Funcionario desmotivado

Como nós resolvemos o problema de Funcionario desmotivado na nossa empresa

O que acontece quando a bateria do celular começa a descarregar? Buscamos rapidamente o carregador ou fingimos que nada está acontecendo até o dispositivo desligar por completo? 

É óbvio que no primeiro sinal de bateria baixa, a primeira coisa que fazemos é colocá-lo para carregar. Afinal, é importante estar com o celular “ativo e operante”. 

Funcionários desmotivados são como celulares com bateria baixa. Eles começam a se desconectar aos poucos, até que se desligam por completo da empresa.

Mas será que a culpa por essa energia baixa é apenas do colaborador? Acompanhe no artigo a seguir a resposta para essa pergunta e saiba como resolvemos de uma vez por todas o problema de funcionário desmotivado na nossa empresa.

Possíveis causas da falta de motivação por parte dos funcionários

A motivação impacta diretamente nas reações físicas e mentais do ser humano. Experimente fazer uma atividade motivado e verá o quanto essa sensação está atrelada à produtividade da tarefa. 

Funcionários motivados são sinônimos de trabalho bem-feito. Não importa a área, se a pessoa está com energia em alta, tudo o que toca “vira ouro”. E mesmo quando algo não sai conforme o planejado, o funcionário motivado se esforça para contornar a situação e trazer soluções para o problema.

Portanto, se a equipe está apresentando sinais de desmotivação, é preciso averiguar o que está saindo do prumo. E às vezes, dizendo sem titubear, o problema começa no alto escalão. 

A gerência, presidência ou qualquer posto de liderança pode ser a raiz de tudo. Um livro chamado “O monge e o Executivo” traz uma nova luz sob a função de um líder. Uma liderança severa, imbuída de maus-tratos e cheia de autoritarismo pode causar desconforto constante entre os membros da equipe, resultando em desmotivação.

Mas não é só a chefia que pode ser a causa desse problema. Veja abaixo alguns pontos que precisam de atenção para sanar a falta de motivação do time:

  • Falta de valorização

Imagine o cenário: um filho se esforça o ano inteiro na escola para tirar boas notas, faz o dever de casa diariamente, se esforça para arrumar seu quarto e guardar os brinquedos, respeita os pais, etc., Mas a única coisa que escuta dos progenitores é: “não faz mais do que a obrigação!”

Supõe que isso vai ajudá-lo a continuar se esforçando? Ao pé da letra, essa é realmente sua obrigação. Mas imagina que diferença faria se os pais o apoiassem e demonstrassem reconhecimento pelos seus esforços! Talvez essa poderia ser a força motriz para que ele continue com seus esforços.

Da mesma forma, um bom líder sabe motivar seu time!

Por mais que fazer o serviço direito, chegar no horário todos os dias para bater cartão, respeitar a autoridade e ser bom no que faz é o que se espera dos trabalhadores contratados, o reconhecimento e a valorização pessoal é o que impulsiona o ser-humano.

Esse é um bom combustível para que o funcionário entenda que está indo para o lugar certo, que realmente faz a diferença. Portanto, saiba dar o reconhecimento para sua equipe!

  • Falta de espaço para desenvolvimento pessoal 

Assim como um balão precisa de gás para se manter no ar, nós precisamos de um combustível para nossa motivação diária: aspirações. Trabalhar sem perspectivas ou objetivos pode minar nossa força de vontade para continuar ocupando uma vaga em uma empresa estagnada. 

A geração dos Millennials é movida por alvos, objetivos e crescimento profissional.  Uma empresa que não oferece perspectiva nenhuma de mudança a curto, médio ou longo prazo pode até reter funcionários por um tempo. Porém, aos poucos o balão vai perdendo o gás e gradualmente perde a capacidade de se manter no ar – lentamente a empresa começa perder talentos.

Crie oportunidades de mudança de área, cursos de especialização, metas de carreira e quaisquer outras formas de manter a moral da equipe em alta.

  • Conflito no time

Conflitos acontecem, independentemente da quantidade de pessoas que fazem parte do grupo. O problema começa quando o líder do time não consegue se posicionar para manter a harmonia no setor e assume a postura de “varrer” o clima pesado para debaixo do tapete.

Situações corrosivas devem ser resolvidas antes de virar bola de neve. Fingir que nada está acontecendo é como colocar pedras na boca do vulcão julgando ser possível impedir a erupção. Não funciona!

Resolva os conflitos de maneira profissional e não deixe de ouvir cada lado da moeda.

Enfim, esses são apenas alguns motivos que podem tirar a motivação dos funcionários. Abaixo, entenda como nós resolvemos esse problema aqui no time da Hakuna Matata.

Como resolvemos a falta de motivação na HM

A Hakuna Matata é uma empresa que conta com diversos profissionais de diferentes áreas. Nosso time é cheio de personalidade e como todas as empresas com mais de 1 funcionário, temos nossos desafios!

Mas veja algumas ações que tomamos para deixar nosso pessoal engajado:

  • Comunicação aberta

Sempre tentamos manter uma boa comunicação por aqui. Nossa conversa é franca e aberta e todos têm a facilidade para se expressar sem ser “boicotado” no meio do caminho.

  • Valorização e reconhecimento

Nossa família recebe mimos ocasionalmente – presentes personalizados de acordo com a vibe de cada um. Reconhecer que todos fazem sua parte para que a empresa em sua totalidade cresça exponencialmente ajuda a manter a equipe motivada e vestindo a camisa do time. 

Trabalhamos com presentes personalizados, então aproveitamos a oportunidade para presentear o pessoal daqui do safári também.

  • Liberdade de criação

Nossa principal marca registrada é a criatividade. Para que a nossa equipe mantenha essa linha, precisamos dar liberdade para que eles criem e se expressem através de sua arte. Temos uma equipe fixa e trabalhamos também com uma galera freelance, todos com liberdade para criar e trazer novas ideias para a HM.

Em suma, funcionários e gerência trabalham remando no mesmo barco, que deve seguir apenas uma direção. Entender que ambos fazem parte do mesmo staff é a chave para um trabalho mais harmonioso e motivacional para todos.

Acompanhe nosso blog para mais dicas de como motivar a equipe com brindes personalizados. Se precisar de ajuda com essa parte, estamos aqui!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.