Kit Onboarding
Dar as boas-vindas a um funcionário novo requer planejamento e estratégia. Afinal, a integração é parte importante do sucesso na carreira do novo colaborador. Existe um ditado popular que diz que a primeira impressão é a que fica.
Isso se dá também no caso de uma contratação. O funcionário que está iniciando em seu primeiro dia nas dependências da empresa pode se sentir um tanto perdido e é função do seu gestor ambientá-lo da melhor maneira possível.
Gigantes do mercado já aderiram ao kit onboarding, sabe o porquê? Com ele você recebe da melhor forma os seus novos colaboradores.
Confira com a Hakuna Matata como funciona, quais são os benefícios e como implementar na sua empresa!
Antes de tudo, entenda o que é Onboarding
A palavra onboard, traduzida literalmente, significa embarcar. Já onboarding poderia ser traduzido para embarcando.
No contexto corporativo, o termo é utilizado para receber um novo colaborador, como se um recém-chegado estivesse embarcando na empresa.
O conceito é amplamente divulgado entre grandes empresas como Google, Apple, LinkedIn e Twitter para tornar a recepção de novos colaboradores memorável.
Não é à toa que essas empresas retenham funcionários produtivos e satisfeitos por até três anos.
Estudos indicam que um processo de onboarding bem estruturado pode aumentar em até 82% a taxa de retenção de novos colaboradores.
E o que é o Kit Onboarding?
Kit onboarding, o que é? A dúvida paira a mente de gestores, mas fique tranquilo e entenda de uma vez por todas!
O kit onboarding é um kit de boas-vindas que pode conter diferentes tipos de itens, sejam de escritório ou de uso pessoal.
Ele é dado como uma cortesia para acolher os profissionais e oferecer um suporte com materiais úteis para o dia a dia.
Porque oferecer um Kit Onboarding? Saiba os benefícios
A importância do kit onboarding se dá quando percebemos que as empresas que lideram o ranking de satisfação de funcionários realizam um verdadeiro ritual de iniciação com o kit personalizado e ações de boas-vindas.
Para o colaborador, o kit fornece o acolhimento necessário para receber o profissional e para empresa ainda funciona como uma forma de reforçar a marca.
Dar atenção devida à integração de um novo talento pode ser o diferencial para retenção de novos colaboradores por meses e até anos.
Além de se sentirem mais produtivos quando são bem recebidos, funcionários novos satisfeitos também rendem mais e geram economia de recursos para empresa, já que o time não precisa ser mobilizado para encontrar outra pessoa para ocupar a vaga.
Como fazer um Onboarding?
Para preparar um onboarding inesquecível, alguns passos devem ser levados em conta. Vamos considerar alguns deles:
1 – Orientação
O primeiro passo, durante a integração de um novo funcionário, é esclarecer todos os pontos possíveis, aprimorando e tirando qualquer dúvida do contratado.
Se possível, encaminhe todas as informações mais importantes via e-mail, para que o colaborador possa consultar posteriormente. Dedique um tempo para orientação e reconhecimento da estação de trabalho.
2 – Prepare a chegada
Deixe tudo planejado para a integração, inclusive a mesa de trabalho, com um kit onboarding e um bilhete de boas-vindas.
A equipe de trabalho deve estar preparada para receber o novo membro do time, para isso, envie um e-mail previamente contando alguns detalhes da contratação.
3 – Faça um tour pela empresa
Apresente a empresa, os colegas, os líderes e os setores para o novo contratado. Essa é a hora de dar detalhes sobre a companhia.
Outra opção interessante para receber novos contratados é uma dinâmica em grupo, que quebra o gelo e diminui o nervosismo do novato.
4 – Nomeie alguém para servir de mentor
Durante os primeiros dias, será preciso nomear alguém para servir de guia para o novo contratado. Essa pessoa irá explicar a rotina, atividades, cronograma da empresa e servirá como uma espécie de mentor para o novo funcionário.
Esse é o momento ideal para fortalecer laços, criar vínculos, alinhar as perspectivas, tirar dúvidas, orientá-lo e supervisioná-lo para o sucesso próprio e consequentemente da empresa em que ele está “embarcando”.
Ideias do que colocar no Kit Onboarding
Existe uma grande variedade de modelos de squeezes, mochilas, ecobags, agendas, xícaras, canetas, cadernos, e outros itens que podem ser dados de presente em kits de boas-vindas.
Veja algumas ideias para você se inspirar:
- Caneta chaveiro cortiça + Caderno reciclado;
- Camisas personalizadas + Pasta para notebook;
- Pen drive + Caneta personalizada;
- Porta retrato personalizado + Ecobag;
- Squeeze + Mochila saco;
- Agenda personalizada + Canetas;
- Xícara de porcelana + Squeeze dobrável personalizado;
- Mochila + bloco de notas.
Cada opção conta com itens diferentes que irão auxiliar na rotina profissional e pessoal do novo membro. Escolha o seu preferido e faça diversas combinações diferentes.
Onde fazer seu Kit de Onboarding personalizado?
No site da Hakuna Matata trabalhamos com uma linha incrível de kits personalizados. Sinta-se à vontade para conhecer todos eles.
Se quiser montar novas composições ou criar seu próprio kit, entre em contato com nossos atendentes ou navegue pela nossa loja virtual.
Temos certeza de que encontrará tudo o que precisa para um onboarding inesquecível. Solicite um orçamento sem compromisso pelo nosso WhatsApp.