Ícone do site Blog HM Brindes

Dia do Profissional de Marketing: como homenageá-los?

Profissional feliz em mesa de escritório, representando o Dia do profissional de marketing. Há um notebook, um óculos de grau e um café expresso sobre a mesa

O Dia do Profissional de Marketing é comemorado 8 de maio, para prestigiar todos que se dedicam a essa ocupação.

Aliás, você já parou para pensar na importância deste profissional?

Basicamente eles são um dos principais responsáveis por empresas de todos os tamanhos e segmentos atraírem clientes e se destacarem no mercado com seus produtos ou serviços.

Uma tarefa fundamental, não é mesmo?

Mas é claro que não é fácil fazer isso na prática e que é preciso muito estudo e dedicação para dominar a área e ajudar empresas a se posicionarem, entregar valor ao seu público, conquistarem carinho e, consequentemente, lucrar mais.

Justamente por exercer um papel tão essencial dentro de organizações que nós comemoramos o Dia do Profissional de Marketing!

Para saber mais sobre essa data e principalmente como presentear profissionais de marketing, basta seguir a leitura conosco deste artigo!

O que é Marketing? E qual é sua relação com a Publicidade?

O marketing é uma área que foca em conquistar e fidelizar clientes para uma empresa gerando o valor sobre o seu produto ou serviço ou até mesmo sobre a própria marca.

Ou seja, a essência dessa profissão é conquistar o público de uma organização através de estratégias para conseguir convertê-los em clientes e colaborar no aumento das vendas.

A relação do marketing com a publicidade está no fato de que a publicidade é um braço das estratégias criadas pelo setor de marketing para divulgar uma determinada marca.

Na prática, o profissional de marketing se responsabiliza por identificar oportunidades de negócio e realizar diversas pesquisas prévias para analisar qual a viabilidade de tirá-las do papel.

Enquanto isso, o publicitário trabalha com base nas informações que foram levantadas e as decisões que foram tomadas pela equipe de marketing para ter como base maneiras de divulgar uma empresa.

Tendo isso em mente, siga a leitura conosco para entender melhor a importância do Dia do Profissional de Marketing.

Marketing digital (Inbound) vs Marketing Outbound

Dentro do Marketing temos duas categorias extremamente importantes: o inbound e o outbound.

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair e fidelizar clientes para uma determinada organização através do marketing de atração.

Isso significa que esse ramo do marketing não vai atrás do cliente, mas trabalha em formas de despertar o seu interesse para que ele vá até determinada marca.

A produção de conteúdo é um dos principais meios do Inbound Marketing, principalmente conteúdo de qualidade e capaz de se comunicar com o público correto.

Já o Outbound Marketing é considerado o marketing tradicional, aquele que traz clientes para uma empresa oferecendo seus produtos ou serviços.

Diferente do Inbound, o Outbound vai atrás do cliente de maneira mais ativa, como em  propagandas de TV, patrocínio em eventos e propagandas em revistas e jornais.

Mas além dos meios tradicionais, o Outbound também está presente no digital, como quando você está assistindo vídeo no YouTube e ele é pausado por uma publicidade ou quando você está navegando em um site e nele existem espaços com banners e popups sobre uma determinada marca ou produto.

E qual é a relação entre o marketing e as comunicações?

A relação entre o marketing e as comunicações está no fato de que essa área é uma categoria para conversar com o público de maneira mais eficiente, principalmente quando falamos de Marketing e comunicação nas empresas.

Isso porque o marketing dentro de organizações é uma ferramenta da área de comunicação para conversar com seus clientes e alcançar novos mercados, tornando a marca é muito mais reconhecida.

Ou seja, uma vez que a comunicação está dentro do marketing e está diretamente atrelado ao relacionamento com o cliente, o seu trabalho é garantir que o produto será apresentado ao público de acordo com o que a empresa deseja.

Para isso, a comunicação usa várias ferramentas, como a publicidade e propaganda, que como falamos anteriormente trabalham com os planos desenvolvidos pelo time de marketing.

Dessa maneira é possível desenvolver ações online e offline. 

Importância da profissão: Quais são os impactos do Marketing no nosso dia a dia?

Os impactos do marketing no nosso dia a dia podem ser vistos principalmente na influência das nossas decisões de compras.

As estratégias elaboradas por esses profissionais têm o potencial de despertar interesse por produtos ou serviços que nós nem sabíamos que precisávamos.

Qual o objetivo do Dia do Profissional de Marketing? (8 de maio)

O objetivo do Dia do Profissional de Marketing é comemorar e agradecer às pessoas que trabalham nessa área por sua dedicação no setor e por sua ocupação.

Sabendo disso, é importante ficar atento ao Dia do Profissional de Marketing caso você tenha colaboradores deste setor atuando em sua empresa.

Isso porque é fundamental saber o Dia do Profissional de Marketing para parabenizá-los e para planejar ações para homenagear esses cargos, como o simples ato de distribuir um brinde para eles.

Quais são os principais brindes para distribuir no Dia do Profissional de Marketing?

Na sequência, apresentamos a você uma lista com opções de brindes para celebrar o Dia do Profissional de Marketing. Confira!

Outras Datas Comemorativas que merecem presentes / brindes

Para homenagear profissionais de todas as áreas com brindes, conheça a Hakuna Matata.

Conclusão

A essa altura do artigo você já decorou que o Dia do Profissional de Marketing é comemorado 8 de maio, certo?

E como você viu, esses profissionais são fundamentais para as atividades de negócios de todos os tamanhos e marcados.

Justamente por isso é tão importante lembrar deles nesta data e homenageá-los com brindes, por exemplo.

E para isso você pode e deve contar com a Hakuna Matata Brindes no Dia do Profissional de Marketing! 

Sair da versão mobile