Growth marketing

Growth marketing: saiba os benefícios para a sua empresa!

O Growth marketing é uma daquelas abordagens que fornece a dupla vantagem das empresas ante a concorrência, que é justamente o crescimento dos novos clientes e o aumento das compras feitas pelos consumidores mais antigos da companhia.

Não existe crescimento em uma instituição, independente do seu ramo de atuação, se não houver a potencialização das formas de abordar o público e a otimização das relações já consolidadas.

Seja vendendo piso vinílico em manta rolo ou produtos de limpeza, toda e qualquer empresa precisa aprender a trabalhar a sua comunicação, de forma cada vez mais harmônica com a hierarquia presente nas campanhas de vendas.

É justamente esta a proposta do modelo de marketing de crescimento. E, no lugar de uma simples captação de lead, etapa de cadastro dos dados do visitante, até a conversão em cliente, o funil começa na aquisição de uma ideia e termina na indicação do produto.

Assim, neste artigo será explicado o que é o growth marketing, como ele é útil para vender a mais variada gama de produtos, desde uma simples capa para TV 32 até mesmo um imóvel ou até um condomínio, simplesmente seguindo aquilo que o seu método prescreve.

Por fim, serão citados também alguns dentre os inúmeros benefícios desta abordagem publicitária para a empresa, tanto do ponto de vista financeiro quanto estratégico, no que diz respeito a como a companhia passará a se posicionar no mercado.

Será possível ver, no decorrer do texto, que o método pode proporcionar esse tipo de oportunidade até mesmo a empresas de instalação de ar condicionado central residencial, em virtude do seu ideal.

Em que consiste o growth marketing?

O chamado marketing de crescimento ou growth marketing, como é mais conhecido, consiste em uma estratégia que está há um bom tempo trazendo grandes transformações à forma de se trabalhar com os processos de gestão de vendas.

Por meio da otimização deste processo, que contém em si mesmo a aquisição e retenção de clientes, o método visa o crescimento progressivo das empresas por meio não só da aquisição de novos clientes, mas do investimento naquilo que já se tem em mãos.

Com essa abordagem, o growth marketing já conquistou a atenção de diversas startups. É preciso ponderar, contudo, o fato de que ele não serve para qualquer tipo de negócio, mas pode ser extremamente útil para aqueles que querem trazer um novo ideal à empresa.

Apesar do marketing de crescimento visar muito essa expansão, ele não se limita apenas ao investimento nas vendas

Para esse conceito, muito mais importante do que vender, é preciso reter os clientes e produzir uma recorrência de receita com aqueles que já são fiéis.

Esse método também consiste em uma ramificação do já consagrado growth hacking. A grande diferença entre eles é que o conceito publicitário não é tão voltado à experimentação quanto o growth hacking.

Isso ocorre pois o marketing de crescimento visa muito mais um crescimento ágil e preciso, através da aquisição e da retenção.

Marketing tradicional X growth marketing

São muitos os que podem se perguntar se existe algum tipo de diferença quando se fala em marketing de crescimento e marketing tradicional. E, de fato, essa distinção existe e deve ser explicitada e deixada bem clara.

O growth marketing tem o ideal de gerar crescimento exponencial, sendo posto em prática na base das hipóteses e dos testes científicos. 

Ele está presente e atuante em todos os canais de publicidade, e os seus principais parceiros são engenheiros.

Já o marketing tradicional é quase completamente diferente. Ele tem a meta de gerar informações acerca dos processos e também aumentar as vendas, atuando em cima de abordagens já consagradas pelo mercado.

Para ter uma noção básica do que se trata, basta recordar como que um serviço de pintura residencial externa era anunciado e divulgado antigamente.

Além do mais, o modelo arcaico só faz uso dos canais de marketing mais tradicionais, como é o caso da televisão, do jornal e da rádio. Os principais parceiros de atuação são os profissionais criativos da comunicação.

Somente com isso já dá para perceber que são duas vertentes que se posicionam de forma bem distantes uma da outra. Neste sentido, o marketing de crescimento é extremamente mais inovador do que o tradicional.

O growth marketing significa, dessa forma, expandir um empreendimento de forma consistente, trabalhando por meio das metas comerciais mais realistas possíveis, o que possibilita uma evolução muito melhor estruturada.

É fazer com que uma simples limpeza de carpete empresarial se torne um hábito para aquele cliente que, de outra forma, estaria sentindo que apenas comprou mais uma coisa qualquer, sem nenhum significado mais profundo.

Além desse fator, o marketing de crescimento costuma ir bem além dos padrões estabelecidos para esse tipo de atuação.

Isso significa dizer que o empreendedor terá que ir além das técnicas de marketing comuns para identificar e alcançar os resultados esperados para a empresa que ele pretende nutrir no mercado.

Apesar do processo de alcançar novos clientes ser essencial para o crescimento, é necessário pensar um pouco mais além, investindo na fidelização de usuários que já tiveram algum tipo de contato com a empresa e decidiram pelo fechamento dos negócios.

Um cliente fidelizado possui um potencial gigantesco de gerar mais lucro para qualquer tipo de empresa.

Mesmo em uma companhia que trabalha com o serviço de polimento piso granito, ainda com a simplicidade da entrega e do tipo de ofício, a lei da fidelização da clientela vigora. 

Dessa forma, é necessário investir nesta prática o quanto antes. Isso porque esses clientes ultrapassam a barreira do simples consumo daquilo que a marca tem a oferecer, e acabam se tornando uma parte importante da sua comunicação e do engajamento comercial.

Em geral, um cliente fiel costuma expor a marca que ele gosta para os seus amigos e familiares, com o anseio agradar essas pessoas queridas, para que elas possam ter a mesma experiência que ele viveu. 

Quais os benefícios para a empresa?

Por fim, não seria possível finalizar um artigo acerca do grow marketing sem pontuar, de forma sintética, algumas dentre as suas principais vantagens de uso nos negócios.

Desde as lojas de materiais de construção até as grandes lanchonetes, não se vende nem mesmo uma tinta epoxi para ferro sem fazer uso das peças publicitárias de conteúdo e dos anúncios nos mais diversos canais de mídia.

Assim, através do marketing de crescimento, é possível explorar ao máximo os processos estratégicos além da venda em si mesma, tanto no período pré, quanto no pós, investindo de forma singular na captação e retenção de clientes.

Dentre os principais benefícios deste método, é possível citar seis critérios importantes. São eles:

  1. Maior conhecimento acerca do público;
  2. Crescimento do número de visitas;
  3. Fortalecimento da autoridade da marca;
  4. Potencialização da experiência do usuário;
  5. Otimização do ciclo de vendas;
  6. Clientes gastam mais na empresa.

Atuar com os trabalhos feitos a partir do método de growth marketing pode atrair uma gama de vantagens para diversos tipos de empresa. 

Mas, para isso, é necessário atenção para alcançar o crescimento adequado para a companhia por meio destes elementos.

É como fazer um aluguel escada extensiva, e passar a dispor de uma ferramenta que auxilia na aquisição de coisas que se encontram lá no alto. Mas, de nada adianta tudo isso sem saber o que se quer de fato.

Quanto mais se aplicar as informações que forem fundamentais para o projeto em questão, maior será a chance de engajamento, conseguindo alcançar uma estrutura de qualidade para crescer e desenvolver os projetos dentro da companhia.

Porém, é válido lembrar, neste caso, que cada instituição que atua no mercado possui um caráter único. 

Por esta razão, nem sempre duas empresas diferentes poderão receber os mesmos benefícios das práticas de growth marketing.

Mesmo atuando no mesmo segmento comercial, não significa que existirá nessas duas as mesmas predisposições necessárias.

Para visualizar uma vantagem real dentro deste processo, é necessário compreender melhor como é que será possível adaptar essas técnicas à realidade em questão, para atingir metas concretas e garantir um resultado muito mais satisfatório para as ações.

Considerações finais

Foi possível observar por meio do estudo abordado neste texto, que o marketing digital que vigora hoje possui, em grande peso, muito da influência do modelo growth marketing.

Em contraponto ao método tradicional de fazer publicidade, essa nova modalidade possibilita um estreitamento maior com os clientes, uma vez que o seu maior benefício é a otimização das relações, tanto através da conquista quanto da fidelização.

Dessa maneira, é possível concluir que o marketing de crescimento consiste em uma poderosa arma publicitária, que possui a capacidade de revolucionar a forma de fazer negócio das empresas consagradas no mercado, tanto físico como digital.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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