Atendimento humanizado: por que é tão importante?
Oferecer atendimento humanizado é fundamental para qualquer empresa que queira se destacar e conquistar novos clientes, principalmente no cenário atual, em que o consumidor moderno assumiu um papel mais ativo na relação de consumo.
As organizações precisam se preocupar com a experiência do consumidor e promover a marca de modo a atraí-los, e o atendimento ao cliente humanizado se torna uma oportunidade de demonstrar empatia, criar vínculo e personalizar a comunicação.
O público precisa se sentir satisfeito com as soluções oferecidas pela companhia e perceber que seus clientes são valorizados e que ela não deseja apenas vender. Além disso, precisam sentir que o atendimento é exclusivo.
Embora seja muito importante tornar a empresa humana e acessível, e mesmo com todas as ferramentas existentes para fazer isso, ainda vemos muitos negócios que não se preocupam com esse aspecto, o que se configura um grave erro.
Humanizar o negócio e estar próximo das pessoas é a melhor forma de se destacar e conquistar um espaço notável no mercado.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de atendimento humanizado, como pode ser implementado e falar um pouco mais sobre a sua importância.
Entenda o que é atendimento humanizado
O atendimento humanizado acontece quando a empresa atende às solicitações dos clientes, consegue satisfazer suas demandas, compreende o que as pessoas desejam e envolve a empatia na hora de resolver problemas.
Ocorre o encaixe perfeito entre os desejos e as necessidades dos usuários com respostas certeiras e todo um suporte humano, que ajuda a estabelecer uma comunicação e uma relação mais próxima e promissora.
Ao implementar esse tipo de atendimento, uma revenda de alumínio oferece comunicação adequada e empática. As organizações conseguem manter uma relação cordial com as pessoas e dialogar educadamente com elas.
É isso que faz com que o cliente volte mais vezes para comprar e se torne um comprador fiel. Só que para oferecer esse tipo de atendimento, é necessário desenvolver algumas características.
Por exemplo, é necessário ter cuidado com as pessoas que entram em contato com o estabelecimento, independentemente de qual seja sua necessidade, como esclarecer uma dúvida, acompanhar um pedido ou fazer uma compra.
Como implementar o atendimento humanizado?
Criar um relacionamento positivo com os clientes não é uma tarefa difícil, mas depende muito de uma mudança na cultura organizacional e um trabalho em equipe bem sincronizado. Algumas dicas para fazer isso são:
Personalizar a comunicação
O atendente precisa saber como personalizar a experiência do cliente durante o atendimento. Para isso, a empresa deve investir em softwares que disponibilizam os dados e o histórico de conversas de cada contato.
É assim que ele vai entender as necessidades recorrentes, qual é o plano do cliente, seu histórico de compras, poderá chamá-lo pelo nome e assim por diante.
O atendente de uma empresa de limpeza de tapetes ao domicílio também precisa se adaptar ao perfil do contato, respeitando seu ritmo de fala, adaptando sua própria linguagem, ouvir atentamente suas necessidades e criar proximidade.
Ao fazer isso, fica muito mais fácil oferecer uma solução compatível com as necessidades e os problemas do cliente.
Unificar os pontos de contato
As estratégias omnichannel deixaram de ser uma tendência e se tornaram algo indispensável para qualquer companhia que queira oferecer um atendimento humanizado.
Só que além de trabalhar com diferentes canais de atendimento, é crucial que todos estejam alinhados e conectados e sejam capazes de reter informações.
Independentemente do canal escolhido, a organização consegue obter um histórico de um relacionamento com o contato, oferecendo soluções compatíveis com suas solicitações e reclamações ao longo dos meses.
Ter empatia
A base do atendimento humanizado é saber se colocar no lugar do outro, percebendo o que a pessoa precisa e qual é a sua situação emocional e afetiva. Assim sendo, é necessário estabelecer um diálogo genuíno entre o atendente e o cliente.
Dentro de um fabricante de cortina blecaute rolo sob medida, o profissional precisa atender com atenção e registrar todas as informações passadas pelo contato, o que facilita na busca por soluções rápidas e eficientes.
Procure se colocar no lugar de quem entra em contato com o negócio e imagine como você se sentiria se estivesse na mesma situação daquela pessoa.
Abrir espaço para feedbacks
Ofereça espaço para que os clientes possam dar um feedback sobre sua empresa, pois isso faz com que eles percebam o quanto são valorizados.
Além de oferecer campos para avaliações e comentários no site da marca, redes sociais e outros canais do tipo, faça pesquisas de satisfação ao final do atendimento.
Isso ajuda a medir o desempenho do atendente e avaliar qual é o nível de atendimento oferecido pelo negócio.
Só que além de coletar os feedbacks, um petshop de banho e tosa leva e traz precisa aplicá-los nas mudanças dos processos internos, o que vai ajudar a evitar erros, melhorar a experiência continuamente e aprimorar o atendimento.
Independentemente de qual seja a tecnologia utilizada, é fundamental que realmente exista interação humana. Isso porque o atendimento humanizado nada mais é do que um resultado de treinamento constante dos colaboradores e uma gerência eficiente.
Contextualizar o atendimento
É fundamental que o usuário seja atendido de acordo com a jornada em que se encontra. Para isso, a organização precisa ter em mãos informações precisas e atualizadas, como:
- Dados cadastrais;
- Histórico de compras;
- Histórico de reclamações;
- Histórico do atendimento.
Com isso, o cliente não precisa repetir qual é a sua solicitação e o atendimento consegue caminhar com mais facilidade.
Respeitar o tempo do cliente
Se tem uma coisa que tira qualquer pessoa do “sério” é esperar muito tempo para ser atendida ou ser continuamente transferida para outros setores. Quando isso acontece, o contato simplesmente abandona a chamada e os índices de retenção são baixos.
Uma empresa de aluguel de maquina de xerox pode evitar essa situação respeitando o tempo que o cliente tem disponível para o atendimento.
Nesse contexto, ofereça vários canais para que ele escolha aquele que mais se adequa ao seu perfil, treine os atendentes constantemente para que desenvolvam melhor suas habilidades e tenham a agilidade necessária para resolver os problemas.
Por fim, invista em softwares de processamento de chamadas que auxiliam e conectam o cliente diretamente com o setor que ele precisa conversar.
Ser proativo
Por fim, o atendente não deve esperar que o cliente faça certas exigências, visto que se estiver atento, pode oferecer soluções mais completas, considerando as necessidades do indivíduo.
Se a pessoa entra em contato com uma oficina credenciada tokio marine por ter uma dúvida, além de oferecer uma solução, a companhia precisa ser proativa e investigar problemas, e, com isso, oferecer dicas sobre seus produtos e serviços.
A proatividade também ajuda a adiantar processos, mapear riscos e se antecipar às soluções que o cliente precisa.
Importância do atendimento humanizado
O atendimento humanizado é importante porque consegue estreitar o relacionamento entre marca e cliente. Tendo em vista as mudanças no comportamento do consumidor moderno, isso é importante porque as pessoas querem se relacionar com as empresas.
Elas precisam confiar nas companhias para comprar seus produtos e serviços, e se a pessoa se sente valorizada pela organização, a tendência é que estabeleça uma relação duradoura e se torne um comprador fiel.
Uma empresa de guincho pesado 24 horas pode usar o atendimento humanizado como uma estratégia de negócios. A boa imagem atribuída pelos clientes melhora consideravelmente o posicionamento da companhia no mercado.
Quando isso acontece, ela começa a se destacar de maneira positiva perante os concorrentes. Você mesmo, como consumidor, sabe da importância de confiar em uma marca, antes de comprar com ela.
Meu dia a dia, diante da necessidade de fazer uma aquisição, além de pensar no preço e na qualidade, também consideramos a reputação da empresa e seu histórico anterior com outros consumidores.
Se alguém precisa contratar uma empresa de prestação de serviços de limpeza para condomínios, basta entrar na internet e fazer uma rápida pesquisa para encontrar a opinião de outros consumidores.
As empresas que oferecem atendimento humanizado são sempre bem faladas e recomendadas pelas pessoas, por isso, se quiser conquistar clientes sem fazer muito esforço, nada melhor do que atendê-los de maneira mais humana.
Considerações finais
Foi-se o tempo em que as organizações não precisavam se preocupar com a maneira como se relacionam com as pessoas.
A internet e a era da informação transformaram o comportamento do consumidor moderno e o tornaram mais exigente e bem informado. Isso fez com que os clientes começassem a procurar uma relação mais duradoura com as marcas.
Soma-se a isso a grande competitividade do mercado e encontramos razões de sobra para humanizar o atendimento, diferenciar o seu negócio e mostrar para as pessoas que elas são importantes para a empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.