Qual a importância de investir em produtos sustentáveis ?
Há várias tendências empresariais que não necessariamente dizem respeito ao universo corporativo, mas que se tornam fundamentais para ele. É o caso dos produtos sustentáveis, que hoje podem mudar a imagem de um negócio no mercado.
Tanto é assim que surgiu o famoso marketing verde, que nada mais é do que o fenômeno de uma marca que decide tomar a questão ecológica, ou pelo menos a questão da sustentabilidade, como um elemento central de sua narrativa.
Ou seja, os esforços de marketing e também de branding e de publicidade, passam a absorver cada vez mais uma cultura organizacional preocupada com seus produtos. Bem como com a cadeira produtiva, os funcionários e até a sociedade como um todo.
É o que hoje se chama de stakeholders, cujo sentido mais amplo aponta as partes interessadas em um negócio qualquer. Como uma empresa de sistema de refrigeração comercial, que tem uma lista enorme de interessados.
Na prática, o mais interessante é que a noção de stakeholder não é micro, mas sim uma noção macro e uma visão holística. Ou seja, uma visão de todo, que inclui desde pessoas da empresa, até outras que não fazem parte nominal dela.
Afinal, uma terceirizada de serviços de limpeza de ambientes impacta várias frentes, como os hospitais em que prestará serviço, seus próprios colaboradores, a comunidade em torno desses hospitais, os familiares dos funcionários, e daí em diante.
É esse tipo de ótica mais abrangente que garante uma cultura organizacional realmente engajada com a questão sustentável. Por isso, faz tanto sentido falar em marcas que assumem isso como branding, não apenas como publicidade.
Na verdade, existe até um conceito defasado ou mesmo pejorativo de negócios que fazem o marketing verde de modo parcial e interesseiro. Trata-se do greenwashing, que é uma palavra em inglês para algo como “lavagem verde”, em tradução direta.
Claro que uma empresa de remoção de entulho ensacado precisa comprovar (até para a fiscalização) sua operação. Com isso, ela deixa bem claro como sua rotina é benéfica, e não maléfica, para o meio ambiente e a sociedade no entorno.
Contudo, empresas de outros ramos podem fingir certa preocupação que, na realidade, acaba não se verificando. Aí é que entra o greenwashing, como fenômeno de marcas que apenas se aproveitam da credulidade dos outros e do marketing verde.
Daí que seja necessário desenvolver uma cultura corporativa inteira, em vez de pegar apenas partes de uma narrativa. Também vem daí a necessidade de explicar melhor qual é a importância de investir em produtos sustentáveis, como decidimos fazer neste conteúdo.
O intuito é demonstrar como o assunto é bem mais amplo do que pode parecer em um primeiro momento. A noção de branding ajuda nisso, justamente porque esse esforço é anterior ao marketing e serve, no fundo, como base para ele.
O branding é aquele esforço elementar que geralmente os fundadores ou sócios de uma empresa fazem na hora de definir a filosofia de trabalho da marca. Depois disso, os valores determinados influenciam toda a cadeia hierárquica do negócio.
Ou seja, antes de uma empresa investir em algo prático como distribuição de folhetos para publicidade, anunciando que agora ela se preocupa com produtos sustentáveis, existem várias etapas de definição da sua missão, sua visão e seus valores.
Depois que isso estiver devidamente assentado, então os valores farão parte tanto da identidade e da estratégia maior, quanto da operação e da rotina. Assim, não só os diretores e líderes estarão alinhados, mas até o pessoal da limpeza, da recepção e afins.
Claro que não é fácil atingir algo assim, mas é justamente aí que está o diferencial que torna uma marca mais forte do que as outras. Hoje, as verdadeiras líderes de mercado são aquelas que conseguem atingir esse patamar de visão e de coerência.
Também por isso, entrar nesse tema implica dar várias dicas práticas e mostrar os benefícios mais imediatos do assunto, bem como contextualizar a questão e trazer conceitos e explicações mais teóricas que são fundamentais.
Inclusive, um ponto bacana disso tudo é que, por parte do marketing verde, já não há restrição em termos de segmento ou nicho de mercado. Então, todo e qualquer tipo de negócio pode e até deve começar a implementar essa estratégia.
Portanto, seja uma indústria química multinacional que atua em dezenas de países, ou uma loja de produtos naturais de bairro, ambas podem começar a se preocupar com os produtos sustentáveis e com a cultura organizacional que o acompanha.
Diante disto, se o seu interesse como empresário, gestor ou apenas como leitor é mergulhar de cabeça nesse universo incrível e indispensável, aprendendo a importância desse assunto e como ele só vai crescer daqui para frente, então basta seguir na leitura.
O que é sustentabilidade?
Quando falamos em investir em produtos sustentáveis, é preciso entender melhor em que contexto tudo isso se apresenta para as empresas.
Afinal, todo negócio costuma focar sobretudo naquilo que vai aumentar seus resultados mais práticos, tornando os números mais positivos para os donos.
Ou seja, toda marca precisa pensar em sua rentabilidade e sua lucratividade. Por essa razão, o primeiro grande erro é achar que produtos sustentáveis vão contra isso, que eles poderiam ser um prejuízo ou um fardo para o negócio.
Mas, afinal, se uma empresa faz lavagem de tapetes grandes e decide começar a se preocupar com água de reuso, isso vai representar apenas um gasto a mais, como algo que muda a operação e torna tudo mais difícil e mais desafiador?
Sim e não. Ou seja, é claro que pode haver gastos maiores quando se fala em sustentabilidade, contudo, se o que dissemos acima ficar claro, a empresa vai perceber que é preciso fazer a coisa de modo mais abrangente.
Esse é o aspecto positivo do marketing verde, que funciona como um modo de a empresa investir no produto ou serviço sustentável e, ao mesmo tempo, ver o devido retorno disso.
No fundo, todos os stakeholders vão se beneficiar, como já referido acima. Portanto, nada mais justo do que a sociedade retribuir algo à empresa que toma essa decisão, e é isso mesmo o que acontece, desde que a marca saiba comunicá-lo.
Assim, a sustentabilidade é uma preocupação sincera com frentes como:
- A natureza e o meio ambiente;
- A cultura organizacional da firma;
- A imagem dos donos ou investidores;
- A qualidade de vida dos colaboradores;
- O impacto social da empresa;
- As comunidades mais próximas.
Enfim, trata-se de um ecossistema inteiro, que reverbera de modo positivo para todos, sem chegar a se tornar um fardo para o empresário da área de grama natural que realmente esteja engajado de modo sincero e integral.
Lembrando que hoje existem políticas públicas e forças governamentais no mundo todo praticamente exigindo esse tipo de preocupação, o que também favorece as marcas que saírem na frente e representarem tudo isso.
O valor intangível da marca
Hoje, existe um conceito muito interessante que é o da intangibilidade de uma marca, o que geralmente aponta para aquelas gigantes que são líderes de mercado no mundo todo.
De fato, chega um momento em que o valor da líder dos refrigerantes ou dos computadores já não é mais algo mensurável, porque a marca se torna um dado cultural.
Entender isso é importante para quem vai investir em produtos sustentáveis, porque no fundo, é disso que se trata. Mesmo que uma autoescola de reciclagem cnh auto escola não vá se tornar líder mundial, ele também pode desfrutar desse benefício.
Afinal, até mesmo investidores, fundos de investimento ou mesmo bancos já começaram a se preocupar com a questão da sustentabilidade. Acima falamos sobre a imagem dos donos ou investidores, e era isso o que queríamos dizer.
Ou seja, na hora de crescer e de procurar crédito na praça, a marca que tiver a sustentabilidade como elemento de seu Plano de Negócios, certamente vai sair na frente, o que se mostra como importância e benefício diferenciado.
Sobres custos e gastos
Também falamos de passagem sobre as finanças, mas isso é algo que pode e precisa ser aprofundado. De fato, a sustentabilidade não se torna um prejuízo financeiro para quem a adere de modo correto, mas um sinal de otimização e maximização dos números.
Se considerarmos que as novas gerações de compradores buscam por esse tipo de alternativa, veremos que uma empresa de painel solar em apartamento tende a ter uma procura muito maior do que alguns anos atrás.
Ou seja, a boa e velha lei da oferta e da procura continua vigorando. Então, hoje a empresa que oferece soluções sustentáveis absorve mais cotas do mercado que procura por isso.
Além do mais, a tecnologia também caminha para esse cenário, portanto, cada vez mais os meios de otimização e melhorias de processo levarão em conta o sustentável, de maneira que quem estiver alinhado com isso vai se beneficiar primeiro.
Considerações finais
Não dá para falar sobre produtos sustentáveis e sustentabilidade sem antes contextualizar o que é investimento sustentável e quais as teses que sustentam o tema.
Por isso, mostramos todo o panorama envolvido, para enfim comprovar claramente qual é a importância de investir em produtos sustentáveis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.