Overdelivering em eventos: entenda o que é e quais os benefícios

Overdelivering em eventos
Powered by Rock Convert

Sabe quando você, enquanto cliente, recebe um mimo especial junto ao produto adquirido ou, até mesmo, quando se surpreende positivamente porque a empresa entregou a mercadoria muito antes do prazo determinado? Isso nada mais é do que o overdelivering.

A palavra, que tem origem inglesa, pode ser atual, mas o conceito é antigo. O overdelivering nada mais é do que uma técnica do mundo dos negócios e dos eventos — é claro —, na qual a empresa oferece para o cliente mais do que aquilo que ele solicitou, ou melhor, comprou. Isto é, a empresa consegue superar as expectativas do consumidor.

Especificamente, no que diz respeito aos eventos, o overdelivering é capaz de agregar valor à experiência do cliente, de forma que ele crie uma percepção positiva sobre a empresa. O resultado é um consumidor mais satisfeito, que não pensará duas vezes em indicar a organização. A fidelização é outro benefício do overdelivering.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o significado do método, quer saber como aplicar o overdelivering em eventos? Continue a leitura!

Invista na capacitação da equipe

O capital humano é um dos bens mais preciosos dentro de uma organização. Inclusive, ele está diretamente ligado ao sucesso ou ao fracasso de um evento. Não à toa, é recomendado investir na capacitação do time.

Uma recepção efetiva e acolhedora permite que o público se sinta mais confortável, o que já é um ótimo sinal. Além do mais, prepare os colaboradores de forma que eles estejam aptos a esclarecer qualquer dúvida dos participantes.

Cordialidade e carisma são características essenciais para proporcionar uma experiência diferenciada. A equipe também deve prezar por um atendimento ágil, sem deixar de lado a qualidade.

Capriche na estrutura do evento

Você já deve ter visto, durante uma palestra, o público se retorcendo, não é mesmo? O motivo? Provavelmente o desconforto das cadeiras. A falta de planejamento desse aspecto — no caso, das cadeiras — não só traz dores para o corpo do público, mas também contribui para que ele perca totalmente a atenção no palestrante.

É nesse contexto que surge a importância de apostar na devida infraestrutura do evento. Certifique-se de que o banheiro e a cozinha estão intactos. Além do mais, tome cuidado com a disposição das mesas. Não se esqueça também de conferir o buffet e todos os aspectos inerentes ao evento como um todo. O ideal, aqui, é buscar o equilíbrio entre o confortável e o funcional.

Ofereça brindes especiais

Acredite: cada detalhe faz toda a diferença, sobretudo quando tratamos de técnicas relacionadas ao overdelivering. Investir em mimos, por exemplo, pode tornar o evento incomparável. A experiência fica ainda melhor quando se aposta na personalização — desde os convites até os brindes. Em relação a esse último aspecto, imprima a visão da empresa no mimo. O cliente deve se sentir especial e, ao mesmo tempo, criar uma identificação espontânea com a marca.

Não se esqueça também de caprichar nos materiais de divulgação e na decoração. Vale a pena, inclusive, desenvolver um evento temático. Garanta, ainda, que os aparelhos de som e iluminação estejam em perfeito funcionamento, assim como a estética geral do ambiente deve estar harmoniosa.

Ao ter os devidos cuidados com a organização do evento e apostando nessas técnicas de overdelivering, o cliente vivenciará um momento realmente indescritível, fator que ajudará a desenvolver um relacionamento real entre o público e a empresa.

Gostou do nosso conteúdo sobre overdelivering em eventos e quer ter acesso a mais posts exclusivos para oferecer uma experiência marcante para o cliente? Assine, então, nossa newsletter!