessa época, a tecnologia era utilizada para os processos de identificação da indústria automobilística.

Os desenvolvedores foram responsáveis por todo o esquema de marcações, subconjuntos, elementos e componentes para tornar o processo mais ágil.

Entretanto, apenas em 2003 esse recurso passou a ser utilizado em aparelhos móveis, juntamente com o surgimento das câmeras fotográficas dos smartphones.

O Japão utiliza esse recurso em todas as propagandas e até mesmo nas autorizações de residência do país. 

O sucesso foi tão grande que, nos dias atuais, essa tecnologia é muito popular e o mundo todo pode aproveitar suas vantagens.

O site de um designer de interiores pode contar com esse código para que os clientes visualizem imagens de decoração quarto de bebê menina e muitos outros projetos.

Pelo fato de ser usado em larga escala, o QR Code acabou recebendo normas internacionais. 

Isso se dá porque ele traz mais segurança e permite a leitura mesmo se a superfície não for escurecida ou sofrer qualquer tipo de dano.

Em cidades turísticas como Rio de Janeiro, existem QR codes pintados nas ruas, para que os turistas possam conhecer um pouco mais sobre a história do local. 

O recurso chegou no Brasil no ano de 2007 e foi aplicado pela primeira vez em um informe publicitário.

No ano de 2008, ele passou a ser implementado em vários outros tipos de propaganda, como de cervejas, publicações de jornais, anúncios de operadoras, dentre outros.

Hoje em dia, é muito utilizado em etiquetas, possibilitando que o consumidor entenda um pouco mais sobre o processo de criação de coleções.

Conforme foi evoluindo, suas possibilidades de uso se expandiram e, atualmente, ele pode ser usado para melhorar a identidade da marca perante o público.

Uma autoescola especializada em carteira de motorista categoria B pode direcionar seus alunos para o site para que possam ter acesso aos conteúdos teóricos do curso de formação de condutores.

Assim, outras organizações também podem utilizá-lo para que os consumidores conheçam um pouco mais sobre o trabalho que realizam. Também é possível encontrar essa tecnologia em estacionamentos e livrarias.

Os consumidores também costumam visualizá-lo em etiquetas de roupas, contas de luz, embalagens de produtos, dentre várias outras possibilidades.

Até mesmo os pequenos negócios podem utilizar o QR Code para marcar eventos, fazer o controle de acesso de pessoas, fazer transações bancárias, dentre muitas outras possibilidades.

Uma escola particular infantil pode utilizar essa tecnologia para que os alunos acessem os conteúdos das lições de casa ou para que os pais acompanhem o progresso dos pequenos no site da escola.

O QR Code traz mais economia para as ações publicitárias, visto que ocupa pouco espaço nas publicações e pode estar presente em diferentes canais.

Vantagens do QR Code

Essa tecnologia traz muitas vantagens para seus usuários, visto que permite a abertura rápida de sites, imagens, vídeos, dentre outras informações, por meio de um smartphone. 

Consequentemente, a organização consegue impactar um número maior de pessoas.

Para uma clínica de estética especializada em tratamento para celulite e flacidez nas pernas, é uma forma de melhorar sua própria gestão, pois conta com uma ferramenta que atende as demandas do dia a dia em vários sentidos.

Por meio dela, a corporação pode controlar o acesso a lançamentos e gerenciar melhor suas campanhas de marketing. 

As companhias também conseguem acompanhar as tendências das novas gerações, pois elas estão habituadas com recursos tecnológicos.

O celular é um equipamento que faz parte do nosso dia a dia, por conta disso, a corporação consegue mais resultados com suas ações e aumenta a popularidade de sua marca.

Todavia, não são apenas as empresas que podem obter vantagens com o uso dessa ferramenta. Profissionais de diversas áreas podem divulgar melhor o seu trabalho por meio desse código.

Um fabricante de cremes de tratamentos para cabelos pode utilizar vários tipos de ferramentas, como os folders de distribuição. 

Entretanto, esta não é uma prática muito comum entre os profissionais autônomos.

Para divulgarem seus trabalhos, essas pessoas costumam distribuir cartões de visita, o que pode limitar um pouco o conhecimento de seus potenciais clientes, acerca dos serviços prestados.

Todavia, ao inserirem um QR Code neste cartão, a pessoa interessada pode visualizar o que o profissional tem a oferecer e de que maneira ele pode solucionar seus problemas.

Conclusão

Portanto, a principal vantagem do QR Code é a facilidade que ele trouxe para o nosso dia a dia. Por meio dele, podemos ter acesso à informação, de maneira simples, rápida e facilitada.

As empresas, por sua vez, podem inserir esse recurso em suas estratégias de marketing ou para controlar seus próprios processos internos. 

Todavia, independentemente de qual seja a sua necessidade, essa tecnologia sempre estará pronta para ajudar. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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