Networking em eventos corporativos: Saiba como promover

Powered by Rock Convert

Geralmente, muitos assimilam o networking a indicações de trabalho por profissionais, mas podemos afirmar com toda certeza que vai muito além disso! Estudos apontam que o networking é um dos motivos principais de muitas pessoas desejarem participar de eventos corporativos. Portanto, esse artigo vai te ajudar!

networking
networking

Se você está planejando realizar um evento corporativo, nossa dica com certeza é que invista em networking! Podemos defini-lo como rede de relacionamentos e também como:

  • A capacidade de conhecer novas pessoas.
  • Trocar experiências e aumentar a lista de contatos.
  •  Encontrar parceiros, fornecedores e possíveis clientes.

Sabemos que iniciar uma conversa com uma pessoa desconhecida, pode ser um desafio. No entanto, é proveitoso planejar estratégias que estimulem a interação dos convidados. Mas saiba que essa interação deve ir além de uma conversa superficial, ela deve ser um contato significativo onde haja troca de experiências, ou seja, o networking!

Essa ferramenta é tão importante que pode promover o sucesso do seu evento! Então saiba como engajar os convidados por meio de 5 estratégias. Confira a seguir!

Canais de comunicação

Você sabia que é possível estimular o networking antes mesmo do evento começar? Sim, é possível e é uma estratégia muito utilizada por organizadores de eventos. Mas como? Simplesmente por utilizar meios virtuais, como por exemplo, as redes sociais.

Em primeiro lugar, você poderá:

  • Criar uma página ou grupo para as pessoas interessadas ou só para quem já confirmou presença.
  • Compartilhar conteúdos voltados a tema do evento.
  • Estimular a interação dos usuários através de perguntas instigantes.

Ambiente propício

Os convidados tendem a interagir com pessoas próximas ao seu lugar, certo? Com essa possibilidade em mente, organize os lugares de um modo a reforçar essa interação. Comece com um planejamento logístico sistematizando a destinação dos lugares.

  • Coloque convidados já conhecidos em lugares próximos.
  • Aproxime pessoas com o mesmo perfil.
  • Desse modo, os convidados ficarão mais à vontade para interagir com outros.

Outro fator que deve dar atenção é o layout do local do evento, deixando espaços com livre acesso para que os convidados se desloquem e tenham contato com outros participantes. A mobilidade faz a diferença em qualquer evento!

PROGRAMAÇÃO ATRATIVA

Quando comparecemos a um evento, a ideia de ficar sentados o tempo todo ouvindo uma palestra não é interessante e intrigante. Portanto, faça uma programação atrativa e mencione como será a programação durante o evento, destacando os momentos de entretenimento, por exemplo.

Por consequência, os participantes ficarão ansiosos para interagirem entre si e desenvolvendo assim, o networking!

Outro ponto é apresentar sutilmente alguns convidados durante a programação. O palestrante pode agradecer a presença de alguns convidados com um rápido comentário positivo.

DINÂMICAS QUE INCENTIVEM A INTERAÇÃO ENTRE OS CONVIDADOS

Dinâmicas são sempre bem-vindas, pois tendem a eliminar “distâncias” entre os participantes.

  • Brincadeiras com objetivos claros.
  • Cabine de fotos.
  • Roda de conversa.
  • Intervalos com Coffee break.

Siga esses passos, investindo em criatividade e temos certeza que o networking fluirá de forma satisfatória em seu evento!

Você gostará de ler também: Como montar um workshop?

O conteúdo foi útil? Continue lendo nossos artigos e fique por dentro de tudo que está em alta no mundo corporativo. Siga-nos nas redes sociais!