Em tempos em que o olhar está cada vez mais voltado à natureza e impactos ambientais, os consumidores têm apresentado prioridades na escolha de um produto ou serviço, o que vem fazendo com que algumas empresas pratiquem o famoso greenwashing.
Podendo ser traduzida como “lavagem verde” ou “maquiagem verde”, esse termo traz um significado que pode ser aplicado a companhias que não são sustentáveis, mas que afirmam essa condição.
São muitos os aspectos que podem determinar esse tipo de atitude, inclusive, estando presente quando um negócio faz uma mudança em seu processo de trabalho ou de composição de produtos, mas ainda assim representa um impacto ambiental negativo.
Se você trabalha com assessoria empresarial ou está procurando comprar com uma marca que mostre o máximo de sustentabilidade, entender o greenwashing é essencial.
Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse conceito, trazendo pontos que podem ser decisivos na hora de identificar uma empresa do tipo, e como essa condição só vem a desfavorecer a atuação do negócio no mercado, levando para o oposto do desejado.
Afinal, o que é o greenwashing?
Greenwashing é um termo bastante conhecido no mercado nos últimos tempos, utilizado para determinar empresas que fingem ser sustentáveis e pró-meio ambiente, mas que, pelo contrário, possuem escolhas e atitudes que geram impactos totalmente negativos.
Em outras palavras, essa é uma forma de camuflar uma verdade utilizando a bandeira da preocupação com a natureza, dentro e fora dos seus processos na empresa.
Isso pode acontecer tanto baseado em mentiras, que são contadas para convencer o público da compra de um produto, em uma mudança de posicionamento baseado em novas vertentes na marca, e até mesmo em uma adequação desejada, focando no mercado.
De modo geral, caracterizar uma empresa que faz greenwashing pode ser determinada de diferentes maneiras, seguindo o entendimento de que aquele dado conceito é falso.
Raramente ocorre da companhia em questão estar praticando algo que tem realmente um fundamento, ou ter algum tipo de confusão interna que permite isso.
Por exemplo, em alguns casos, que são caracterizados como greenwashing, a empresa acredita que seu processo está sendo modificado, mas ainda não tem consciência de que a situação pode ser diferente, não apresentando nenhuma real mudança.
Esse é um ponto que coloca razão em profissionais de escritórios virtuais que realizam consultorias para negócios que pretendem seguir por um caminho verde.
A partir desse investimento, a empresa tanto recebe o olhar de alguém que sabe de fato reconhecer quando as atitudes estão surtindo efeito, quanto auxiliar em melhorias e troca de posicionamentos, ou até na escolha de produtos e processos.
Apesar da prática em si não ser considerada crime, sempre que ela é reconhecida já existe um enquadramento negativo dentro da lei, principalmente por conta da publicidade.
Ou seja, a partir do momento que um negócio passa a ter uma visibilidade relacionada a uma iniciativa ambiental na empresa, e que de fato essa não se mostra como verdade, acaba ocorrendo uma distorção e falsidade na comunicação.
Essa comunicação, seja por meio tradicional ou pelo digital, é gerida por órgãos e defesas cabíveis, que podem receber denúncias e até multar essas companhias.
O mesmo pode ocorrer por parte de um consumidor, que de certa forma é enganado pelo que é dito por aquela marca, e pode correr atrás de seus direitos, tendo em vista que sua escolha acabou sendo baseada em uma mentira.
Por que isso vem se tornando comum?
A prática do greenwashing está se tornando bastante comum nos dias de hoje, principalmente após o boom de pautas ambientais em todo o mundo, e também alguns exemplos de desastres ecológicos.
Diferente de épocas passadas, hoje em dia, o consumidor tem acesso a mais informações sobre os processos feitos em uma empresa de gesso, por exemplo, entendendo 4suas formas de trabalho, os produtos utilizados em seu processo, descarte, dentre outros.
Além disso, muitos negócios vêm surgindo no mercado com essa proposta de renovação e sustentabilidade em todas as partes de um processo de criação de um produto ou serviço, o que vem apontando uma óbvia comparação e em relação às preferências do público.
Neste sentido, companhias mais antigas no mercado, vendo a situação de que muitas estão tendo um outro tipo de posicionamento, cada vez mais correto na razão ecológica, passam a trabalhar com mudanças nos setores internos, mas muitas vezes mentindo sobre.
É o caso de uma empresa de conserto de ar condicionado residencial, que de fato acaba tendo uma iniciativa diferenciada, e que não pode deixar de lado nenhum dos requisitos, como a utilização de uma cultura organizacional voltada ao verde.
Esse é um ponto bem comum nas práticas de greenwashing. Muitas marcas acabam promovendo a imagem de que algum de seus produtos foi modificado em prol do ambiente.
No entanto, é bem possível notar que apenas um quesito de um todo foi modificado, deixando ainda uma situação que é complicada aos olhos de quem entende os processos ambientais, quase sempre questionando pontos internos da empresa e do processo.
Como já dito acima no texto, alguns consumidores, principalmente aqueles ligados à causa ambiental, têm preferido escolher empresas que pensam da mesma forma.
Ou seja, realmente existe uma preferência nos dias de hoje, que geralmente são mais informados na hora de comprar cosméticos orgânicos, e as empresas que não são escolhidas, ficando em um nível inferior a concorrentes, podem fazer greenwashing.
Maneiras de identificar o greenwashing
A seguir, acompanhe algumas das mais conhecidas formas de estabelecer um reconhecimento das empresas que fazem o greenwashing.
1 – Falta de provas
A falta de provas é uma das principais maneiras de reconhecer a má atuação de uma empresa que se diz renovada em relação às questões ambientais, principalmente quando isso é divulgado nas redes sociais ou veículos de comunicação em geral.
Quase sempre o negócio passa a focar apenas na notícia da sua mudança, mas sem entregar de fato algum produto nocivo que parou de ser utilizado, ou outra questão relacionada.
O melhor jeito de verificar essa situação é questionando a marca ou até mesmo indo até representantes legais de uma loja de painel para aniversário.
Fazendo assim com que a informações sobre a mudança ambiental fique mais evidente em provas, ou até mesmo de fácil compreensão pelo público.
2 – Irrelevância das informações
Em muitos casos, a utilização de produtos e substâncias em uma empresa ou na criação da marca pode acabar não mudando em nada depois que ela passa a se considerar verde, quase sempre por modificações que não geram impacto.
É o caso de uma companhia que passa a trabalhar com menos um produto ecologicamente problemático, mas que durante o seu processo segue trazendo males à natureza,
Ou seja, ainda que exista de fato a tal mudança apresentada pelo negócio, é quase impossível que tenha algum efeito sobre o todo.
Tendo em vista que, no final das contas, a empresa continua sendo considerada nociva ao meio ambiente, ainda que divulgue o contrário.
3 – Falta de precisão
A falta de precisão muitas vezes evidencia a necessidade de negócios fazerem contratações de consultores e empresa de comunicação visual que tenham relevância para tratar sobre algum tipo de assunto com cunho ambiental.
Neste caso, reconhecer a empresa que faz greenwashing se torna mais fácil a partir da verificação de uma falta de informações precisas ao público e em relação a:
- Mudanças;
- Ao produto;
- Fórmulas;
- Impactos.
Ou seja, neste caso uma marca se diz ambiental mas não exibe as mudanças, e muito menos os resultados de suas escolhas na organização, sendo então uma forma de má condução do negócio, além de uma má propaganda do trabalho feito.
4 – Invenção de dados
Por fim, é bem possível que empresas trabalhem em razão da própria invenção de informações, querendo mentir para o consumidor e para o mercado sobre suas iniciativas verdes, o que torna a situação ainda pior.
Em muitos casos onde essa mentira é descoberta, a empresa pode não apenas pagar multas relacionadas à publicidade, mas também ser totalmente prejudicada no mercado, sendo inclusive boicotada pelos consumidores.
Por essa razão, é essencial entender aquilo que se deseja fazer em relação às mudanças ambientais, e, se possível, realizar treinamentos profissionais.
Considerações finais
No decorrer deste artigo, vimos o quanto é fundamental que empresas se mostrem proativas quanto às questões ambientais, e que também promovam mudanças nos produtos, serviços e processos com verdade, e não enganação ao público consumidor.
Além de ser uma forma de ilustrar uma inverdade, o greenwashing pode ser enquadrado no contexto criminal, o que pode trazer uma correção total do negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.