Sorteio ou concurso? Saiba quando usar cada um na sua estratégia promocional

Powered by Rock Convert

Se você tem dúvidas entre sorteio ou concurso para se aproximar do público, saiba que é preciso conhecer bem o formato para ganhar credibilidade. Por esse motivo, todo cuidado deve ser redobrado com regras e meios de divulgação.

Ao fazer um planejamento eficiente, fica mais simples identificar as possibilidades de trazer resultados positivos e proporcionar novas chances de mostrar os conceitos internos ao mesmo tempo em que se destaca da concorrência.

Quer saber mais? Vamos explicar as diferenças entre sorteio e concurso e como aplicá-los. Acompanhe!

Defina objetivos

O primeiro passo para ter sucesso tanto na realização de sorteios quanto na realização de concursos está na conquista de objetivos. Para isso, você precisa fazer um planejamento detalhado que ajude a identificar de quais resultados seu negócio mais precisa.

Seja fidelizar clientes, seja aumentar as vendas, seja se posicionar no mercado, seja desbancar a concorrência — tudo costuma ficar muito mais simples quando existe uma boa estratégia. Além disso, pense também nas preferências de seu público-alvo como forma de criar uma linguagem adequada na hora de se direcionar aos clientes.

Priorize as regras

Outra questão que precisa ser levada em consideração é a importância de definir regras. Isso porque, em qualquer tipo de promoção ou ação que incentive a interação, o público deve sentir a seriedade da empresa envolvida.

Assim, se torna muito mais simples garantir engajamento e fazer com que as campanhas viralizem, já que, em ambos os casos, a divulgação nas redes sociais é essencial. Em um sorteio, por exemplo, ao pedir para os participantes marcarem outras pessoas, sua marca consegue ter um alcance muito além do imaginado inicialmente e as próximas ações ficam muito maiores.

Aproveite o alcance dos sorteios

Quando bem planejados, os sorteios representam uma excelente estratégia para aumentar as vendas. Tudo depende, na verdade, de encontrar o momento certo de colocá-los em prática. Dessa maneira, faça uma avaliação interna e defina se é preciso eliminar um estoque, lançar um novo produto ou até mesmo se destacar em uma data comemorativa.

A partir disso, o melhor caminho é usar o sorteio como argumento de venda e manter a equipe alinhada sobre todas as ações. Outro ponto indispensável envolve relacionar os produtos escolhidos com o segmento de sua empresa. Como resultado, a distribuição de um brinde, por exemplo, deixa clara a preocupação da empresa com serviços de qualidade.

Comunicação do sorteio

Ao colocar uma ação em prática, o mais importante é investir esforços na comunicação. Na prática, de nada adianta ter uma campanha identificada com o público se ela não alcançar todo o seu potencial. Pense em diferentes formatos de divulgação e vá além das datas comemorativas.

Nesse momento, fica muito mais simples se destacar da concorrência de maneira original e fazer com que o nome de sua empresa seja lembrado no momento em que o potencial consumidor precisar do seu produto. Tudo isso por conta do impacto positivo gerado nos primeiros contatos com brindes.

Vale lembrar que como os sorteios envolvem sorte dos participantes e acompanham uma série de regras, a principal delas é o pagamento de taxas e o registro do sorteio na Caixa.

Pense no concurso como uma forma de aproximação

Diferentemente dos sorteios, os concursos culturais não têm regras rigorosas e nem pagamentos de taxas. O diferencial envolve o proposito da premiação. Aqui, o relacionamento com o consumidor precisa falar mais alto, pois o prêmio oferecido não pode ser um produto da empresa em formato de promoção.

Os concursos também devem ser apresentados de maneira estratégica, pois a divulgação ao cliente tem que ser feita nos meios tradicionais sem redes sociais ou contatos digitais. Leve em consideração que dados em cadastros estão fora da proposta por conta de a opção ser voltada à aproximação aos valores e aos conceitos da marca.

Pronto! Agora, você já sabe a melhor hora de escolher sorteio ou concurso para promover engajamento em sua empresa. Dessa maneira, é importante contar com uma equipe bem preparada e parceiros de qualidade que ajudam a ganhar credibilidade no mercado em longo prazo.

O texto o ajudou a ter boas ideias? Então, aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram e fique por dentro de novidades exclusivas.