afiliado digital

Você sabe o que é um afiliado digital?

O afiliado digital é uma oportunidade que atrai milhares de pessoas pelo fato de praticamente não precisar de investimentos, ao mesmo tempo em que as perspectivas de retorno financeiro são muitas.

Independentemente de qual seja o motivo, como necessidade ou oportunidade, ter o próprio negócio é o desejo de muitas pessoas, e o programa de afiliados é uma maneira de fazer isso.

Existem muitas ofertas de programas diferentes e em vários segmentos da economia, e a internet já se mostrou o melhor lugar para empreender atualmente.

Ser um afiliado é uma forma de ter um negócio de baixo custo, tendo em vista a possibilidade de usar plataformas gratuitas, não existe nenhum tipo de burocracia para começar e você pode trabalhar em uma área de interesse.

O afiliado digital é seu próprio chefe e define uma rotina de trabalho, escolhendo onde e quando vai executar suas atividades. Os resultados dependem exclusivamente da dedicação do afiliado e da maneira como ele divulga os produtos e serviços.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é afiliado digital, como funciona esse processo e dar algumas dicas para trabalhar dessa forma.

Conceito de afiliado digital

O afiliado digital é um produtor de conteúdo que faz parte de um programa de marketing de afiliados e utiliza diferentes canais da internet para divulgar produtos e serviços. 

Dentre os canais estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Site;
  • Blog;
  • YouTube.

Em troca de seu trabalho, é recompensado por meio de comissões financeiras que funcionam de diferentes maneiras. 

Costumam ser comissões de vendas, mas também comissões por cliques, impressões, formulários respondidos e leads gerados.

O afiliado digital também pode receber outros benefícios, como entrada gratuita em eventos e cursos, como um coaching empoderamento feminino.

Como funciona o afiliado digital?

Por meio do afiliado digital, é possível ter seu próprio negócio e quanto mais você vende, mais consegue lucrar. Muitas pessoas entram nesse mercado para conseguir uma renda extra, mas acabam descobrindo uma ótima fonte.

Isso porque trabalhar com um produto digital é algo que qualquer pessoa consegue fazer, mas antes de começar a atuar desta forma, é muito importante conhecer um pouco mais sobre a profissão.

É assim que você saberá se seu funcionamento está de acordo com o seu perfil e estilo de vida. Na prática, o afiliado digital tem um funcionamento muito simples.

Quando uma empresa lança seu produto ou serviço na internet, precisa de ajuda para divulgá-lo e impulsionar as vendas. Para potencializar o alcance, elas contam com os afiliados digitais que vão cuidar da divulgação.

Por exemplo, uma pessoa cria um anúncio de provador de madeira para loja, e se alguém clicar no link criado por ela, vai receber uma comissão.

Seu funcionamento também depende de uma plataforma onde os afiliados se cadastram e conseguem se conectar com os produtores.

Uma dessas plataformas é a Hotmart, que trabalha com a venda de cursos e oferece estrutura completa para o produtor e para o afiliado.

É especializada em educação a distância e oferece cursos gratuitos para que as pessoas possam se aperfeiçoar em suas profissões e se destacar no mercado.

Ela oferece uma grande variedade de produtos e o afiliado pode escolher o curso que mais combina com a audiência de sua plataforma.

Outra opção muito procurada pelas pessoas que trabalham dessa forma é a Monetizze, e além de oferecer infoprodutos, consegue fazer a veiculação pelo Google Analytics.

Por meio dele, o afiliado tem acesso a métricas importantes que ajudam a impulsionar as vendas. A plataforma surgiu em 2015 e oferece ferramentas para criar todas as etapas da jornada de compra, além de disponibilizar suporte.

Agora, se você quiser comercializar produtos físicos, como varal de parede de puxar, pode usar a plataforma Eduzz. Ela conta com os seus próprios recursos e consegue recuperar vendas perdidas e abandonadas, ajudando a atrair mais leads.

Como se transformar em um afiliado digital?

Para se tornar um afiliado digital e conseguir bons retornos, é fundamental seguir um passo a passo. Veja:

Escolher um nicho

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher um nicho de atuação, e a melhor forma de fazer isso de maneira assertiva é por meio de pesquisas.

Procure se informar sobre essa prática em canais renomados, como no caso do YouTube, uma vez que a aceitação e a eficiência desse programa têm sido muito positivas.

Você pode promover infoprodutos que costumam fazer muito sucesso e não precisam de estoque, além da possibilidade de atender pessoas no mundo inteiro.

Mas, assim como no caso de um fabricante de rede de proteção janela basculante, é necessário identificar um nicho de mercado.

Escolher a plataforma mais adequada

Para ter sucesso com esse trabalho, é fundamental saber escolher uma boa plataforma de afiliados, e como você viu, existem diferentes opções.

Ela será responsável por pagar as comissões, além de ajudar a estabelecer um bom relacionamento com o público, produtores de conteúdo e outros profissionais.

Somente uma boa plataforma vai te ajudar a se estabelecer no mercado e conquistar o sucesso. Nesse sentido, estude as possibilidades, leia sobre as plataformas e procure saber sobre a reputação delas no mercado.

Entender as características dos produtos

Só é possível vender aquilo que você conhece e compreende totalmente, independentemente de qual área de atuação o vendedor escolha.

Para vender o infoproduto, é fundamental saber tudo sobre ele e saber quais são os benefícios que pode trazer para as pessoas, pois eles serão destacados durante a divulgação.

Se você souber falar sobre aquilo que está vendendo, os produtores vão confiar no seu trabalho, assim como o público, algo que vai aumentar a argumentação e melhorar as vendas.

Definir um método de trabalho

Uma empresa de venda e instalação de piso laminado possui um método de trabalho que garante a qualidade e a satisfação dos consumidores. Da mesma forma, o afiliado digital precisa definir um método.

Por exemplo, a ideia pode ser criar sites e blogs para divulgar o produto por meio de anúncios ou ter um site específico para soluções bem definidas ou para que os clientes comprem opções diversas.

De acordo com o método que você escolher, o caminho pode ser totalmente diverso, mas em todos os casos, é fundamental se preocupar em construir uma marca exclusiva.

Ela precisa ser forte, fácil de identificar e consistente, pois fica mais fácil consolidá-la, ao contrário de plataformas que querem apenas aumentar as vendas. Em linhas gerais, procure agregar valor ao público.

Escrever reviews genuínas

Muito além de buscar um anúncio sobre estante para escritório com porta, é fundamental escrever uma review que seja capaz de converter. A boa notícia é que para fazer isso não é necessário ser escritor profissional.

O afiliado precisa apenas compartilhar sua experiência e mostrar para as pessoas porque gostou de determinado produto e quais são os diferenciais que ele oferece.

Por exemplo, você pode gostar da interface da solução ou então do atendimento recebido pelo criador. Lembre-se de que esse material não precisa ser longo, devendo apenas transmitir por que as pessoas devem escolher aquele produto.

Produzir conteúdos

Quando estiver criando as publicações, seja sobre colocação de divisórias ou qualquer outro assunto, procure criar materiais que sejam capazes de engajar os visitantes.

Ao escrever suas próprias reviews e postagens, utilize as palavras-chave mais adequadas para o material.

As estratégias de otimização são fundamentais hoje em dia para que os conteúdos sejam bem escritos e facilmente encontrados pelas pessoas.

Selecione os termos mais usados pelos usuários e que estejam relacionados à solução que você está descrevendo, dessa forma, seu material não vai passar despercebido.

Definir métricas

É fundamental analisar todas as informações que chegam até você e fazer testes continuamente, pois isso aumenta as chances de ter sucesso como afiliado.

O produto que traz mais retorno nem sempre é aquele que vem de mais, por isso, as plataformas mais comentadas nem sempre são as melhores.

Assim como um fabricante de roda de polimento para esmeril faz com suas estratégias de marketing, procure mensurar as métricas e revisar suas ações constantemente.

Isso vai ajudar a descobrir qual é o comportamento do público em relação a determinadas ações, o que ajuda a aperfeiçoar as práticas.

Considerações finais

O afiliado digital é uma excelente oportunidade para quem quer ter o próprio negócio, mas não tem condições de investir.

Por meio dele, é possível gerar uma renda extra que aos poucos pode se transformar em sua principal fonte de lucros. Mas, tudo isso requer conhecimento e dedicação, e neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa possibilidade de lucrar na internet.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.