rebranding

Você sabe o que é rebranding?

Fortalecer a própria marca é um quesito cada vez mais decisivo para empresas se destacarem no mercado, fazendo necessário o rebranding que é o processo de revisão dessas ideias.

Visto que criar identificação e credibilidade com o próprio posicionamento pode ser um grande desafio. 

Em linhas gerais, o rebranding ressignifica a forma como uma empresa, serviço ou produto é percebida pelo seu público. As ações mudam o visual e até a linguagem de uma marca para aproximá-las de seus conceitos mais importantes. 

Muitas empresas surgem quase que no improviso e acabam não focando na marca logo de início. O rebranding surge nesse cenário reconstruindo a identidade da empresa para que ela seja mais moderna, assertiva, original e vendável. 

Ter uma marca forte se tornou indispensável também com o crescimento das redes sociais, cada vez mais se faz necessário. 

A presença digital precisa estar acompanhada de um projeto de linguagem, personalidade e design, questões profundamente ligadas ao branding. 

Ao se reinventar a marca mergulha em seu próprio universo para entender melhor a sua função no mercado e o público-alvo do seu produto. Essa técnica também pode ser importante para alcançar mais pessoas. 

Uma empresa de limpeza de vidros que trabalha a anos nesse mercado pode em algum momento repaginar sua identidade para renovar a marca estrategicamente no mercado. 

Muitas vezes os consumidores acabam se acostumando com a identidade de uma marca e até enjoando. Apresentar uma nova cara é uma novidade que pode atrair novos consumidores e também fazer antigos retornarem. 

Entendendo o rebranding

Investir em um processo de rebranding passa por redesenhar a marca de uma empresa, isso engloba logotipo, presença em plataformas, embalagens, produtos,processos e as estratégias aplicadas no dia a dia. 

Rebranding vai muito além de um logotipo bonito ou um nome criativo como curso de comunicação pessoal, esse processo está relacionado a todos os sentimentos, opiniões ou sensações que o consumidor pode ter sobre uma marca.

Seja qual for o mercado, hoje em dia a concorrência é pesada e a tendência é que se destacar fique mais difícil. Para ser notado, um produto precisa, mais do que utilidade ou preço bom, é preciso apresentar valor. 

Esse quesito é fundamental para entender o que é preciso aprimorar no rebranding, a percepção de valor de um produto é o que vai destacar ou não um serviço ou produto. É possível aderir esse conceito no seu trabalho de diversas formas.

Em geral, notamos o valor de algo quando esse se mostra útil, único e acessível. Passar a imagem desses três conceitos é a missão de qualquer rebranding e essa regra se aplica a todos os nichos de atuação. 

Uma empresa de zeladoria e portaria pode demonstrar por meio do branding que seu trabalho pode gerar facilidades além de ser o mais qualificado do meio com um custo acessível. 

Mas, expor todos esses conceitos é um desafio em tanto, não é só em falas ou mensagens que essas ideias se fazem presentes. 

Uma proposta eficiente de branding vai apresentar em cores, designs, códigos e ou outros elementos. 

O rebranding também é importante para atualizar os canais de divulgação, uma empresa que investe em envelopamento de carros propaganda pode estar perdendo uma grande fatia do mercado por ter esse modelo antigo ao invés de entrar para as redes sociais. 

Simplificando, tudo aquilo que transmite mensagens sobre a marca está dentro do conceito de branding, experiências anteriores, brindes, produtos e entre outros. 

Marcas fortes são aquelas mais rapidamente lembradas, por trás disso existe muita pesquisa, estudo e trabalho. 

Quando sua mensagem é passada corretamente o consumidor não compra só o produto, ele leva também uma promessa de satisfação gerada pelo valor da sua marca. E isso quebra barreiras dentro do mercado. 

O consumidor pode pensar “Meu carro quebrou, vou na oficina mecânica perto de mim, não espera, tem uma que está de cara nova e parece ter um ótimo serviço”, pronto, o investimento feito em branding já está gerando retorno. 

Por mais que preço e outros fatores racionais influenciam na compra de algo, em grande parte da vida são as emoções e as identificações que guiam nossas escolhas. 

Isso é mais fácil de ser visualizado em produtos, mas até a equipe de pintura fachada de loja pode ser contratada para criar identificação com o cliente.

Portanto, é importante compreender que a imagem faz parte do branding, mas o investimento nela deve se reverter na prática. 

Não adianta sua marca ter a aparência moderna, criativa, arrojada e comunicativa e quando o cliente vai ser atendido se depara com processos ultrapassados, mal atendimento e um serviço que é mais do mesmo. 

Isso significa que a marca também é representada pela própria atuação da empresa dentro do mercado, como ela atende, a qualidade do produto e entre outros. 

Sendo assim, antes de rever o branding é preciso verificar se todos esses pontos estão operando da melhor forma possível. 

Quais motivos podem levar você até um rebranding?

A partir do momento que entendemos a ideia de branding, percebemos que a marca não é estática como uma estrutura montada por um montador de armário de aço. 

O processo de mudança e transformação chama-se rebranding e pode ser feito por diversos motivos. 

As situações em que um rebranding é necessário podem ser as mais diversas: 

  • Revalorização do produto;
  • Aumento do público-alvo;
  • Ampliação de mercado;
  • Reposicionamento de marca; 
  • Resolução de crise; 
  • Releitura de marca; 
  • Mudança de nicho; 
  • Troca na direção; 
  • Desassociação da concorrência. 

Empresas que enxergam a longo prazo se deparam com cenários nem sempre tão agradáveis, a depender do nicho isso pode até definir uma data para a possível falência da marca. 

Nesses casos, o rebranding pode ser a virada de mesa que a empresa precisa para mudar esse futuro. 

Aqui o rebranding pode redefinir o produto do zero, dando mais valor para ele, seja melhorando a qualidade ou redesenhando sua utilidade.

Quando uma empresa visa apenas um público-alvo dividido por faixa etária corre o risco de perder público por conta do envelhecimento dos consumidores e da marca. 

Nesses casos é ainda mais fundamental rebrandings constantes para estar sempre atualizado com as demandas do mercado.

O rebranding é útil também em momentos de crescimento, se sua marca está diretamente relacionada a um produto é possível repaginar-lá para que sua empresa expanda seu nível de atuação mantendo a coerência da marca.   

Com a marca carregando tantos significados, é necessário que a mesma atenda as dores do público-alvo. 

Em alguns momentos o mais importante para a audiência será o preço de um produto, em outro momento será a qualidade e o branding deve acompanhar essa mudança.

Em maior ou menor grau, a marca é resultado das ações da empresa que por sua vez reflete as decisões de seus gestores. Quando essa equipe diretiva muda, é importante que o branding seja revisto pelos novos responsáveis. 

Lembrando que propor uma mudança de imagem para uma empresa de tratamento de trincas em piso de concreto é diferente de reimaginar uma marca popular mundialmente. 

Muitas das grandes marcas passam por processos para modernizar a identidade e a comunicação. 

As crises de imagem são verdadeiros pesadelos para empresas, nesse momento todo o trabalho fica em segundo plano devido a um acontecimento, é em momentos assim que uma transformação é necessária. 

Ao longo do processo de rebranding as missões, visões, valores e processos podem ser revisitados e corrigidos. 

Ao mudar de nicho as empresas também podem ter a sua imagem redefinida, estar com a comunicação alinhada ao público e ao produto vendido é a questão principal para ser visto com credibilidade. 

A transformação nesse contexto fará com que a empresa adquira vantagem competitiva mantendo a adaptabilidade no seu meio de atuação. E manter o olhar atento às necessidades do público e novidades do mercado.

Considerações finais

Sendo assim, o branding se refere a todos os processos, produtos e ações que passam a imagem da marca para o público. Quando as estratégias de marketing são bem-sucedidas, o público certo é atingido com mensagens personalizadas e assertivas. 

Quando a marca não alcança esse resultado é necessário que a empresa passe por um processo de rebranding, nele todos os componentes da marca são revisitados, além de que são realizadas pesquisas com o público para entender melhor as novas necessidades. 

O branding também é uma potente ferramenta de modernização, com ele as marcas são revitalizadas e colocadas em seu universo com uma presença mais coerente e bem posicionada. 

As crises de imagem, perdas de mercado a longo prazo e a obsolescência do produto são problemas que podem ser resolvidos com um rebranding. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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