Live marketing

Saiba o que é Live Marketing e o por que Adotar essa Técnica na sua Empresa

O live marketing é uma estratégia de marketing feita ao vivo e que permite às marcas interagirem com o seu público, aumentando o diálogo entre as organizações e as pessoas, o que consequentemente melhora o engajamento.

Com isso, podemos ter uma compreensão completa dos conceitos de serviços, produtos e branding. 

Como clientes, sempre existem algumas ações promocionais que nos encantam e despertam nossa curiosidade.

Também existem situações que fazem os consumidores quererem muito um produto apenas por conta da experiência que ele pode proporcionar.

Outra coisa que pode acontecer é ter uma experiência tão interessante que faz com que o cliente comece a seguir fielmente determinada marca. Todas essas situações se encaixam no que chamamos de live marketing.

Apesar de ser um termo muito novo no mercado, estando presente no planejamento das empresas há cerca de 5 anos, ele provocou uma verdadeira revolução no marketing profissional.

Para que você fique um pouco mais por dentro do assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de live marketing, mostrar como ele funciona e quais são as vantagens trazidas por esta prática.

Entendendo o conceito de live marketing

Live marketing é uma estratégia também conhecida como marketing de experiência e seu foco é a comunicação, por meio de ações que trazem experiências positivas e promovem a interação entre o público e a marca.

De acordo com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), essa prática abrange todas as ações, eventos e campanhas realizados ao vivo pela marca, seus produtos e serviços.

Um fabricante de cortina blecaute utiliza ferramentas e atividades que permitem um contato mais direto, experiência sensorial e sinestesia que ajudam a alcançar os objetivos, construir a marca de maneira positiva, fidelizar clientes e aumentar as vendas.

O principal objetivo é atrelar uma inspiração positiva aos produtos e serviços oferecidos. Em outras palavras, é gerar impacto positivo e conquistar engajamento de maneira imediata.

Entretanto, o maior desafio é despertar o interesse do comprador, aproximá-lo da marca e gerar vendas valiosas para ele.

Para entender um pouco mais o conceito desse tipo de marketing, é muito importante saber como ele funciona na prática.

Como funciona o live marketing?

Se você tem a intenção de promover um contato direto entre o seu negócio e o público, de acordo com a proposta apresentada pelo live marketing, precisa fazer uso de algumas estratégias específicas. 

Portanto, é necessário organizar e participar de tipos de eventos, como:

  • Conferências;
  • Feiras;
  • Congressos;
  • Eventos corporativos.

Todas essas são formas de investir em live marketing e promover uma conexão maior tanto com o público interno quanto com o público externo.

No caso dos colaboradores de uma escola de aula de música infantil, eles vão dividir o espaço com pessoas porque representa uma companhia conhecer um pouco mais sobre:

  • Sua missão;
  • Visão de mercado;
  • Valores;
  • Planos para o futuro;
  • Cultura;
  • Propostas.

Por meio dele também é possível promover oportunidades que promovam uma experiência sensorial mais próxima com as soluções vendidas pela marca. 

No dia a dia, temos vários exemplos disso, como amostras grátis, demonstrações e degustações.

Você também pode investir em uma técnica que une marketing digital ao conceito da marca, o que permite alcançar uma boa projeção no contato direto entre ela e o público.

Muitas empresas estão investindo nesse tipo de estratégia, principalmente nas transmissões ao vivo, por meio de plataformas como Facebook e YouTube. 

São situações que garantem um diálogo mais próximo entre a empresa e os consumidores que estão distantes fisicamente.

Outra estratégia que estava muito em alta era a organização de flashmobs, onde várias pessoas se encontravam para uma atração, como apresentações de dança e compartilhar um propósito em comum.

Muitas empresas, como um fabricante de gesso 3D parede, utilizaram essa prática para se aproximar de seus clientes e aumentar o sentimento de identificação entre todos aqueles que compram seus produtos e serviços.

Além de trazer resultados surpreendentes, o live marketing também traz muitas vantagens para as companhias, o que atrai a atenção de muitas organizações.

Prós de investir em live marketing

Toda vez que uma corporação quer implementar uma nova estratégia ou investir em uma ação diferenciada, busca compreender as vantagens que isso pode trazer. 

No caso do live marketing, os benefícios que mais se destacam são:

Criação de vínculo mais próximo com o público

As marcas investem em serviços de comunicação visual para que as pessoas se identifiquem com elas, e uma de suas principais prioridades é um relacionamento com o cliente.

Mais do que isso, as companhias querem se relacionar bem com seus parceiros, colaboradores e acionistas, e a melhor forma de fazer isso é promover um contato direto.

Quando o indivíduo tem uma experiência pessoal com determinada empresa, acaba criando um vínculo com ela que fortalece ainda mais a relação de consumo. 

É dessa forma que ele consegue manter a fidelidade e o engajamento de todos os envolvidos em seus processos.

Possibilidade de usar várias técnicas

Estamos falando de uma estratégia muito flexível, que possibilita investir em várias técnicas diferentes. Todas essas ações podem ser adaptadas, levando em conta o perfil e os objetivos da corporação.

Não se trata de uma prática engessada, por conta disso, um fabricante de adesivo redondo personalizado não atua com uma solução reduzida ou limitada.

Permite vários tipos de criações

O live marketing permite que a organização use toda a sua criatividade, algo que, sem dúvidas, representa uma grande vantagem. 

Quando estabelecemos um contato direto entre a marca e sua audiência, criamos um cenário particular onde a empresa pode desenvolver e refletir sua identidade.

Em outras palavras, as corporações são livres para elaborar suas estratégias da maneira que preferirem, sempre tendo como foco a criatividade.

Marcas da indústria tecnológica conhecidas no mundo todo são ótimos exemplos disso e elas realizam eventos anuais que representam bem seus produtos para o público.

Por conta disso, os eventos organizados possuem características únicas e são pensados nos mínimos detalhes, sempre tendo em mente o objetivo de refletir a identidade da companhia.

Amplo alcance das estratégias

Uma empresa de serviços gráficos vai trabalhar com um conceito de marketing que possui estratégias de grande repercussão, principalmente, quando ele é unido com as práticas de marketing digital.

Uma transmissão ao vivo, por exemplo, pode transformar um evento local em um acontecimento global, por meio de plataformas usadas no mundo todo, como Facebook e YouTube.

Por essa razão, companhias dos mais variados setores organizam eventos simultaneamente, que podem ser acompanhados tanto presencialmente quanto online.

É uma maneira de expandir o contato entre a marca e sua audiência, garantindo a participação até mesmo de pessoas que estão muito longe e por isso não podem comparecer.

Aumenta a confiança da marca

O live marketing é uma estratégia que garante uma imagem mais transparente, consequentemente, o público vai confiar muito mais na companhia.

As estratégias ao vivo elaboradas por uma autoescola especializada em carteira de moto e carro têm muito mais credibilidade do que um comercial de TV gravado em estúdio.

Apesar de ser uma prática válida, essa propaganda pode ser refeita quantas vezes forem necessárias, de modo a chegar a um resultado realmente satisfatório.

Por outro lado, a transmissão ao vivo, por exemplo, nas redes sociais, são mais espontâneas e por isso são vistas de maneira mais confiável. 

Lembrando que os erros acontecem exatamente pelo fato de eles não poderem ser disfarçados, o espectador desenvolve mais confiança com a marca.

Em outras palavras, o público tem uma certeza muito mais forte de que estão vendo algo real e que realmente representa a essência da organização.

Exatamente por essa razão temos visto um investimento crescente em transmissões ao vivo por parte de organizações dos mais variados setores. E como se não bastasse, essas companhias também fazem parcerias com influenciadores digitais.

São pessoas que possuem perfis populares nas redes sociais e que podem falar sobre diferentes tipos de produtos e serviços, como higienização de estofados, de maneira sincera e despertando o interesse do público.

Conclusão

Portanto, o live marketing é uma prática relativamente nova, mas que possui um poder inigualável de atrair a atenção das pessoas e despertar a confiança do consumidor.

Além de servir para atrair novos clientes, essa estratégia também é ótima para fidelizar os clientes que você já tem, pois transforma a sua marca em uma autoridade no que faz e melhora consideravelmente a sua credibilidade.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e de que forma podemos trabalhar essa estratégia para valorizar ainda mais o negócio e suas soluções.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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