Mobile marketing

Mobile marketing: saiba como utilizar!

Mobile marketing é uma estratégia focada na interação, relacionamento e influência de determinado público, por meio dos recursos oferecidos pelos dispositivos móveis, como no caso de celulares e tablets.

Hoje em dia, é praticamente impossível pensar na possibilidade de viver sem o celular. Há muito tempo eles deixaram de ser apenas um aparelho usado para fazer ligações, principalmente depois que começaram a se conectar com a Internet.

Por causa deles, as pessoas estão conectadas o tempo todo e podem até mesmo fazer compras por meio desses aparelhos. Diante desse cenário, as empresas perceberam a importância de investir em estratégias de marketing específicas.

Elas são voltadas exclusivamente para os dispositivos móveis, sendo essenciais para qualquer marca que queira se destacar. O número de pessoas que usam smartphones é cada vez maior, o que aumenta ainda mais a conexão.

Só que, muito além de conectar pessoas, elas se tornaram dependentes desse aparelho no dia a dia, fazendo com que o investimento em marketing mobile se torne cada vez mais uma necessidade para os negócios.

Neste artigo, você vai entender o que é mobile marketing, quais são suas vantagens e de que maneira pode ser usado.

Conceito de mobile marketing

Mobile marketing nada mais é do que uma estratégia que promove a interação e ajuda as empresas a se relacionarem e influenciarem seu público. Isso acontece por meio das funcionalidades dos aparelhos móveis, como tablets e celulares.

Trabalhar com essa metodologia é uma maneira de se destacar no mercado, ter acesso a inúmeras vantagens e fazer o negócio crescer.

Vantagens do mobile marketing

Praticamente todas as pessoas do mundo possuem um aparelho móvel, principalmente os smartphones, e essa quantidade continua crescendo anualmente. Inclusive, muitos usuários possuem mais de um aparelho.

Isso é o suficiente para que uma loja de móveis para sala planejada apartamento comece a investir nesse tipo de marketing. Mas ele também traz muitas outras vantagens para os negócios, como:

1. As vendas móveis estão crescendo

O uso abrangente de dispositivos móveis fez com que as compras realizadas por meio deles também começassem a se tornar populares. Para se ter uma ideia, elas correspondem a 14,3% dos pedidos realizados.

A expectativa é que esse número continue crescendo, pois cada vez mais pessoas adquirem esses aparelhos ou os trocam por modelos mais novos. Qualquer negócio que não invista nessa prática, está correndo o risco de perder oportunidades.

2. Os aplicativos estão mais populares

Justamente por causa do aumento no uso de dispositivos móveis, também cresceu muito o uso de aplicativos, e eles são uma excelente oportunidade de negócio para as marcas.

Uma confecção de agasalho esportivo infantil pode criar seu próprio aplicativo para vender, ou ainda aproveitar recursos de outras plataformas, como Facebook e Instagram.

Por meio das redes sociais, as marcas conseguem criar um relacionamento mais próximo com os clientes e aumentar ainda mais sua visibilidade.

Outras ferramentas, como o Foursquare, ajudam bares e restaurantes a serem encontrados pelos usuários, com base na localização deles, o que possibilita ter contato com clientes que antes nem mesmo sabiam sobre o estabelecimento.

Outros recursos que podem ser aproveitados pelas companhias são os jogos, pois eles permitem a veiculação de anúncios, fazendo com que a marca alcance um número maior de pessoas, aumentando suas vendas.

Todos esses caminhos ajudam a organização a se manter mais presente no dia a dia dos clientes, a apenas um toque de distância.

3. Anúncios segmentados

As estratégias de marketing digital só funcionam se forem devidamente segmentadas, mas a segmentação por região costuma ser um problema muito comum.

Entretanto, essa prática é muito importante para os negócios locais, como no caso de um restaurante. São estabelecimentos que precisam atrair pessoas que estejam mais próximas.

A maioria dos smartphones possui GPS e esse elemento pode ser explorado para criar campanhas de mobile marketing.

Uma empresa de limpeza de fachada residencial, por exemplo, vai exibir anúncios apenas para os consumidores que estejam na região onde ela atua.

É uma forma de atrair usuários com potencial para se transformar em clientes, economizar com campanhas promocionais e aumentar a taxa de conversão.

4. Comunicação mais rápida

Uma estratégia de mobile marketing permite uma comunicação muito mais rápida com as pessoas, afinal, elas estão do lado dos aparelhos celulares o dia todo e checam as notificações várias vezes.

Isso aumenta ainda mais a eficiência das mensagens, facilita a interação com os clientes e ajuda a conquistar resultados melhores.

Por exemplo, ao enviar um SMS, a empresa pode informar sobre promoções e descontos, por meio de uma estratégia muito mais eficiente e barata.

Como utilizar o mobile marketing

Para usar o mobile marketing, primeiro é necessário seguir alguns passos importantes. Dentre eles, estão:

  • Identificar o público;
  • Definir um objetivo;
  • Determinar a divulgação;
  • Definir quando veicular;
  • Selecionar os meios;
  • Criar uma comunicação;
  • Definir o orçamento;
  • Lançar a campanha.

A primeira coisa que uma empresa de limpeza de exaustores industriais precisa fazer é identificar o público para o qual vai dirigir suas estratégias de mobile marketing.

Feito isso, vai escolher um objetivo, que pode ser aumentar as vendas, captar potenciais clientes, melhorar o reconhecimento da marca, dentre outros.

Para determinar a divulgação, decida se ela se trata de oferta, promoção ou até mesmo lançar uma novidade no mercado. Isso ajuda a decidir quando as mensagens serão veiculadas e sua frequência.

Da mesma forma, a marca determina os canais que vai usar, tendo em vista as várias opções que podem ser acessadas por meio desses aparelhos, como no caso das redes sociais, e-mail, SMS, aplicativos e assim por diante.

É fundamental criar a peça de comunicação, o que pode ser uma landing page, uma mensagem de SMS, um e-book, um anúncio próprio para dispositivos móveis e diversas outras opções.

Um fabricante de capa térmica para piscina sob medida também precisa definir o orçamento dessa estratégia, de modo a possibilitar o investimento, sem prejudicar outras necessidades.

Por fim, o negócio estará pronto para lançar a campanha e deve acompanhar as métricas de desempenho para se certificar de que está alcançando os resultados desejados.

Melhores estratégias de mobile marketing

Além de saber como aplicar esse tipo de marketing, é interessante conhecer suas principais estratégias. São elas:

1. SMS marketing

O SMS é a estratégia mais antiga de mobile marketing, e mesmo depois do surgimento de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, esse canal está mais forte do que nunca.

Por meio dele, a companhia consegue entregar sua mensagem e ainda estabelecer uma conexão muito mais próxima com os consumidores.

Uma empresa especializada em pintura airless residencial só precisa se atentar à frequência, além de priorizar conteúdos relevantes e usar uma boa chamada para ação.

2. Aplicativos

Uma das maiores tendências do mobile marketing é o uso de aplicativos, tanto é que muitas lojas virtuais estão desenvolvendo seus próprios recursos para incentivar ainda mais as compras, por meio dos aparelhos móveis.

A partir do momento em que o usuário faz o download do app, a marca pode enviar ofertas e promoções, permitir compras no aplicativo e ainda transmitir eventos, como vídeos, competições e lives.

3. Chatbots

Os chatbots são robôs que conversam e interagem com os usuários, ajudando o fabricante de letra caixa com led interno a agilizar o atendimento. Também são excelentes canais para divulgar produtos e serviços.

Atualmente, as empresas implementam esse recurso em canais digitais como WhatsApp, chat no site e Messenger.

4. Redes sociais

As redes sociais são canais muito importantes em uma estratégia de mobile marketing, tendo em vista a quantidade de usuários que elas possuem.

Além disso, essas plataformas contam com ferramentas de anúncios que ajudam a promover produtos, serviços e conteúdos, diretamente nos dispositivos móveis.

Por exemplo, por meio do Facebook Ads, é possível criar uma campanha para promover o negócio e exibir os anúncios na tela do celular ou tablet. A mesma situação se aplica ao Instagram, e existe a possibilidade de vender por meio dele.

5. WhatsApp

Uma empresa de instalação elétrica de ar condicionado 220v pode usar o WhatsApp para atender seus clientes, vender e agora receber pagamentos.

O aplicativo também permite divulgar produtos, serviços, promoções e catálogos, mas, para ter acesso a todas essas funcionalidades, é indispensável usar a versão Business.

Considerações finais

Assim como os dispositivos móveis fazem parte do dia a dia das pessoas, também devem fazer parte do dia a dia das empresas e assumir um lugar especial no planejamento de marketing.

A conexão com a Internet está na palma da mão e sua marca precisa sair na frente dos concorrentes e alcançar os consumidores.

O mobile marketing surge como a melhor estratégia nesse sentido e traz uma série de possibilidades que vão ajudar seu negócio a ganhar mais visibilidade.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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