Você sabe como reter clientes? Veja boas práticas sobre o assunto
A retenção de clientes é um dos maiores desafios atuais de todas as empresas. Isso porque, se a venda foi feita, o cliente já foi conquistado. Porém, como fazer com que ele continue comprando?
É preciso compreender que nem sempre o foco deve ser atrair novos clientes. Na verdade, é essencial se empenhar para manter aqueles consumidores antigos. Neste artigo, você vai receber dicas de como reter clientes. Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
O que significa reter clientes?
Essa estratégia envolve fazer com que um cliente antigo se mantenha fiel à marca. A retenção de clientes é uma das métricas mais importantes para as empresas.
Afinal, a retenção é sinônimo de prevenção de churn, o temido cancelamento. Assim, para que o cliente não rompa a relação de confiança que tem com o negócio, é preciso seguir boas práticas de retenção.
Como reter clientes?
Essa é a pergunta que não quer calar. Para reter clientes é preciso dedicação e esforço. Também é necessário muito controle emocional para contornar momentos tensos e empenho para oferecer sempre um atendimento de excelência.
Ouça o cliente
Na hora da reclamação, não se apresse em justificar algo. Deixe que o cliente fale tudo o que precisa e, depois, com calma, analise o que foi dito e tenha clareza para buscar a melhor solução para ele. Nos momentos de tensão, esse comportamento é ainda mais necessário. Afinal, o cliente provavelmente estará aborrecido com algo e o que ele menos quer é ser interrompido e não conseguir falar. Mesmo em situações como essas, o atendimento prestado deve ser o melhor.
Resolva o problema rapidamente
Se o consumidor tem um problema, você precisa resolver! Essa questão é indiscutível. Cliente com uma questão sem resolução, é um alto risco de cancelamento. A equipe de funcionários deve ser treinada para acolher o problema do comprador e buscar a dissolução da questão o mais rápido possível, visto que quanto mais o tempo passa, mais fica difícil agradar o cliente que tem um problema.
Fique de olho na concorrência
Você pode ter uma carteira de clientes antiga, mas é sempre bom ficar de olho na grama do vizinho. Isso porque o consumidor da sua marca provavelmente está de olho no que a concorrência oferece. Ao menor sinal de vantagem do lado de lá, há um risco de churn. Portanto, esteja sempre atento às estratégias do mercado e atualize seus planos.
Conheça o cliente e suas necessidades
Sucesso do cliente é o que ele quer para a empresa dele. Portanto, você deve oferecer produtos e serviços que o consumidor realmente precise. Dessa forma, ele ficará satisfeito com a análise de necessidade e entenderá que você não está apenas tentando fazer mais uma venda de um produto que não serve para o negócio dele.
Confeccione brindes
Quem não gosta de receber um mimo de vez em quando, não é mesmo? Aproveite determinadas épocas do ano, como feriados, começo de estação e datas comemorativas que tenham a ver com o negócio e confeccione um brinde original para seus clientes mais antigos. A estratégia ajuda na retenção e ainda faz com que a marca ganhe visibilidade.
Por que fazer retenção de clientes a longo prazo?
A retenção de clientes a longo prazo é importante para atestar a fidelização desse consumidor. Se ele estiver satisfeito, é muito provável que se torne um promotor, ou seja, que além de estar feliz com o produto ou serviço que adquire, também recomenda sua marca para seus conhecidos e parentes, confirmando a qualidade disponibilizada pela empresa. Portanto, capriche no planejamento de retenção de clientes!
Neste artigo você entendeu o conceito e recebeu dicas importantes de como reter clientes. Descobriu que a boa comunicação e o bom atendimento são essenciais para o consumidor, bem como a importância de sua própria definição do que é sucesso prevalecer no planejamento de uma estratégia.
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