O Dia do Profissional de Marketing é comemorado 8 de maio, para prestigiar todos que se dedicam a essa ocupação.
Aliás, você já parou para pensar na importância deste profissional?
Basicamente eles são um dos principais responsáveis por empresas de todos os tamanhos e segmentos atraírem clientes e se destacarem no mercado com seus produtos ou serviços.
Uma tarefa fundamental, não é mesmo?
Mas é claro que não é fácil fazer isso na prática e que é preciso muito estudo e dedicação para dominar a área e ajudar empresas a se posicionarem, entregar valor ao seu público, conquistarem carinho e, consequentemente, lucrar mais.
Justamente por exercer um papel tão essencial dentro de organizações que nós comemoramos o Dia do Profissional de Marketing!
Para saber mais sobre essa data e principalmente como presentear profissionais de marketing, basta seguir a leitura conosco deste artigo!
O que é Marketing? E qual é sua relação com a Publicidade?
O marketing é uma área que foca em conquistar e fidelizar clientes para uma empresa gerando o valor sobre o seu produto ou serviço ou até mesmo sobre a própria marca.
Ou seja, a essência dessa profissão é conquistar o público de uma organização através de estratégias para conseguir convertê-los em clientes e colaborar no aumento das vendas.
A relação do marketing com a publicidade está no fato de que a publicidade é um braço das estratégias criadas pelo setor de marketing para divulgar uma determinada marca.
Na prática, o profissional de marketing se responsabiliza por identificar oportunidades de negócio e realizar diversas pesquisas prévias para analisar qual a viabilidade de tirá-las do papel.
Enquanto isso, o publicitário trabalha com base nas informações que foram levantadas e as decisões que foram tomadas pela equipe de marketing para ter como base maneiras de divulgar uma empresa.
Tendo isso em mente, siga a leitura conosco para entender melhor a importância do Dia do Profissional de Marketing.
Marketing digital (Inbound) vs Marketing Outbound
Dentro do Marketing temos duas categorias extremamente importantes: o inbound e o outbound.
O Inbound Marketing tem como objetivo atrair e fidelizar clientes para uma determinada organização através do marketing de atração.
Isso significa que esse ramo do marketing não vai atrás do cliente, mas trabalha em formas de despertar o seu interesse para que ele vá até determinada marca.
A produção de conteúdo é um dos principais meios do Inbound Marketing, principalmente conteúdo de qualidade e capaz de se comunicar com o público correto.
Já o Outbound Marketing é considerado o marketing tradicional, aquele que traz clientes para uma empresa oferecendo seus produtos ou serviços.
Diferente do Inbound, o Outbound vai atrás do cliente de maneira mais ativa, como em propagandas de TV, patrocínio em eventos e propagandas em revistas e jornais.
Mas além dos meios tradicionais, o Outbound também está presente no digital, como quando você está assistindo vídeo no YouTube e ele é pausado por uma publicidade ou quando você está navegando em um site e nele existem espaços com banners e popups sobre uma determinada marca ou produto.
E qual é a relação entre o marketing e as comunicações?
A relação entre o marketing e as comunicações está no fato de que essa área é uma categoria para conversar com o público de maneira mais eficiente, principalmente quando falamos de Marketing e comunicação nas empresas.
Isso porque o marketing dentro de organizações é uma ferramenta da área de comunicação para conversar com seus clientes e alcançar novos mercados, tornando a marca é muito mais reconhecida.
Ou seja, uma vez que a comunicação está dentro do marketing e está diretamente atrelado ao relacionamento com o cliente, o seu trabalho é garantir que o produto será apresentado ao público de acordo com o que a empresa deseja.
Para isso, a comunicação usa várias ferramentas, como a publicidade e propaganda, que como falamos anteriormente trabalham com os planos desenvolvidos pelo time de marketing.
Dessa maneira é possível desenvolver ações online e offline.
Importância da profissão: Quais são os impactos do Marketing no nosso dia a dia?
Os impactos do marketing no nosso dia a dia podem ser vistos principalmente na influência das nossas decisões de compras.
As estratégias elaboradas por esses profissionais têm o potencial de despertar interesse por produtos ou serviços que nós nem sabíamos que precisávamos.
Qual o objetivo do Dia do Profissional de Marketing? (8 de maio)
O objetivo do Dia do Profissional de Marketing é comemorar e agradecer às pessoas que trabalham nessa área por sua dedicação no setor e por sua ocupação.
Sabendo disso, é importante ficar atento ao Dia do Profissional de Marketing caso você tenha colaboradores deste setor atuando em sua empresa.
Isso porque é fundamental saber o Dia do Profissional de Marketing para parabenizá-los e para planejar ações para homenagear esses cargos, como o simples ato de distribuir um brinde para eles.
Quais são os principais brindes para distribuir no Dia do Profissional de Marketing?
Na sequência, apresentamos a você uma lista com opções de brindes para celebrar o Dia do Profissional de Marketing. Confira!
- pen drive personalizado;
- caderno feminino;
- caderno para anotações;
- copo retrátil de silicone;
- suporte para celular biodegradável;
- squeeze de aço inox;
- mochila com saída para fone de ouvido;
- mochila para notebook;
- almofada kit pipoca;
- headfone estéreo;
- carregador portátil;
- organizador de mesa de escritório;
Outras Datas Comemorativas que merecem presentes / brindes
- dia do profissional de publicidade: 1º de fevereiro
- dia do profissional de e-commerce: 15 de setembro
- dia do profissional de relações públicas: 2 de dezembro
- dia do profissional de RH: 3 de junho
- dia do profissional de mídia: 21 de junho
- dia do profissional de compras: 19 de setembro
- dia do profissional de vendas: 1º de outubro
Para homenagear profissionais de todas as áreas com brindes, conheça a Hakuna Matata.
Conclusão
A essa altura do artigo você já decorou que o Dia do Profissional de Marketing é comemorado 8 de maio, certo?
E como você viu, esses profissionais são fundamentais para as atividades de negócios de todos os tamanhos e marcados.
Justamente por isso é tão importante lembrar deles nesta data e homenageá-los com brindes, por exemplo.
E para isso você pode e deve contar com a Hakuna Matata Brindes no Dia do Profissional de Marketing!