Conheça 4 dicas de marketing escolar
Marketing é um amplo segmento da administração, em especial, o marketing digital, especialidade que cresce com a consolidação das soluções em tecnologia conectada à internet. Conhecer dicas de marketing escolar é uma de suas aplicações.
O meio educacional é considerado um dos campos-chave para a definição da qualidade de vida da população, com impacto direto sobre indicadores socioeconômicos, renda, qualificação profissional e desenvolvimento humano.
São cerca de 11 a 13 anos para abarcar toda a rede de ensino básico, responsável por preparar o indivíduo para o mercado de trabalho ou vida acadêmica. Com idades mínimas entre os 2 e 3 anos, máximas em 18, a fase compreende toda a infância e adolescência.
A importância de empresas e instituições de apoio deste segmento se apoia em fatos como esses. Diante da formação psicológica, social e intelectual, bem como da ampla amostra de idade, a educação demanda uma forma exclusiva de marketing.
Com o objetivo de comunicar a qualidade de instituições educacionais, conscientizar o público quanto ao que faz uma boa escola, melhorar a captação de clientes e o relacionamento com pais e responsáveis, o marketing escolar se estabelece.
Investir em marketing escolar pode gerar benefícios significativos para os negócios nesta área, com efeitos de curto, médio e longo prazo, tais como:
- Crescimento do potencial de fidelização do cliente;
- Melhoria no relacionamento entre escola e pais;
- Redução das taxas de cancelamento de matrícula;
- Aprimoramento da reputação de marca;
- Inserção mais robusta nas plataformas virtuais.
Neste artigo, as bases do marketing escolar de organizações da educação infantil, ensino fundamental 1 grau até o ensino médio, serão apresentadas ao leitor em um conjunto de dicas importantes para a implementação dessas técnicas.
Impactos sobre docentes, alunos e famílias
O marketing escolar é uma combinação entre conhecimentos básicos em marketing, aplicado para a gestão, publicidade e assessoria de qualquer empresa, junto às práticas de Pedagogia e Psicologia infantil e adolescente.
O ambiente escolar lida com indivíduos ainda em fase de desenvolvimento da cognição e personalidade, demonstrado pela coordenação motora no início da primeira infância e os conflitos morais alimentados durante a puberdade.
O processo de aprendizado acadêmico depende de um bom desenvolvimento social e emocional, uma vez que são capazes de estimular a motivação que capta o interesse do estudante. Técnicas de Pedagogia buscam alcançar esse objetivo.
O marketing escolar cumpre a função de informar e conscientizar pais e alunos sobre a importância dos espaços de educação básica, ao passo em que realiza a publicidade corporativa na comunicação visual para captação de clientes.
Uma abordagem enriquecedora do tema, além de aumentar receitas e melhorar a perspectiva de retenção do cliente, informa o consumidor sobre o serviço pelo qual está pagando, aprimorando a confiabilidade percebida da instituição.
O acesso à informação é uma constante nas relações comerciais contemporâneas, um cenário possível através da tecnologia digital sob a forma de computadores e smartphones. Com isso, o consumidor tornou-se mais exigente com o conteúdo que consome.
O uso massivo da internet no contexto diário fabricou dois efeitos: o primeiro é a crise de autoridade no campo da informação. O alto volume de dados, além do que o cérebro humano é capaz de processar, levanta dúvidas quanto à qualidade do conteúdo.
Questões envolvendo a segurança da informação, a instalação de criptografia e outros recursos para salvaguardar bases de dados de uma empresa de limpeza predial, por exemplo, estão sempre presentes no cotidiano corporativo.
Outro fator que contribuiu com este efeito é a multiplicidade de fontes e a facilidade com que se cria publicações de alcance mundial. Portanto, o marketing escolar pode estabelecer uma posição de autoridade ao informar a audiência de modo idôneo e efetivo.
O efeito de desconfiança anda junto com a curiosidade pelos detalhes daquilo que se consome, pela experiência personalizada de uma aula de canto iniciante, ou pelo engajamento em questões sociais.
Todos esses são pontos chave na construção de uma estratégia de marketing escolar. O tripé de conceitos que formam esse tópico da publicidade e gestão, são:
Pilar da informação
A informação é o primeiro passo para a abordagem de marketing escolar. Baseado na geração de interesse de modo orgânico, a produção de conteúdo frequente e de qualidade constrói uma reputação de autoridade e confiabilidade na área.
A variedade da informação, junto aos critérios de consistência e relevância, define o sucesso de longo prazo da campanha, construindo uma audiência engajada e clientes mais participativos em cada processo, desde o zelador de prédio até o corpo docente.
O usuário das tecnologias digitais é ávido por fonte de segurança, lugares para onde recorrer em caso de dúvidas quanto a determinado tema. O marketing digital prevê o ato de informar como o primeiro passo para solidificar a identidade de marca do negócio.
Fase da prospecção
É válido mencionar que os serviços de educação fazem parte da categoria de bens de consumo duráveis, ou seja, com alto impacto sobre a qualidade de vida do indivíduo e famílias, percebido como uma aquisição de risco e com elevado valor agregado.
Por essa razão, o intervalo entre o primeiro contato com o cliente e o fechamento da venda é maior, se comparado com outras modalidades. Um berçário particular, por exemplo, exige determinadas condições de segurança para funcionamento.
A prospecção compreende toda a fase de diálogo entre a empresa e o consumidor, sob a ponte de atendentes ou sistema de automação instalados nos canais de comunicação e suporte. Uma prospecção qualificada é vital para o marketing escolar.
Personalização do atendimento
A personalização é um paradigma presente nas sociedades pós-industriais, marcadas pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta. Superando a produção em escala das primeiras fases da indústria, o consumidor 4.0 demanda uma experiência exclusiva.
Por isso, desenvolver a personalização do suporte passa pela qualificação de visitantes em leads, pela coleta de informação sobre seu público-alvo e pelo treinamento das equipes de atendimento e vendas.
A instalação de um projeto prevenção de incêndio, com a participação do estudante, como via de aplicar conceitos estudados em sala de aula, relatórios detalhados sobre o uso de cada material escolar para os responsáveis são exemplos de experiência personalizada.
Em marketing escolar, cada acontecimento no espaço escolar pode ser transformado em publicidade e informação. O envolvimento da família no processo, estimulado pela escola, define fatores como a retenção do cliente.
Como implementar o marketing escolar?
A implementação dessas práticas passa pela adaptação de técnicas muito conhecidas da gestão de relacionamento com o cliente e geração de vendas. Algumas dicas úteis para familiarizar-se com a abordagem, são:
1 – Estimule a participação dos pais
O mau relacionamento entre o corpo de professores e os pais dos alunos é um dos maiores indicativos de insatisfação do cliente no segmento educacional, figurando entre as causas de cancelamento de matrícula e transferências.
A participação dos pais neste setor se torna imperativa em todo o processo de adaptação do estudante à dinâmica social, bem como ao desempenho intelectual. A escola deve se esforçar por uma relação de confiança entre pais e professores.
Atender com agilidade e eficiência nos canais de suporte ao cliente, prover o consumidor com informações e prezar pela transparência é o melhor modo de estimular a participação dos pais, um indicador que contribui com a retenção do cliente.
2 – Invista em múltiplas plataformas
A abordagem atual de marketing é omnichannel, isto é, a presença e integração de múltiplos canais para comunicação com o consumidor. Sites, telefone, redes sociais, aplicativos e chatbots são alguns dos recursos mais comuns.
Comunicar a infraestrutura da instituição de ensino, como um passeio virtual pelas dependências internas e externas, equipadas com tela proteção piscina, exige o emprego de recursos visuais e sonoros, sob a forma de imagem, texto e áudio.
Investir em uma ferramenta de tour virtual para o site da escola, disponibilizar um canal direto para contato com a coordenação, montar um cronograma de publicações em formato de artigo, imagem e vídeo combinados são medidas eficazes.
3 – Promova pesquisas de satisfação
A satisfação do cliente é de extrema importância para a saúde financeira de uma empresa prestadora de serviços de longo prazo, com pagamento de mensalidades. Realizar pesquisas de satisfação auxilia a calibrar a percepção da gestão sobre o negócio.
Muitas plataformas permitem a produção de questionários online a um custo irrisório ou mesmo gratuito, facilitando a criação, divulgação e armazenamento de dados colhidos. As pesquisas de opinião podem ser usadas em benchmarks no planejamento estratégico.
4 – Digitalize seus eventos
O cronograma escolar é usualmente repleto de eventos comemorativos. Feriados e datas especiais são vistos por muitos educadores como uma chance de aplicar conhecimentos vistos em sala de aula. Transmiti-los em plataformas online é uma solução de marketing.
Digitalize seus eventos com a distribuição de convites, publicação de material publicitário para divulgação do evento. Desta forma, fomenta-se um engajamento virtual com as páginas da marca, aumentando o tráfego.
Conclusão
O marketing escolar é um instrumento fundamental de melhoria das relações entre pais e responsáveis e instituições de educação básica. A prática reflete o aprimoramento da infraestrutura escolar pela inserção de tecnologia nos processos diários.
Importante para melhorar o potencial de atração, prospecção e retenção do cliente, o marketing escolar melhora os níveis de satisfação do consumidor e confere aos alunos uma experiência mais saudável com o início da vida acadêmica.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.