Conheça 6 tipos de eventos corporativos e saiba quando realizá-los
O escritor e sociólogo Domenico De Masi escreveu sobre o futuro da inovação em seu livro “O ócio criativo”. Vivemos em uma era de mudanças e rápidas transformações, onde a cultura da inovação se faz presente em nosso território e se expande rapidamente.
Isso quer dizer que evoluímos em muitos sentidos e as startups e corporações em geral aderiram a essa evolução. Em um mundo digital, é fácil desperceber as vantagens da interação social. E isso pode ser um erro.
Os eventos corporativos quebram esse paradigma e aumentam a atratividade do seu negócio. Além disso, são excelentes ferramentas para atrair novos clientes e motivar colaboradores e parceiros. Consideraremos isso no desenrolar dessa matéria: 6 tipos de eventos corporativos para alavancar sua empresa.
1. Palestra
As palestras têm como principal objetivo explanar um determinado assunto, aonde a presença de um palestrante que conduza o evento é imprescindível. Geralmente, durante uma palestra, a plateia pode interagir ao final da explicação, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas.
Esse evento corporativo é um pouco mais formal e visa orientar o público. Um ponto importante a se considerar para esse tipo de evento é encontrar um palestrante que realmente seja competente para entreter e partilhar conhecimentos de interesse para os ouvintes.
2. Workshops
O workshop é um evento similar aos cursos, onde o objetivo principal é ensinar e dividir conhecimentos. Mas o grande diferencial de um workshop é a forma de interação. Workshops são desenvolvidos na prática, onde o convidado é o principal ativo.
Em eventos de workshop, os palestrantes interagem com o público, conduzindo-os ao conhecimento prático, onde os participantes também contribuem com suas próprias experiências. Esse evento é mais informal e descontraído.
3. Congresso
Um congresso pode ser a junção de vários eventos corporativos em apenas um. Durante um congresso, os participantes reúnem-se para discutir e trocar experiências sobre uma determinada pauta de interesse corporativo.
É comum nesses eventos um termo conhecido como networking, no qual os convidados conhecem equipes de profissionais de outras empresas e trocam novidades sobre um determinado segmento, produto ou serviços em comum.
4. Simpósio
Simpósios têm como principal finalidade discutir temas sobre as vertentes de uma determinada área sob a direção de um moderador. Geralmente, em um simpósio, especialistas sobre o assunto são convocados e ministram palestras sobre os assuntos em pauta, enquanto os participantes observam e fazem anotações.
Ao final de um simpósio, com auxílio do moderador, o público pode interagir formulando perguntas e dividindo experiências sobre o tema.
5. Seminários
Os seminários são eventos que discutem um determinado tema de interesse da corporação de maneira mais profunda. Os seminários não riscam a superfície, mas mergulham fundo em um determinado assunto, contratando profissionais da área e os assuntos giram em torno dos interesses da empresa.
Os seminários também contam com a participação dos convidados, pois os mesmos podem formular perguntas e compartilhar informações específicas.
6. Coquetéis
Os coquetéis podem ser uma extensão de outros eventos corporativos. Geralmente, coquetéis são mais informais, onde os participantes servem-se de petiscos e bebidas enquanto discutem temas variados, geralmente relacionados ao evento em questão.
Os coquetéis são excelentes ferramentas para que, colaboradores e clientes possam conversar de maneira mais informal e compartilhar conhecimentos, estreitando os laços profissionais.
Existem outros eventos corporativos como cursos, feiras, mesa redonda ou cafés. Por mais que estamos vivendo na era da cultura da inovação, é importante que os eventos corporativos sejam incluídos no dia a dia das empresas, seja para motivar, trocar experiências, partilhar conhecimentos ou atrair novos clientes. As vantagens são inúmeras.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe com amigos e parceiros nas redes sociais e acompanhe outras matérias do site que podem te ajudar a definir qual é o evento que mais combina com o perfil da sua empresa.