Conheça os tipos de sacolas ecológicas e as ecobags personalizadas!
As discussões sobre sustentabilidade e preservação ambiental ganham cada vez mais espaço na mídia. Diante disso, os consumidores mudaram de comportamento e priorizam marcas que oferecem brindes temáticos, como diferentes tipos de sacolas retornáveis, as ecobags.
Além disso, a geração atual percebe a necessidade de colocar em pauta a importância de repensarmos a forma como cuidamos do meio ambiente. Por isso, mais empresas estão buscando se adequar ao tema na logística interna para mostrar que essa é uma preocupação legítima, inclusa nos valores da marca.
Quer saber mais? Vamos mostrar as vantagens de usar sacolas ecológicas em seu negócio e os principais modelos. Acompanhe!
Os tipos de sacolas ecológicas disponíveis no mercado
Não, sacola ecológica não é tudo igual! Existem diferenças na composição dos materiais de confecção, nos tamanhos e quanto ao peso a que resistem.
Elas podem ser biodegradáveis ou não, mas a grande vantagem é que não são descartáveis, podendo ser utilizadas por cinco anos se forem conservadas com alguns cuidados.
Conheça alguns dos tipos mais comuns no mercado de brindes.
Algodão
As ecobags de algodão são as mais comuns no mercado. Além de serem ecologicamente corretas, ainda suportam mais peso que as sacolas plásticas e agilizam o processo de armazenamento em lojas e mercados.
Também são propícias para a personalização com a sua marca, o que faz com que as pessoas possam ver que a empresa se preocupa com a preservação ambiental, gerando boa impressão.
TNT
As sacolas confeccionadas com TNT também são muito comuns no mercado.
O TNT é um tecido que favorece a biodegradação, já que não passa por processos têxteis, como fiação, tecelagem ou malharia.
Poliéster de garrafa pet
As garrafas plásticas são recicladas para a confecção dessa ecobag. Elas são processadas e se tornam um tecido que pode ser transformado em sacola. Consumir esse tipo de produto é interessante, pois é possível contribuir para a retirada de plástico do ambiente, além de evitar a ida do produto para os aterros e para o meio ambiente em geral.
As vantagens de utilizar ecobags
Já sabemos que usar ecobags para compras rotineiras ou o transporte de objetos e materiais diminui a inserção de plásticos no meio ambiente, mas confira, a seguir, algumas outras razões para fazer esse uso consciente:
- sacolas plásticas descartadas no ambiente de forma inadequada podem contribuir para a formação de enchentes, já que obstruem as bocas de lobo
- quando queimadas, as sacolas plásticas liberam uma fumaça tóxica que afeta a atmosfera
- sacolas plásticas levam cerca de 400 anos para se decomporem
- cerca de 100 milhões de toneladas de lixo estão presentes nos oceanos, sendo que cerca de 90% desse material é composto por plástico
Promoção de um relacionamento de confiança com o público
Um dos principais benefícios de apostar em brindes ecológicos é mostrar o posicionamento da empresa em relação ao conceito de sustentabilidade. Assim, a proposta se torna interessante tanto aos consumidores quanto às outras empresas do segmento. Saiba que construir uma imagem positiva não acontece da noite para o dia.
Todo esse processo tem relação direta com a coerência. Afinal de contas, de nada adianta defender questões ligadas à preservação do meio ambiente na política de valores e usar plásticos agressivos na confecção dos produtos.
Dessa maneira, monte um planejamento bem alinhado e faça mudanças significativas nas etapas logísticas internas. O resultado desse tipo de investimento pode até não acontecer em curto prazo, porém, com o passar do tempo, várias portas se abrem a partir da interação com o público-alvo.
Aumento do alcance
Se a sua empresa oferece um produto de qualidade e um atendimento eficiente, ela precisa ir além para se destacar em um mercado tão concorrido. Por esse motivo, defender práticas mais alinhadas com o conceito de sustentabilidade é uma forma de atrair mais clientes. Isso porque, ao oferecer a ecobag adequada ao perfil do cliente, certamente, acontece uma espécie de divulgação genuína.
Como as pessoas gostam de se sentir prestigiadas pelas marcas, o estimulo às postagens nas redes sociais com hashtags exclusivas é uma boa estratégia. Além de promover a interação com a marca, ainda aumenta o alcance de divulgação por meio de compartilhamentos de vídeos, fotos e outros tipos de conteúdos relacionados.
Ou seja, ao escolher o brinde ideal, você consegue impactar um número muito maior de potenciais clientes do que o estipulado inicialmente. Outra questão importante está em escolher o contexto certo para oferecer os brindes. Seja em um evento corporativo, seja em uma promoção na loja física, contextualizar esse tipo de posicionamento é indispensável para que o plano de ação funcione.
Reconhecimento da marca
Com consumidores que buscam marcas humanizadas e conceitos conscientes, você precisa compreender que é necessário ir além do marketing tradicional. Estimular o reconhecimento da marca se tornou uma tarefa mais difícil, justamente pela grande quantidade de estímulos e informações que circulam atualmente.
Diante disso, monte um plano de marketing que vá além do tradicional e coloque sua marca no radar, até mesmo, dos consumidores mais exigentes. Então, avalie uma questão amplamente difundida, como pet friendly, inclusão social, sustentabilidade e tratamentos igualitários entre homens e mulheres em relação ao salário.
Claro que tudo precisa ser pensado conforme o perfil do negócio e os objetivos no mercado. Apoiar causas sociais é uma importante vertente ligada ao marketing social, que agrega muito valor aos produtos oferecidos e é capaz de gerar mais credibilidade às ações da marca.
Estímulo aos hábitos conscientes
Uma marca que oferece brindes ecológicos vai muito além do relacionamento com o cliente. Ela também estimula, de maneira indireta, a mudança de hábitos no dia a dia das pessoas. No caso da ecobag, a característica retornável conta muito na hora de deixar de lado as sacolas plásticas.
Aos poucos, esse tipo de conscientização contribui para várias outras mudanças na perspectiva pessoal de cada um, ao mesmo tempo que brindes criteriosamente selecionados mostram o quanto a marca valoriza seu cliente.
Com isso, o trabalho de comunicação ganha muitos pontos, e os consumidores se tornam verdadeiros fãs. Em função disso, a propagação genuína de um brinde faz com que outras pessoas do seu convívio se interessem pela marca por conta dos elogios.
Você viu que investir em brindes ecológicos, como as ecobags, pode ser uma grande estratégia de marketing. Personalizar e distribuir diferentes tipos de sacolas ecológicas para o público e colaboradores pode fazer com que a sua empresa seja reconhecida por se preocupar com o futuro do planeta ao estimular bons hábitos.
Gostou deste conteúdo sobre os tipos de sacolas ecológicas e personalização de ecobags? Entre em contato com a Hakuna Matata para saber mais sobre esse tipo de brinde! Será um prazer atendê-lo.