vantagens do buyer persona

Quais a vantagens de utilizar Buyer persona em uma estratégia de marketing

Você sabe quais são as vantagens do buyer persona? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem, por não entenderem muito bem essa estratégia.

A persona trata-se de um personagem semifictício que representa o perfil de cliente ideal de uma empresa. Para sua criação, é necessário considerar as características dos clientes reais, seus comportamentos, entre outras informações.

Estamos falando de uma ferramenta de segmentação de mercado que embasa as estratégias de Marketing Digital da companhia.

É muito importante saber quem a sua empresa pretende alcançar, pois assim você sabe para quem produzir seus conteúdos, com quem se comunica, quem educa e o tipo de cliente que precisa converter.

Isso é importante porque suas estratégias de marketing precisam ser direcionadas aos clientes para realmente trazer resultados. No entanto, sabemos que não é fácil produzir uma publicação ou definir um layout em meio a um público extenso.

Para facilitar esse processo, é criada a buyer persona. Por isso, neste artigo, vamos explicar seu conceito, falar sobre sua importância e listar seus benefícios. Se você deseja se aprofundar no assunto, não deixe de ler até o final.

Qual o conceito de buyer persona?

A persona nada mais é do que um personagem semifictício, criado com base em comportamentos reais que mostram quem é o cliente ideal de uma organização.

Também conhecida como avatar, a buyer persona ajuda na criação de conteúdo e em muitas outras estratégias de marketing digital.

Um fabricante de cerca concertina clipada pode criar sua persona com o objetivo de reunir as principais características de seus clientes, assim, ele vai trabalhar com estratégias alinhadas aos interesses de seu público e que atendam às suas demandas.

A criação da persona, entretanto, depende de muita pesquisa para descobrir diferentes aspectos dos clientes, como:

  • Quem são;
  • Com o que trabalham;
  • O que fazem;
  • Como se informam;
  • Quais são as suas necessidades.

Todas essas características são baseadas em dados, e não em suposições. É assim que melhoramos e fortalecemos os produtos e serviços, bem como nossas estratégias de marketing.

Para você entender um pouco mais sobre o que estamos falando, vamos dar um rápido exemplo de persona:

“Miguel, 31 anos, casado, gestor de marketing de uma empresa de grande porte. Possui perfil analítico e focado em números, está sempre em busca de novidades e quer qualificar melhor o seu time.

No entanto, tem como obstáculo uma agenda apertada, além da pouca mão de obra disponível para executar suas ideias.”

Com base nessa definição, começamos a entender por que a persona é tão importante para as empresas, como um fabricante de parede 3d gesso, como ficará claro no próximo tópico.

A importância da persona para as companhias

A criação de uma persona é essencial por diversas razões, uma delas é o fato de que a corporação consegue aprofundar seu conhecimento sobre o público.

Na verdade, o público-alvo é um passo muito importante para definir o tipo de consumidor com quem a sua empresa deseja se comunicar. Então, depois que você sabe quem é seu público, fica muito mais fácil definir a sua persona.

É ela quem vai mostrar para você a complexidade do seu cliente indo a fundo no perfil dele. Esse personagem também é vital, uma vez que permite que a corporação compreenda o valor de seu produto ou serviço para o público.

Isso acontece porque é possível descrever a rotina desse perfil de cliente e elencamos suas dores, dúvidas, necessidades, desejos e tudo o que se relaciona com a proposta de valor da empresa.

A partir daí, você descobre o espaço que sua solução ocupa na vida dessas pessoas, ou seja, o valor dela para o público. Assim sendo, pode-se dizer que a persona ajuda a perceber de que maneira a marca é útil para o público.

Essa estratégia também possibilita que um fabricante de persiana automática determine os canais de comunicação com seu público.

Ela mostra as fontes usadas pelo seu tipo de clientes para obter informações, falar com outras pessoas e interagir com as empresas, e se você sabe onde seu público está, precisa estar no mesmo lugar.

Só que mais do que marcar presença nesses espaços, também é com base nas características da buyer persona que você define as pautas do marketing de conteúdo.

O objetivo desse trabalho é esclarecer as principais dúvidas dessas pessoas e atender suas necessidades. Cada dúvida da sua persona pode ser uma publicação no blog ou uma postagem nas redes sociais.

Se você sabe quais são os questionamentos do seu cliente, vai resolver suas dores por meio de publicações, ao longo de toda a jornada de compra.

Assim, um fabricante de porta de aço de enrolar consegue guiar melhor seus leads ao longo de seu funil de vendas.

Mas não basta apenas saber quais assuntos serão abordados em seus conteúdos, é fundamental usar uma linguagem adequada para isso. Se fizer isso, vai se comunicar com seus clientes da melhor maneira possível.

Imagine como seria inadequado usar uma linguagem informal com um público formado, por exemplo, por advogados?

A linguagem certa precisa estar presente em todos os pontos de contato com o cliente, o que vai além dos conteúdos, chegando às campanhas de mídia paga. Se elas não forem bem direcionadas, você simplesmente perde dinheiro.

Da mesma maneira, não podemos deixar de dizer que, ao estabelecer sua persona, a empresa consegue otimizar a experiência do usuário em seu site.

Inclusive, um fabricante de lava louça industrial pode usar as características de sua persona para melhorar suas estratégias de UX (User Experience) design.

Isso acontece porque, muito mais do que descrever o perfil comportamental do seu cliente ideal, você consegue entender de que maneira o usuário navegaria pelo seu site, além de outras informações relevantes.

Por essa razão, é perfeitamente possível otimizar o site do seu negócio, tendo como base as características e preferências de sua persona.

O melhor de tudo é que todo esse trabalho traz uma série de vantagens para a organização, como veremos no próximo tópico.

Vantagens da persona para o negócio

Com base nas explicações acima acerca da importância da persona para as empresas, não é difícil imaginar suas vantagens, que são:

1 – Melhorar o disparo de e-mail marketing

Alguns empreendedores se perguntam se o e-mail marketing continua sendo uma boa estratégia. A resposta é sim, o e-mail marketing continua sendo importante e ainda traz diversos benefícios.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa, 68% das empresas, como uma confecção de camiseta personalizada para aniversário, acreditam que as estratégias de e-mail trazem excelentes retornos sobre os investimentos.

Entretanto, não basta apenas enviar e-mails, pois para que sejam eficientes, precisam ser personalizados e levar em consideração os interesses da persona.

É por essa razão que muitas companhias usam uma ferramenta de automação de marketing para segmentar melhor sua lista de contatos e trabalhar as mensagens de acordo com os interesses de cada um.

2 – Manter os clientes satisfeitos

Como falamos anteriormente, levando em consideração as características de sua persona, uma empresa de locação de box, ao criar sua persona, consegue criar conteúdos mais interessantes e atrai o público-alvo certo.

Ou seja, seu negócio vai se comunicar com quem realmente importa e pode se interessar pelos produtos e serviços que tem a oferecer.

3 – Investir nos interesses do seu público

Para construir a buyer persona, o primeiro passo é segmentar o seu mercado. Uma empresa pode criar quantas personas achar necessário, mas o ideal é que, no início, você trabalhe com um número reduzido.

É assim que será possível adquirir a segurança necessária e definir as características que esses personagens reúnem.

Podemos usar como exemplo uma plataforma e-commerce de tela proteção piscina em que seu foco é o público masculino de classes A e B. Mas eles podem ser homens de meia idade, mais jovens e os que gostam de praticar exercícios na piscina.

Com base nessas informações, a loja pode criar suas personas e assim elaborar conteúdos que tenham a ver com esses perfis. Isso melhora a assertividade da comunicação, o que acaba por facilitar as conversões.

Conclusão

A buyer persona é uma estratégia muito importante para o sucesso do negócio e de suas ações de marketing. Isso porque ele se torna capaz de se comunicar com quem realmente se interessa por seus produtos e serviços e deseja comprá-los.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa estratégia, entendendo seu conceito e importância. Aplicá-la, sem dúvidas, vai otimizar seus investimentos em marketing e trazer mais resultados para a sua marca. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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