4 Dicas para Aumentar as Vendas em sua Loja
Confira algumas dicas importantes para impulsionar as vendas na sua loja, mesmo em contextos econômicos desafiadores
Quem trabalha no comércio sabe que essa área é extremamente dinâmica e exige constantes atualizações. É preciso também acompanhar as mudanças nos comportamentos e necessidades dos consumidores.
Em épocas de crises econômicas, é importante pensar em novas estratégias para recuperar as vendas e manter o negócio. Além de estratégias relacionadas às áreas de marketing e administração, os administradores podem comprar alguns aparelhos estratégicos para isso, tais como bobina térmica e maquininhas. Veja algumas dicas importantes a seguir!
Bobina térmica
Existem alguns aparelhos que são importantes para dinamizar o processo de pagamento – o que é essencial nos comércios presenciais, já que nenhum cliente gosta de passar muito tempo na fila do caixa.
Por isso, é importante investir em bobinas térmicas, que utilizam papel térmico para imprimir em diversas máquinas. Com esse aparelho, a impressão é feita através do calor, sem precisar de tinta. Pode-se imprimir cupons fiscais, bilhetes, recibos, entre outros exemplos.
Maquininha
Uma boa maquininha de cartões é igualmente essencial. Quem nunca foi pagar algo no caixa e gastou muito mais tempo do que o necessário porque a maquininha estava com problemas?
Para oferecer uma boa experiência de compra para seus clientes, escolha bem a máquina, estando atento a fatores como o preço praticado, as bandeiras de cartão aceitas e as tecnologias de que esse aparelho dispõe.
As taxas mais comuns para quem adquire essas maquininhas são: taxa de débito, taxa de antecipação, taxa de crédito e taxa de aquisição (ou aluguel) do aparelho. É importante lembrar que as taxas de antecipação são muito caras (podendo chegar a 40% do valor da transação) e devem ser utilizadas somente quando o comerciante não tem capital de giro para pagar as contas básicas da loja. Essa antecipação do depósito do valor das transações na conta bancária da loja é um recurso a ser utilizado com cautela.
Também é importante analisar qual é o perfil do seu negócio e comparar as taxas para operações em crédito e no débito – escolha a empresa que tiver as taxas mais competitivas para as modalidades de pagamento que os seus clientes mais solicitam.
Na internet, você pode encontrar sites gratuitos que comparam maquininhas e simulam as taxas de cada uma para o seu negócio, considerando o segmento e o volume de vendas. Tudo isso te ajuda a fazer uma escolha mais personalizada e condizente com as necessidades da sua loja.
E-commerce
A pandemia evidenciou que, quem deseja se manter no mercado, precisa garantir presença no mundo digital. Quem não fez isso, dificilmente conseguiu manter o negócio funcionando – especialmente pequenas e médias empresas.
Por isso, é importante conhecer as estratégias mais adequadas de e-commerce para o seu negócio. Primeiramente, trace um objetivo que vai guiar o seu e-commerce (pelo menos no início, o objetivo pode mudar depois, ao ver como as vendas ocorrem).
Em seguida, escolha uma boa plataforma de e-commerce (segura e fácil de acessar), defina os canais de atendimento, pesquise fornecedores e escolha as opções de envio. No e-commerce, o site deve fazer o que, nas lojas físicas, era feito por funcionários (como tirar dúvidas dos clientes, mostrar os produtos, efetuar o pagamento).
Por isso, estude bem as funcionalidades que um bom site de e-commerce deve ter para atender os clientes, garantindo segurança na captação de dados sigilosos e nas transações bancárias.
Marketing digital
Junto com um bom e-commerce, é preciso investir em marketing digital. Para vender, é preciso reconhecer as necessidades do seu público, manter uma comunicação que dialogue com ele e corrigir rapidamente possíveis erros durante a jornada de compra.
O e-mail marketing é uma tática cada vez mais utilizada por empresas de vários segmentos e portes, pois é uma boa pedida para tentar fidelizar os clientes. Já as redes sociais podem ser mais estratégicas para divulgar a sua loja para potenciais clientes.