WhatsApp Marketing

WhatsApp Marketing: O que é, benefícios e dicas

Na última década, houve uma míriade de serviços de mensagens instantâneas. Começando com as salas de chat de sites como Yahoo, o serviço de mensagens instantâneas percorreu um longo caminho. Com serviços de mensagens como o WhatsApp e o Facebook Messenger, as empresas podem agora melhorar o alcance do cliente e oferecer um serviço excepcional.

Não apenas a base de usuários do WhatsApp está crescendo, mas os novos serviços e recursos introduzidos pelo WhatsApp, tais como o WhatsApp Status estão sendo adotados cada vez mais pelos usuários.

Assim, as empresas podem utilizar esses recursos como e a conta comercial no WhatsApp para promover e expandir seu alcance. A conta WhatsApp Business oferece várias vantagens às empresas para a realização de campanhas de marketing. Algumas dessas vantagens incluem:

  • Segurança: O WhatsApp Business permite que as empresas se comuniquem com seus clientes de forma segura, dentro da plataforma. Um ponto positivo do WhatsApp sobre os tradicionais serviços de mensagens comerciais é que ela está conectada a um número de telefone como ponto de informação.

Assim, com a ajuda da conta Business, o WhatsApp elimina a possibilidade de mensagens fraudulentas através de múltiplos canais. Além disso, as empresas podem personalizar seu nome e perfil de marca no perfil da conta Business para que os clientes possam reconhecer facilmente a marca.

  • Entrega: Com o aplicativo WhatsApp Business, as empresas podem verificar se seus clientes leram ou não as mensagens que lhes foram enviadas.
  • Comunicação: Com a ajuda do WhatsApp Business, as empresas podem agilizar sua comunicação em todas as etapas de uma transação. Desde a aquisição do cliente até a venda e, finalmente, o suporte, o WhatsApp auxilia com uma comunicação perfeita em cada etapa.
  • Alcance: Como discutido anteriormente, o WhatsApp Business ajuda as empresas a expandir sua base de consumidores. Entretanto, isso não é tudo; proporciona a capacidade de criar um canal de comunicação personalizado para uma gama diversificada de base de consumidores em todos os locais.
  • Feedback: O WhatsApp Business é uma ferramenta eficiente para o gerenciamento de pesquisas com a ajuda da qual as empresas podem receber feedback produtivo de seus clientes sobre os produtos e serviços oferecidos. Essas pesquisas podem ser personalizadas para atender às exigências de uma determinada empresa.
  • Suporte pós-venda: Ao utilizar a conta comercial, as empresas podem fornecer suporte pós-venda aos clientes e solucionar quaisquer dúvidas ou preocupações levantadas por eles.

O que é o WhatsApp Marketing?

O WhatsApp Business oferece um espaço para as empresas comercializarem seus produtos e serviços para aumentar a visibilidade. Com a ajuda da plataforma, as empresas podem enviar links e arquivos multimídia como vídeos, infográficos, folhetos e catálogos para enviar propostas e conteúdos promocionais.

Ela também ajuda as empresas a conduzir pesquisas diversas. No WhatsApp e aplicativos alternativos como o apk modificado WhatsApp GB 2021, os usuários podem criar chats em grupo de até 256 contatos, o que é ideal para a realização de grupos de discussão.  Com essa ajuda de chats em grupo, as empresas podem organizar, coordenar e enviar convites para eventos corporativos.

As empresas em todo o mundo estão percebendo o potencial do marketing do WhatsApp e estão empregando diferentes métodos para promover seus negócios com a ajuda do serviço de mensageiro. Marcas famosas como Uber estão utilizando o WhatsApp Business para executar suas campanhas de marketing.

Como utilizar o WhatsApp para o marketing

O WhatsApp tem clientes potenciais de todas as idades, geografias e regiões. Portanto, ainda é uma área inexplorada para qualquer setor. Mas como utilizar da melhor maneira possível o marketing do aplicativo para tirar o máximo proveito disso? Aqui estão algumas maneiras de fazer o marketing no WhatsApp e obter os melhores resultados:

  • Criando Campanhas: Com a ajuda de campanhas online e offline, você pode atrair mais pessoas para descobrir e discutir sua marca. As campanhas podem ser direcionadas e abertas a todos, o que ajudará a criar um buzz e a gerar mais tração.
  • Respostas automáticas: O WhatsApp pode ser usado como uma ótima ferramenta de marketing para se comunicar com seus clientes em potencial. Com a ajuda das APIs fornecidas pelo WhatsApp, você pode automatizar as mensagens para que menos esforço humano seja empregado.
  • Notificação, Promoção e Retenção: Ao usar o WhatsApp para negócios, você pode usar a plataforma para enviar notificações periódicas a seus clientes que tenham optado por ela. Mensagens como novas ofertas, descontos, renovação e expiração de assinaturas e novas chegadas de produtos e serviços podem ser enviadas de tempos em tempos. Estas mensagens ajudam a reter os clientes e também a aumentar as vendas.
  • Expandindo o alcance: Com a ajuda do WhatsApp Business, você pode alcançar novos clientes que estejam interessados. Você pode fazê-los assinar com a ajuda de notificações promocionais através de outros canais, como o Facebook ou seu site. Uma vez que eles se inscrevam nas promoções do WhatsApp, você poderá informá-los sobre ofertas e promoções, assim como na retenção de clientes.
  • Fórum da comunidade: Você pode criar um grupo com seus clientes e especialistas, para um maior envolvimento. Isso ajudará novos e antigos consumidores a entenderem sobre sua marca, produtos e serviços, bem como a lançarem novos clientes.

Dicas de WhatsApp Marketing

Além de expandir a base de consumidores, há várias outras estratégias que você pode empregar para aumentar suas vendas. Abaixo estão algumas das dicas para fazer crescer os negócios usando o WhatsApp Business de forma otimizada:

  • Mensagens automatizadas: O WhatsApp Business oferece a opção de personalizar os modelos de mensagens automatizadas definidas. Mensagens de boas-vindas, de coleta de informações, de espera e de saída podem ser acionadas, dependendo da consulta do cliente. Isto ajuda a minimizar o trabalho de responder manualmente às consultas básicas do cliente e garantir uma resposta rápida. As mensagens automatizadas também podem ser usadas para enviar mensagens personalizadas aos clientes que as desejarem em festivais, aniversários e aniversários. Isto ajuda na retenção de clientes e na construção de relacionamentos.
  • Status do WhatsApp: Com o recurso ‘Status’ do WhatsApp, que dura 24 horas, você pode alcançar um público maior transmitindo seus produtos e serviços. Seus clientes podem ser informados regularmente sobre novas ofertas, promoções de eventos e descontos com a ajuda desta ferramenta de marketing do WhatsApp. Você também pode compartilhar links da página de sua empresa ou outros eventos através dos quais, você pode direcionar os clientes para a página pretendida.
  • Perfil informativo: Como empresa, você deve manter o logotipo de sua empresa como imagem de seu perfil. Embora você possa alterar periodicamente a imagem de exibição para incluir mensagens promocionais e descontos, certifique-se de que sua marca seja reconhecível incluindo o nome da marca ou logotipo.

Você também deve inserir o nome de sua empresa no campo nome, ao invés de seu nome. Isto ajuda os usuários a identificar a empresa ou marca. No campo “informação”, é recomendável que você inclua seu endereço e/ou horário de trabalho.

  • Multimídia: Todos adoram vídeos e memes hoje em dia. Portanto, compartilhar vídeos de entretenimento para promover um evento ou um novo produto ou criar memes para falar sobre descontos sazonais é uma boa maneira de criar uma impressão duradoura na mente dos clientes.

Você também pode fazer algo inovador com clipes de áudio, tais como músicas temáticas para promoção de seus produtos e serviços. Mas lembre-se de manter memes, vídeos e clipes de áudio curtos e impactantes, podendo estes serem publicados periodícamente caso tenha feito o backup das mensagens para WhatsApp.

  • Conferência de voz/vídeo: Finalmente, crie um sistema de chamadas de voz/vídeo do WhatsApp para interagir com clientes em potencial ou responder às consultas dos clientes existentes. As chamadas de vídeo e de voz proporcionam uma experiência personalizada aos clientes e também ajudam a aumentar a venda de produtos.

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