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Marketing sustentável: saiba o que é, e a sua importância

A preocupação com o meio ambiente não está atrelada somente à saúde do Planeta Terra, mas ao sucesso financeiro de qualquer negócio. Com a utilização do marketing sustentável, diversas empresas podem conquistar muitos resultados satisfatórios.

Essa vertente do marketing proporciona aos micros e grandes empresários a oportunidade de equilibrar demandas sociais, ambientais e empresariais, transmitindo os princípios da sua organização e construindo uma relação sólida com todos os clientes.

Além disso, corporações que são adeptas desse conceito costumam relacionar todas as suas ações com os possíveis impactos que serão causados no meio ambiente. Dessa forma, qualquer decisão tomada e projetos elaborados são muito mais sustentáveis.

A ideia de sustentabilidade está ligada à capacidade de desenvolver trabalhos e ofertas que funcionem a longo prazo. Para isso, os responsáveis pelo marketing sustentável precisam usar uma série de táticas que funcionem juntas e em perfeita harmonia.

Todo o desenvolvimento desse plano estratégico deve ter como base o estudo do comportamento do consumidor. A partir disso, será mais simples criar táticas de como satisfazer as suas necessidades de maneira sustentável em todos os pilares.

Uma das ideias centrais do marketing sustentável é a habilidade de mostrar aos clientes e possíveis clientes como um produto ou serviço é capaz de transformar as suas vidas, sem prejudicar o Planeta e se preocupando com a responsabilidade social.

Há alguns princípios que regem essa categoria de marketing. Para que uma empresa conquiste sucesso ao desenvolvê-la, é fundamental que ela esteja atenta a pontos específicos e desenvolvam ações como as que serão mencionadas a seguir:

  • Ser inovador;
  • Ser responsável;
  • Focar no consumidor;
  • Mostrar valor ao público;
  • Aplicar o marketing verde.

Além da preocupação com o futuro do mundo, é essencial que, para atingir o equilíbrio e sustentabilidade nos negócios, os profissionais de marketing prezem pela qualidade em todo o processo publicitário e na divulgação dos seus produtos.

Para que toda a promoção de um produto ou serviço seja feita de forma sustentável, o primeiro passo é começar a investir na experiência do cliente, por meio de um treinamento intensivo com a equipe responsável pelo atendimento ao público.

Em seguida, após capacitar os funcionários de uma organização a atenderem os consumidores da melhor maneira, um plano estratégico deve ser traçado para que conteúdos fortes e pertinentes sejam oferecidos a pessoas de um grupo específico.

O uso das mídias sociais também é capaz de proporcionar benefícios sustentáveis às empresas de pequeno e grande porte.

A partir dos recursos digitais, há maiores possibilidades de conquistar bons resultados de forma econômica, rápida e sem precisar de impressões.

Como aderir ao marketing sustentável nas empresas?

Para que uma empresa tenha sucesso na aplicação do marketing sustentável, é ideal que todas as suas ações tenham como pilares os 3 R’s (reduzir, reciclar e reutilizar) e os 4 C’s (soluções e custo para o consumidor, conveniência e comunicação).

A partir disso, é possível gerar mudanças consideráveis no cenário empresarial e na sociedade como um todo. Mas, afinal, como é possível aderir a essa vertente do marketing em um ambiente corporativo? Veja a seguir algumas das alternativas:

1 – Mais inovação

Ser inovador é um dos principais requisitos do marketing sustentável. Atingir o equilíbrio social, ambiental e corporativo com inovação é o que colocará uma empresa à frente da sua concorrência e conquistará um lugar de destaque em meio à concorrência.

Desde a construção de supermercados com materiais que não agridam o Planeta Terra, até o fluxo de trabalho criativo entre a sua equipe, são essenciais para ser inovador e gerar impacto na vida das pessoas, por meio da prestação de serviços.

É primordial que os gestores e todo o ambiente corporativo estejam cientes da situação logística e processual atual, para que sejam identificadas possíveis melhoras em falhas que costumam acontecer com frequência, em determinadas etapas do trabalho.

2 – Reestruturação dos 4 P’s

No marketing tradicional, os 4 P’s são compostos por produto, preço, praça e promoção. No marketing sustentável, estes mesmos tópicos são desenvolvidos por uma organização e alinhados à questão da preservação ambiental.

Assim, uma gráfica que tenha como produtos principais materiais personalizados impressos, pode apostar em produzir cartão de visita salão de beleza e outras peças com matéria-prima reciclável, como o papel e até mesmo as tintas usadas na impressão.

Para ser ainda mais sustentável, o meio de distribuição pode deixar de ser por entregas de papéis impressos, para uma versão digital enviada ao e-mail dos clientes que solicitarem algum dos diversos tipos de serviços oferecidos pela empresa.

3 – Consumidor como foco

De acordo com uma pesquisa da área, o comportamento das empresas impacta diretamente na decisão de compra dos consumidores. Portanto, tê-los como foco é imprescindível para ser sustentável.

Principalmente os negócios voltados à prestação de serviços, como uma lavanderia para edredom, precisam prezar pela excelência. Tanto o atendimento, quanto a execução dos trabalhos são motivadores da preferência e admiração por parte dos clientes.

A mesma pesquisa ainda aponta que os brasileiros costumam preferir soluções ambientalmente corretas, e o conceito de felicidade está relacionado à preferência por caminhos mais sustentáveis. Diante disso, o marketing sustentável é a saída ideal.

4 – Responsabilidade social

Principalmente quando um serviço envolve o uso de água e substâncias químicas, como o processo de impermeabilização sofá, a empresa encarregada precisa estar e se mostrar comprometida com ações que envolvem responsabilidade social e ambiental.

A responsabilidade social nada mais é que o comprometimento que beneficia a sociedade como um todo. Isso pode incluir desde ações que envolvam a educação da comunidade local, até práticas do dia a dia, como o uso consciente dos produtos.

No marketing sustentável, atrelar o trabalho de uma empresa a algum desses compromissos sociais é imprescindível para a construção de uma boa reputação e do aprimoramento constante de uma determinada marca, que deseja um destaque positivo.

5 – Bom processo produtivo

Atentar-se ao processo produtivo de uma organização, como o monitoramento residencial 24 horas, é primordial para identificar falhas que sejam prejudiciais para o ecossistema interno e externo de uma organização, o que demanda aprimoramento.  

Valorizar ações com baixo impacto ambiental, além de beneficiar o meio ambiente, ajuda no fortalecimento dos valores e diferenciais competitivos de uma organização. Uma das maneiras de ter um bom processo produtivo é gerar oportunidades.

Envolver ONGs, comunidades e instituições voltadas ao segmento empresarial é uma ótima saída para quem deseja estimular a economia de um local, a disseminação da cultura, além de promover a divulgação de uma marca específica.

6 – Ações impactantes

Mesmo que o negócio em questão seja uma imobiliária que tenha como foco o aluguel sala comercial por hora é preciso, de alguma maneira, desenvolver e colocar em prática ações impactantes que sejam benéficas para a imagem institucional.

Isso inclui o ato de ter um posicionamento claro estabelecido até distribuir conteúdos relevantes ao público. Para que isso seja possível, é necessário escolher assuntos e causas que combinem com o negócio, assim, as ações serão mais assertivas.

Outro conselho essencial é manter a autenticidade, pois quanto mais evidente for a essência positiva de um negócio, maior será o impacto sobre as pessoas que uma corporação deseja atingir.

7 – Melhor distribuição 

A maneira que um produto chega até o cliente também deve ser repensada por muitos negócios. Algumas empresas de outsourcing de impressão SP são ótimas alternativas para quem deseja poupar dinheiro no custo com suprimentos para os processos.

Se a oferta final for feita em um ambiente presencial, é recomendável que o empresário esteja atento aos gastos com a loja física, como a energia elétrica. Em casos de transporte, pode-se usar meios com alto teor de carbono.

Todos os detalhes que envolvem o trajeto são importantes e têm influência direta na preservação do meio ambiente e no equilíbrio das finanças e do relacionamento com os clientes e entre as equipes.

8 – Produção de valor

O uso dos recursos utilizados por uma empresa, como um licenciamento ambiental ibama é primordial para gerar valor e favorecer a retenção de clientes. Portanto, inovação e atualização constantes são premissas básicas para o sucesso sustentável.

Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), produção sustentável é a aplicação de experiências e conhecimentos que conservem recursos naturais, mantendo e aprimorando a produtividade e tendo viabilidade econômica.

Considerações finais

Nos dias de hoje, a sustentabilidade é um conceito que está presente em todas as ações tomadas na vida pessoal e, principalmente, profissional. Com ela, o sucesso se torna uma consequência de ações conscientes e benéficas para a sociedade toda.

Entretanto, é importante ressaltar que, além do crescimento, conquista de clientes e lucratividade, o marketing sustentável deve ser realizado com o intuito de impactar positivamente o meio ambiente e social em que vivemos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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