sustentabilidade

Você Sabe Mesmo o que é Sustentabilidade?

O termo sustentabilidade é um assunto muito em pauta nos dias atuais, tendo em vista as constantes agressões ao meio ambiente e os resultados catastróficos disso.

Empresas e governos vêm investindo em maneiras de conscientizar as pessoas, por meio de ações sustentáveis, que garanta uma prosperidade, proteção dos recursos naturais, além de garantir a igualdade e a dignidade humana.

Com certeza você já deve ter ouvido muita coisa sobre esse assunto, após uma rápida pesquisada na internet pode trazer resultados de diferentes fontes, todas apontando para a importância de cuidar melhor do meio ambiente.

O assunto é tão importante que ser sustentável se tornou um paradigma para o desenvolvimento de uma nação. 

A relevância desse assunto vai muito além de ações intragovernamentais, visto que deve estar presente no dia a dia de qualquer tipo de organização.

Desde que foi empregado pela primeira vez, esse termo passou a ser adotado de maneira recorrente em diferentes meios, como empresarial, acadêmico e governamental. Portanto, é fundamental conhecer bem o seu conceito.

Neste artigo, vamos explicar o que é sustentabilidade, sua importância para o meio ambiente e dar alguns exemplos práticos sobre o assunto.

Entendendo o conceito de sustentabilidade

Sustentabilidade é um assunto complexo e transdisciplinar, ou seja, está sujeito a diferentes tipos de abordagens. 

Assim sendo, dependendo do contexto em que é utilizado e o tipo de pensamento a que se propõe, ele pode assumir diferentes enfoques.

No sentido literal da palavra, esse termo significa a capacidade de se sustentar dentro de um sistema, portanto, possui um caráter intertemporal.

Dentro do aspecto relacionado ao meio ambiente, uma empresa de impermeabilização de estofados pode considerar a sustentabilidade como o significado de desenvolvimento sustentável.

Sendo assim, é algo que atende às necessidades atuais do ser humano, sem comprometer os recursos disponíveis para as gerações futuras.

Tendo como base essa definição, a sustentabilidade tem como principal propósito reconhecer os limites do consumo de recursos naturais para que eles consigam suprir as necessidades humanas, tanto atuais quanto das próximas gerações.

Esse pensamento tem como base o fato de que os recursos naturais são finitos, por isso, procura oferecer suporte para os recursos que protejam as riquezas ecológicas de cada território do planeta.

Como já é de se presumir, esse assunto é muito importante para o meio ambiente e vamos nos aprofundar um pouco mais sobre essa pauta a seguir.

Importância da sustentabilidade para o meio ambiente

Você já deve ter percebido que as ações humanas estão influenciando muito na temperatura durante as estações do ano, na escassez de água, dentre tantas outras crises relacionadas aos recursos naturais que estamos vendo nos últimos anos.

Alguns países, como o Brasil, sofrem com crises hídricas e falta de chuva, levando a empresas dos mais diversos setores, como uma de cenografia para eventos, a renovarem suas estratégias.

Elas procuram formas de reduzir seus impactos na natureza, adotando ações embasadas nas políticas sustentáveis. 

A redução da poluição nos mares e rios, por exemplo, é a melhor forma de evitar a extinção de diferentes espécies de peixes.

A redução dos impactos no solo, aumentando as atividades de reciclagem e a separação do lixo, também evita a contaminação dos solos que agrava ainda mais o efeito estufa e todos os impactos negativos trazidos por ele.

A geração presente está colhendo as atitudes das gerações passadas, fazendo com que governos, empresas e pessoas tenham que lidar com vários problemas, que se não forem resolvidos a tempo, serão heranças para as novas gerações.

No futuro, as pessoas terão que lidar com situações muito mais complexas, como a falta de água, a necessidade de racionamento de água e energia.

Além do desequilíbrio ambiental provocado pela extinção de várias espécies, escassez de alimentos e temperaturas descontroladas.

Não é de hoje que estamos notando mudanças consideráveis no clima, com verões extremamente quentes e invernos secos. 

Por conta disso, as pessoas estão procurando maneiras mais sustentáveis de fazer qualquer coisa, na hora de lavar a louça ou comprar imóveis.

Por falar nisso, a construção civil também passou a incentivar a população a construir e renovar os imóveis, optando por soluções sustentáveis, como:

  • Aquecimento solar;
  • Energia solar;
  • Coleta de água da chuva;
  • Materiais menos impactantes.

Isso é importante porque as agressões são consideravelmente reduzidas, mas é papel de todos investir nessas práticas para reduzir os impactos desse problema.

De qualquer forma, para o meio ambiente, a sustentabilidade é importante porque ela reforçou o fato de que os recursos naturais que utilizamos hoje são finitos.

Para provar essa situação a pessoas e empresas dos mais variados segmentos, como uma de automação pneumática industrial.

A ONG Global Footprint Network criou uma data chamada de “Dia de Sobrecarga da Terra” que mostra quando os seres humanos terão consumido todos os recursos.

O objetivo é mostrar quando as pessoas terão finalmente esgotados os alimentos, água, fibras, madeira, terra e outras emissões carbono, e fazer essa emissão em quantidades muito superiores ao que o planeta consegue renovar.

O consumo humano é tão grande que conseguimos esgotar a quantidade disponível de recursos para 1 ano, cerca de 5 meses antes de ele terminar. 

Em outras palavras, a humanidade está consumindo muito mais do que o ecossistema consegue oferecer.

A conta não está batendo, por isso, as ações que estamos acostumados não são consideradas como algo sustentável. 

Tanto as pessoas quanto um fabricante de uniforme hospitalar precisam fazer uma reflexão sobre a maneira como se comportam e consomem.

Esse pensamento nos leva a um dilema que só conseguimos resolver por meio de ações sustentáveis e cuidados com os recursos naturais.

Atualmente, a humanidade possui 7 bilhões de indivíduos, mas estima-se que no ano de 2050 seremos 10 bilhões. Se já está difícil suprir a demanda agora, será muito mais difícil no futuro, se algo não for feito imediatamente.

Exemplos sustentáveis

Se você também quer colaborar com o meio ambiente e reduzir consideravelmente o impacto das suas ações, existem algumas práticas simples que você pode adotar no dia a dia, são elas:

Separar o lixo

A reciclagem traz muitos benefícios para o meio ambiente e para o ser humano, já que os materiais podem ser reutilizados para as mais diferentes necessidades, como a fabricação de bancadas em inox.

Em casa, se você utilizar uma garrafa pet para plantar uma horta vai evitar que esse material seja jogado no meio ambiente. 

Todavia, se você não tem tempo para dedicar a esse reaproveitamento, separe o lixo para que outras pessoas e empresas possam fazê-lo.

Nesse sentido, separe vidros, metais, papel e plástico do lixo orgânico, como restos de alimentos. Você pode mandá-los para a coleta seletiva e para as cooperativas de reciclagem.

Reaproveitar

O reaproveitamento de materiais nada mais é do que atribuir uma nova função a algo que você jogaria no lixo. 

Empresas dos mais variados setores, como um fabricante de Utensílios para cozinha industrial investem nessa prática para reduzir os impactos ambientais.

Um exemplo disso é que essas organizações distribuem canecas e copos para seus colaboradores, de modo a eliminar o uso de copos descartáveis.

Saber descartar os resíduos nocivos

No dia a dia, utilizamos vários materiais e produtos que são considerados nocivos para o meio ambiente, como pilhas, óleo de cozinha, baterias e lixo hospitalar.

É muito importante descartar corretamente esses materiais, visto que eles podem contaminar a água, o ar e o solo e ainda transmitir doenças.

Não desperdiçar alimentos

Muita comida produzida no mundo é jogada fora, ou seja, existe muito desperdício e ela costuma acontecer em casa. Evite fazer grandes estoques de alimentos e procure aproveitar todos eles, inclusive, consumindo sobras do dia anterior.

Por exemplo, se você preparou uma quantidade a mais de comida, guarde o restante na geladeira para que possa ser consumido posteriormente.

Os resíduos que você gera precisam ser descartados do jeito certo e em locais mais apropriados, e lembre-se de que muita coisa pode ser transformada em adubo para uma horta doméstica.

Reduzir o consumo de carne

Outro exemplo de sustentabilidade é reduzir o consumo de carne vermelha, visto que o hábito constante do consumo desse alimento pode afetar consideravelmente o meio ambiente.

Um fabricante de tags adesivas, por exemplo, procura retirar a carne da alimentação de seus colaboradores, ao menos, uma vez por semana, pois sua produção é responsável pelo desmatamento e emissão de gases que pioram as mudanças climáticas.

Conclusão

Portanto, a sustentabilidade é um assunto importante e decisivo para a nossa qualidade de vida e para a manutenção dos recursos naturais nos próximos anos.

É papel de cada um se conscientizar sobre o assunto e procurar maneiras de colaborar com a preservação do meio ambiente, como as dicas que mostramos ao longo deste artigo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.