6 Ideias De Endomarketing — Aplique Na Sua Empresa!
Empresas com bons resultados geralmente são frutos de uma equipe muito engajada. Da mesma forma, esse comprometimento também dá indícios de funcionários satisfeitos e felizes. Gerar essa harmonia é um dos objetivos de aplicar ideias de endomarketing.
Neste artigo, explicamos o que é essa estratégia e damos sugestões que você não pode deixar de testar.
O que é endomarketing?
Endomarketing é o mesmo que marketing interno. Diferente das ações focadas em potenciais clientes, ele é voltado para os próprios colaboradores da empresa. Algumas de suas funções são:
- aumentar a satisfação dos funcionários
- reconhecer o seu esforço e trabalho
- melhorar a comunicação dentro da companhia
- fortalecer a cultura organizacional
Dessa forma, as estratégias de endomarketing ajudam a reduzir a rotatividade de trabalhadores e mantê-los mais felizes.
6 ideias de endomarketing para aplicar na sua empresa
Antes de colocar essas ideias de endomarketing na prática, é preciso conhecer os colaboradores da sua empresa. Entenda, principalmente, qual é o perfil comportamental deles para traçar estratégias que os conquistem.
Depois de entender sua equipe, é hora de começar a aplicar as estratégias. Veja algumas:
Pesquisa de clima
A pesquisa de clima é, provavelmente, a mais importante dessas ideias de endomarketing. Além disso, ela é unanimidade: deve ser aplicada em todas as empresas. Isso porque é a partir dela que é possível conhecer melhor os funcionários para, então, traçar os próximos passos.
Esse levantamento é importante porque dá espaço para os trabalhadores se expressarem e sugerirem ações. Ele pode ser aproveitado, inclusive, para ajudar a medir o índice de Felicidade Interna Bruta da sua equipe.
Dessa forma, você consegue mapear o nível de engajamento e satisfação e ainda ter ideias para melhorar o clima organizacional.
Newsletter ou revista periódica
Tanto a newsletter quanto a revista interna têm a mesma função: informar os colaboradores sobre o que está acontecendo dentro da empresa. O que muda é o formato, que pode ser online, no caso da news, ou impresso, no caso da revista.
Manter a equipe atualizada, dando uma visão macro da organização, é interessante para que todos saibam o que se passa dentro da empresa. Dessa forma, os colaboradores se sentem parte dela e ainda ficam mais à vontade para serem proativos, uma vez que sabem o que se passa naquele cenário.
Treinamentos
Aplicar treinamentos e oferecer cursos não é essencialmente uma estratégia de endomarketing, mas pode ser uma de suas ações.
A capacitação é necessária para o próprio funcionamento da empresa, que precisa inovar constantemente. Mas, enquanto isso, ela também gera motivação e segurança nos profissionais que passam por treinamentos.
Quando os colaboradores sentem que a empresa investiu neles e acreditou no seu potencial, sentem mais vontade de retribuir.
Feedbacks frequentes
Outra importante ação para que os colaboradores se expressem mais é a realização de feedbacks. Esse momento destinado à troca de ideias mútua entre os gestores e os funcionários faz com que eles se sintam valorizados e ouvidos.
Além disso, elogios são incentivos, por isso, são sempre bem-vindos. Já as críticas construtivas permitem o reconhecimento do erro e a chance de fazer um trabalho ainda melhor.
Happy hours e comemoração de datas festivas
É muito mais fácil trabalhar com quem conhecemos e gostamos. Os happy hours, as festas e as comemorações são feitas para isso, sendo o momento da equipe interagir e fortalecer os laços, criando uma dinâmica mais fluida e amigável.
Além disso, fazer uma pausa no expediente para um café da tarde ou uma breve comemoração de aniversário, por exemplo, pode aumentar a produtividade.
Brindes
Durante essas festas, comemorações e em datas especiais, é uma boa ideia também entregar brindes aos colaboradores. Esse é um gesto simples de agradecimento e retorno por todo esforço e dedicação. Com certeza quem recebe se sente especial.
Esses brindes podem variar de acordo com a ocasião. Em happy hours, por exemplo, é uma boa distribuir copos ou canecas da empresa que ajudam a fortalecer o endobranding.
Em datas comemorativas, como dia das mães ou dos pais, pode ser interessante dar um chaveiro personalizado ou uma necessaire, por exemplo.
Já toda vez que um novo colaborador chegar, ele pode ser recebido com um kit de agenda, caneta e caneca.
Os brindes não precisam ser uma estratégia à parte. Eles podem estar junto de todas essas ideias de endomarketing, por exemplo, sendo distribuídos durante treinamentos de equipe.
Use a criatividade e veja o que faz mais sentido para o perfil comportamental dos seus funcionários. Mas, independentemente de qual seja, na Hakuna Matata Brindes você encontra opções para agradar todos os tipos.
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