Profissional feliz em mesa de escritório, representando o Dia do profissional de marketing. Há um notebook, um óculos de grau e um café expresso sobre a mesa

Dia do Profissional de Marketing: como homenageá-los?

O Dia do Profissional de Marketing é comemorado 8 de maio, para prestigiar todos que se dedicam a essa ocupação.

Aliás, você já parou para pensar na importância deste profissional?

Basicamente eles são um dos principais responsáveis por empresas de todos os tamanhos e segmentos atraírem clientes e se destacarem no mercado com seus produtos ou serviços.

Uma tarefa fundamental, não é mesmo?

Mas é claro que não é fácil fazer isso na prática e que é preciso muito estudo e dedicação para dominar a área e ajudar empresas a se posicionarem, entregar valor ao seu público, conquistarem carinho e, consequentemente, lucrar mais.

Justamente por exercer um papel tão essencial dentro de organizações que nós comemoramos o Dia do Profissional de Marketing!

Para saber mais sobre essa data e principalmente como presentear profissionais de marketing, basta seguir a leitura conosco deste artigo!

O que é Marketing? E qual é sua relação com a Publicidade?

O marketing é uma área que foca em conquistar e fidelizar clientes para uma empresa gerando o valor sobre o seu produto ou serviço ou até mesmo sobre a própria marca.

Ou seja, a essência dessa profissão é conquistar o público de uma organização através de estratégias para conseguir convertê-los em clientes e colaborar no aumento das vendas.

A relação do marketing com a publicidade está no fato de que a publicidade é um braço das estratégias criadas pelo setor de marketing para divulgar uma determinada marca.

Na prática, o profissional de marketing se responsabiliza por identificar oportunidades de negócio e realizar diversas pesquisas prévias para analisar qual a viabilidade de tirá-las do papel.

Enquanto isso, o publicitário trabalha com base nas informações que foram levantadas e as decisões que foram tomadas pela equipe de marketing para ter como base maneiras de divulgar uma empresa.

Tendo isso em mente, siga a leitura conosco para entender melhor a importância do Dia do Profissional de Marketing.

Marketing digital (Inbound) vs Marketing Outbound

Dentro do Marketing temos duas categorias extremamente importantes: o inbound e o outbound.

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair e fidelizar clientes para uma determinada organização através do marketing de atração.

Isso significa que esse ramo do marketing não vai atrás do cliente, mas trabalha em formas de despertar o seu interesse para que ele vá até determinada marca.

A produção de conteúdo é um dos principais meios do Inbound Marketing, principalmente conteúdo de qualidade e capaz de se comunicar com o público correto.

Já o Outbound Marketing é considerado o marketing tradicional, aquele que traz clientes para uma empresa oferecendo seus produtos ou serviços.

Diferente do Inbound, o Outbound vai atrás do cliente de maneira mais ativa, como em  propagandas de TV, patrocínio em eventos e propagandas em revistas e jornais.

Mas além dos meios tradicionais, o Outbound também está presente no digital, como quando você está assistindo vídeo no YouTube e ele é pausado por uma publicidade ou quando você está navegando em um site e nele existem espaços com banners e popups sobre uma determinada marca ou produto.

E qual é a relação entre o marketing e as comunicações?

Profissional sorrindo falando com dois colegas em uma mesa de reunião, todos segurando documentos de papel, simbolizando Dia do profissional de marketing digital

A relação entre o marketing e as comunicações está no fato de que essa área é uma categoria para conversar com o público de maneira mais eficiente, principalmente quando falamos de Marketing e comunicação nas empresas.

Isso porque o marketing dentro de organizações é uma ferramenta da área de comunicação para conversar com seus clientes e alcançar novos mercados, tornando a marca é muito mais reconhecida.

Ou seja, uma vez que a comunicação está dentro do marketing e está diretamente atrelado ao relacionamento com o cliente, o seu trabalho é garantir que o produto será apresentado ao público de acordo com o que a empresa deseja.

Para isso, a comunicação usa várias ferramentas, como a publicidade e propaganda, que como falamos anteriormente trabalham com os planos desenvolvidos pelo time de marketing.

Dessa maneira é possível desenvolver ações online e offline. 

Importância da profissão: Quais são os impactos do Marketing no nosso dia a dia?

Os impactos do marketing no nosso dia a dia podem ser vistos principalmente na influência das nossas decisões de compras.

As estratégias elaboradas por esses profissionais têm o potencial de despertar interesse por produtos ou serviços que nós nem sabíamos que precisávamos.

Qual o objetivo do Dia do Profissional de Marketing? (8 de maio)

O objetivo do Dia do Profissional de Marketing é comemorar e agradecer às pessoas que trabalham nessa área por sua dedicação no setor e por sua ocupação.

Sabendo disso, é importante ficar atento ao Dia do Profissional de Marketing caso você tenha colaboradores deste setor atuando em sua empresa.

Isso porque é fundamental saber o Dia do Profissional de Marketing para parabenizá-los e para planejar ações para homenagear esses cargos, como o simples ato de distribuir um brinde para eles.

Quais são os principais brindes para distribuir no Dia do Profissional de Marketing?

Três profissionais, cad aum usando um notebook, dois deles sorrindo e uma escrevendo em um papel, simbolizando dia do profissional de MKT

Na sequência, apresentamos a você uma lista com opções de brindes para celebrar o Dia do Profissional de Marketing. Confira!

Outras Datas Comemorativas que merecem presentes / brindes

  • dia do profissional de publicidade: 1º de fevereiro
  • dia do profissional de e-commerce: 15 de setembro
  • dia do profissional de relações públicas: 2 de dezembro
  • dia do profissional de RH: 3 de junho
  • dia do profissional de mídia: 21 de junho
  • dia do profissional de compras: 19 de setembro
  • dia do profissional de vendas: 1º de outubro

Para homenagear profissionais de todas as áreas com brindes, conheça a Hakuna Matata.

Conclusão

A essa altura do artigo você já decorou que o Dia do Profissional de Marketing é comemorado 8 de maio, certo?

E como você viu, esses profissionais são fundamentais para as atividades de negócios de todos os tamanhos e marcados.

Justamente por isso é tão importante lembrar deles nesta data e homenageá-los com brindes, por exemplo.

E para isso você pode e deve contar com a Hakuna Matata Brindes no Dia do Profissional de Marketing! 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.