Confira algumas dicas importantes para impulsionar as vendas na sua loja, mesmo em contextos econômicos desafiadores
Quem trabalha no comércio sabe que essa área é extremamente dinâmica e exige constantes atualizações. É preciso também acompanhar as mudanças nos comportamentos e necessidades dos consumidores.
Em épocas de crises econômicas, é importante pensar em novas estratégias para recuperar as vendas e manter o negócio. Além de estratégias relacionadas às áreas de marketing e administração, os administradores podem comprar alguns aparelhos estratégicos para isso, tais como bobina térmica e maquininhas. Veja algumas dicas importantes a seguir!
Bobina térmica
Existem alguns aparelhos que são importantes para dinamizar o processo de pagamento – o que é essencial nos comércios presenciais, já que nenhum cliente gosta de passar muito tempo na fila do caixa.
Por isso, é importante investir em bobinas térmicas, que utilizam papel térmico para imprimir em diversas máquinas. Com esse aparelho, a impressão é feita através do calor, sem precisar de tinta. Pode-se imprimir cupons fiscais, bilhetes, recibos, entre outros exemplos.
Maquininha
Uma boa maquininha de cartões é igualmente essencial. Quem nunca foi pagar algo no caixa e gastou muito mais tempo do que o necessário porque a maquininha estava com problemas?
Para oferecer uma boa experiência de compra para seus clientes, escolha bem a máquina, estando atento a fatores como o preço praticado, as bandeiras de cartão aceitas e as tecnologias de que esse aparelho dispõe.
As taxas mais comuns para quem adquire essas maquininhas são: taxa de débito, taxa de antecipação, taxa de crédito e taxa de aquisição (ou aluguel) do aparelho. É importante lembrar que as taxas de antecipação são muito caras (podendo chegar a 40% do valor da transação) e devem ser utilizadas somente quando o comerciante não tem capital de giro para pagar as contas básicas da loja. Essa antecipação do depósito do valor das transações na conta bancária da loja é um recurso a ser utilizado com cautela.
Também é importante analisar qual é o perfil do seu negócio e comparar as taxas para operações em crédito e no débito – escolha a empresa que tiver as taxas mais competitivas para as modalidades de pagamento que os seus clientes mais solicitam.
Na internet, você pode encontrar sites gratuitos que comparam maquininhas e simulam as taxas de cada uma para o seu negócio, considerando o segmento e o volume de vendas. Tudo isso te ajuda a fazer uma escolha mais personalizada e condizente com as necessidades da sua loja.
E-commerce
A pandemia evidenciou que, quem deseja se manter no mercado, precisa garantir presença no mundo digital. Quem não fez isso, dificilmente conseguiu manter o negócio funcionando – especialmente pequenas e médias empresas.
Por isso, é importante conhecer as estratégias mais adequadas de e-commerce para o seu negócio. Primeiramente, trace um objetivo que vai guiar o seu e-commerce (pelo menos no início, o objetivo pode mudar depois, ao ver como as vendas ocorrem).
Em seguida, escolha uma boa plataforma de e-commerce (segura e fácil de acessar), defina os canais de atendimento, pesquise fornecedores e escolha as opções de envio. No e-commerce, o site deve fazer o que, nas lojas físicas, era feito por funcionários (como tirar dúvidas dos clientes, mostrar os produtos, efetuar o pagamento).
Por isso, estude bem as funcionalidades que um bom site de e-commerce deve ter para atender os clientes, garantindo segurança na captação de dados sigilosos e nas transações bancárias.
Marketing digital
Junto com um bom e-commerce, é preciso investir em marketing digital. Para vender, é preciso reconhecer as necessidades do seu público, manter uma comunicação que dialogue com ele e corrigir rapidamente possíveis erros durante a jornada de compra.
O e-mail marketing é uma tática cada vez mais utilizada por empresas de vários segmentos e portes, pois é uma boa pedida para tentar fidelizar os clientes. Já as redes sociais podem ser mais estratégicas para divulgar a sua loja para potenciais clientes.