Confira 4 dicas imperdíveis para criar um bom relacionamento com fornecedores!

Powered by Rock Convert

Você sabia que um bom relacionamento com fornecedores é um requisito muito importante para alcançar e manter o sucesso nos negócios? O bom relacionamento favorecerá as atividades comerciais, aliviando tensões e contribuindo nas negociações!

Os benefícios dessa relação refletirão na qualidade dos produtos e terão como consequência, a satisfação dos consumidores. No entanto, como conseguir nutrir um relacionamento saudável com fornecedores?

Descubra a seguir 4 passos simples e eficazes!

Dica n° 01 para um bom relacionamento com fornecedores – Opte por qualidade ao invés de preço

Sabemos que a crise está assombrando muitos empreendimentos e atitudes devem ser tomadas visando o desenvolvimento do negócio, como o corte de gastos. Contudo, salientamos que reduzir custos optando por um fornecedor mais “barato” e sem analisar o serviço prestado pode ser um grande erro.

A qualidade deve ser encarada como um requisito para realizar negócios com fornecedores. Se assim fizer, estará oferecendo produtos de qualidade aos consumidores no final do processo.

Dica nº 2 para um bom relacionamento com fornecedores – Alinhe os processos com a empresa

Essa ação é crucial para uma boa relação entre ambas as partes. Sabe porquê? “Porque o combinado não sai caro!” Informações rasas geram dúvidas, o que não é nada positivo quando pretende-se gerar confiança no relacionamento entre empresa/fornecedor.

Sugerimos que realize pedidos de forma clara e objetiva, com um contrato detalhado e devidamente assinado entre os envolvidos. Desse modo, procure alinhar os processos esclarecendo todas as dúvidas existentes.

Certifique-se de como se dará todos os processos, desde as expectativas até a entrega da mercadoria.

Dica n° 03 para um bom relacionamento com fornecedores – Utilize soluções que melhorem a comunicação

Pode parecer algo simples, mas observamos que dentre muitas queixas, a falta de comunicação ainda é uma das mais presentes. Sabemos que o dia a dia de trabalho não é nada fácil e com tantos afazeres e pressão de prazos e metas, acabamos ficando tensos e deixando de lado algumas atitudes, como a boa comunicação.

Por isso, ser gentil e cordial é a nossa 3 dica! Procure manter um diálogo sincero e amigável com os fornecedores da empresa em que trabalha. Lembre-se que se trata de uma via de mão dupla, onde ambos estão prestando serviços e lucrando.

Recomendamos que esteja disponível para sanar duvidas, fornecer feedbacks e receber visitas, pois assim estará contribuindo para uma boa relação e prestação de serviços. Em outras palavras, estará abrindo as portas para outros negócios e marketing boca a boca.

Dica Final- Estabeleça uma relação de fidelidade com o negócio

Mostrar que deseja estabelecer uma relação duradoura incentivará o fornecedor a melhorar seus produtos e serviços. Essa parceria trará previsão de custos e lucros para ambos os lados. Falamos isso, porque dispor de fornecedores que conheçam sua rotina e desejos reduzirá tempo e possíveis dores de cabeça.

Concordamos que não é tão simples encontrar bons parceiros e quando encontrar, recomendamos que valorize, seja com palavras, premiações, indicações ou novos contratos. Dessa forma, o fornecedor ficará motivado a prestar um bom serviço e agradá-lo sempre que possível.

O que achou das nossas dicas para manter um bom relacionamento comfornecedores? Compartilhe nas redes sociais! Ajude outros a colocar essa prática em ação.