Os leads são contatos de possíveis que ao visitarem uma página ou site, deixaram seus dados e informações pessoais ou profissionais.
Esses dados podem ser o e-mail, o nome ou o telefone e em contrapartida dessas informações eles esperam alguma recompensa por parte da empresa.
Com esses contatos existe a possibilidade de iniciar um relacionamento com os clientes. Daí, abre-se uma oportunidade de negócio e isso é primordial para o crescimento da empresa fazendo com que ela possa ser uma referência dentro do segmento no qual atua.
Um contato de telefone deixado em um site de limpeza de colchão, por um cliente, pode converter essa visita em uma oportunidade de negócio futuro, por exemplo, aumentando as vendas e gerando lucro para a instituição.
Gerar esses leads é transformar pessoas desconhecidas, cujos interesses estão voltados no contexto da empresa, em conhecidos e isso se dá por meio da produção de conteúdos relevantes, para que elas escolham livremente fornecer seus dados.
Todas as marcas sempre buscam novas maneiras de criar pontes entre as empresas e os clientes e uma dessas formas ocorre por meio dos blogs. Uma maneira adequada de manter comunicação assertiva.
Quais os tipos de leads e suas diferenças?
Por meio da aquisição de leads é possível calcular o nível de engajamento do potencial cliente de móveis de luxo para quarto, por exemplo. Isso permite que se entenda em que etapa ele está no funil de vendas.
Os leads podem ser divididos em 4 níveis:
- Lead que precisa e procura uma solução
- Lead que precisa de uma solução e procrastina
- Lead que precisa do produto, mas não sabe
- Lead que não necessita do produto
Partindo daí será elencada as diferenças entre eles, explicando como são as características de cada um.
O lead que precisa e procura uma solução de montagem forro drywall com certeza já está motivado a comprar o serviço. Conhece as alternativas do mercado e avalia qual será a melhor opção, tanto em benefícios como em preço.
Esse lead é mais barato e mais fácil de ser pinçado porque a empresa precisa apenas apresentar uma boa oferta diante das outras que foram pesquisadas e ela deve ser barata, rápida e imediata.
Afinal, nesse caso o foco é que ele não procure a concorrência e, por essa razão, a oferta precisa ser mais agressiva a fim de convencê-lo a realizar a compra.
O lead que precisa de uma solução para manutenção elétrica corretiva e procrastina para encontrá-la é pouco explorado devido à dificuldade de convertê-lo em uma oportunidade de negócio.
A barreira a ser quebrada aqui é a procrastinação, que todos fazemos, a não ser que a necessidade seja urgente.
Aí, tudo muda e argumentar sobre os benefícios do serviço deve sobrepor as barreiras, criando para isso a sensação de urgência.
O lead que precisa do varal de teto retrátil, para ser convertido em cliente, precisa de muito esforço nos processos de marketing da empresa, mas, em contrapartida, a concorrência é mínima porque ele não sabe quais são seus problemas e dores.
O foco aqui é fazer com que ele compreenda isso e, a partir desse ponto, propor o produto como sendo a solução adequada.
Para os dois tipos de leads mencionados, a oferta precisa ser de alto valor e valor agregado, complexa, longa e educativa.
Portanto, a entrega de conteúdo, a conscientização e o convencimento são primordiais e trazem ótimos resultados.
E finalizando, os leads que não necessitam de cupcake personalizado, o custo e o esforço para convertê-lo em cliente é maior do que os resultados obtidos pela empresa.
Como ele não precisa do produto, depois de adquiri-lo, pode ficar insatisfeito e com isso, a empresa corre o risco de ser mal vista e ser considerada apenas como uma que quer “empurrar” a mercadoria. Não há aqui motivação para encontrar leads.
Qual a importância dos blogs na conversão de leads?
Para que as estratégias utilizadas gerem leads e façam com que o site da empresa traga maior rentabilidade ao negócio é importante que os conteúdos criados sejam relevantes para que atraiam mais a atenção dos consumidores.
É nesse momento que criar um blog se torna importante e ele deve ser criado em uma plataforma interessante, para que os visitantes tenham interesse no produto ou serviço de massagens redutoras de barriga, por exemplo, e queiram realizar a compra.
Por meio de um blog bem estruturado o cliente consegue por meio das pesquisas no Google, encontrar a empresa e o produto ou serviço que precisa e é mais fácil a conversão de leads.
É por intermédio dos blogs que a empresa consegue atrair o tipo certo de pessoa que se quer como cliente de arquitetura fachada comercial e investir neles é uma das melhores maneiras de ter sucesso no investimento.
Para atrair esse cliente certo até o blog é preciso saber quais os pontos fracos que o consumidor tem, bem como quais são os desafios que ele precisa superar.
Traçar o perfil do comprador ajudará a empresa a posicionar o blog criado, para que ela seja considerada um fornecedor potencial de um determinado produto ou serviço ou considerada um fornecedor que apresenta uma solução a tempo.
Considerando que as pessoas começam suas pesquisas através de mecanismos de buscas, otimize as postagens com palavras-chave e tópicos que normalmente elas usam nessa procura.
Enriqueça as palavras chave do blog de modo que os usuários possam ser incentivados nas pesquisas realizadas e queiram clicar no artigo da sua empresa.
Crie no blog ofertas valiosas de conteúdo para que os clientes façam o download dessas informações, pedindo em troca detalhes de contato do visitante, para que essa estratégia gere leads.
Usando essas estratégias e outras, será o departamento de marketing que irá definir a possibilidade de converter visitantes em leads aumentando a conversão substancialmente.
Mostraremos algumas dicas de como converter visitantes em leads, de forma a alavancar as vendas e trazer mais lucros financeiros para a empresa, tais como:
Não demore a retornar para os leads. Eles não gostam de esperar e com certeza o interesse tende a cair depois de uma hora e nessa altura elas já podem ter procurado a concorrência.
Portanto, direcione os contatos online para serem recebidos pela equipe de vendas, por meio de um e-mail central. Dessa forma o atendimento rápido estará garantido.
Qualifique cada lead assim que receber o contato e lembre-se que ligações por telefone são oportunidades potenciais para realizar vendas e fechar um negócio. Essa qualificação ajuda na escolha de qual time de vendas atenderá esse lead.
Faça uma estruturação na equipe de vendas para que ela atue com velocidade. São os processos utilizados nessa estruturação que permitem que as equipes se movimentam mais rapidamente em direção a conversão e as vendas.
Depois que o lead preencher um formulário, por exemplo, já significa que ele tem interesse no produto ou serviço. Não perca a chance de manter contato.
Pergunte se ele está interessado em receber a newsletter da empresa ou fale sobre algum artigo do blog que esteja ligado ao real interesse dele.
Essas ações vão alimentar o lead e deixá-lo preparado para que a venda seja realizada. Mostre a ele o quanto a empresa está interessada e mesmo que ele não compre de primeira, com certeza retornará.
Monitore as etapas do processo de vendas para cada lead, ou seja, onde ele está e quais ações acontecem durante a sua visita ao site.
Acompanhe individualmente cada colaborador da equipe de vendas ou o próprio gerente da área. Isso dará uma visão mais completa do cenário.
Sempre ofereça conhecimento total do negócio para o lead, quando isso ocorre a necessidade de compra se torna maior.
A presença da empresa nos canais digitais é uma rica oportunidade para que se consiga converter leads em clientes. A vida hoje está na internet, portanto, esteja nesse ambiente, também.
Identifique bem quem é a persona, dessa forma, para aumentar as taxas de conversão é essencial enviar comunicações certas, dentro do momento certo e isso mantém o foco no visitante.
Segmente listas de contato por perfil de público-alvo, por etapas do funil de vendas ou por meio dos interesses demonstrados.
Agregue valores com ofertas únicas e direcionadas aos visitantes, para que eles se interessem no produto ou serviço para que eles possam se tornar leads qualificados e mais à frente passem a ser clientes.
Considerações finais
Sendo assim, agora que o artigo mostrou a importância dos blogs na conversão de leads, quais os tipos e diferenças entre eles, como também dicas de como converter visitantes em leads, utilize as estratégias de forma adequada e prepare-se para o retorno financeiro.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.