O Que É Marketing De Influenciadores E Como Fazer?
Quem nunca viu um influencer na internet recebendo um “mimo” ou indicando um produto e se sentiu pelo menos tentado a comprar também? É assim que funciona o marketing de influenciadores.
Neste artigo vamos explicar o que é essa estratégia, por que ela tem ganhado força e como aplicá-la na sua empresa.
O que é marketing de influenciadores?
Antes de mais nada, é preciso entender o que são os influenciadores e por que eles se tornaram um fenômeno.
Influenciadores, no contexto das redes sociais, são pessoas com muitos seguidores engajados. Eles detêm um enorme poder de influência sobre o público que os acompanha.
Em uma pesquisa do Ibope de 2019, 50% dos brasileiros entrevistados disseram já ter tomado decisões de compra com base na opinião de influenciadores.
O marketing de influência é, portanto, uma parceria entre as empresas e esses influencers. Elas se aproveitam dessa credibilidade e do poder de influenciar outras pessoas para divulgar seus produtos e serviços.
Por que fazer marketing de influenciadores?
Essa estratégia de marketing tem ganhado muito destaque nos últimos anos porque é uma alternativa à publicidade tradicional, que perdeu muito força, pois era inconveniente, interrompendo a rotina do consumidor e não adequando-se a ela.
Além de não ser tão invasivo, o marketing de influenciadores ainda se baseia na característica humana de pedir conselhos quando não se sabe o que fazer. Sendo assim, antes de realizar uma compra, os consumidores pesquisam informações sobre os produtos e empresas.
Quando fazem essa busca, eles vão diretamente em quem eles confiam mais. Às vezes, essa referência é um influenciador que domina o assunto.
Ter uma figura humana que você se identifica usando um produto ou serviço gera mais credibilidade e, para quem está assistindo, é possível se ver na mesma situação. Além da questão de “status”, uma vez que o consumidor usará o mesmo produto que um famoso está usando.
Como fazer Marketing de Influenciadores?
Se você entendeu as vantagens do marketing de influenciadores e quer adotá-la para o seu negócio, veja a seguir como montar uma estratégia.
Estabelecer objetivos
Antes de qualquer ação de marketing, seja ela de influência ou não, é preciso estabelecer metas e objetivos. Só assim você será capaz de mensurar o sucesso de uma estratégia.
Por isso, primeiramente, pense no que deseja alcançar trabalhando com influenciadores. Os objetivos mais comuns de uma campanha com influencers são:
- fortalecer a marca;
- gerar leads qualificados;
- gerar tráfego para o seu site;
- aumentar o número de vendas.
Conheça seu público-alvo
Outro aspecto muito importante para definir antes de começar uma ação é o público-alvo a que ela se destina. Seus esforços de comunicação devem fazer sentido para as pessoas que deseja alcançar.
Sendo assim, o público-alvo é quem vai ditar o tom de voz da campanha, a abordagem que será feita e até quem serão os influenciadores. Se o seu produto é focado para a nova geração de adolescentes, não faz sentido trabalhar com um ídolo dos anos 80, por exemplo.
Escolha os influenciadores corretos
Na hora de escolher os influenciadores da sua ação, você deve se fazer as seguintes perguntas:
- essa personalidade se conecta com o meu público?;
- o influencer tem um posicionamento alinhado ao da minha marca?;
- ele entende do meu segmento?;
- os seguidores dele têm interesse pelo meu produto/serviço?
Se todas as respostas forem sim, você tem um bom candidato. Mas, além de tudo isso, existe outra coisa para a qual deve se atentar.
Talvez o alto número de seguidores de um influencer chame a sua atenção quando for definir uma estratégia, mas isso não é o que mais importa. O foco deve estar no engajamento dele dentro do seu público-alvo.
Mais vale um microinfluenciador (com menos de 10 mil seguidores) que tenha mais engajamento e credibilidade com o seu público do que um mega influencer (com mais de 1 milhão de seguidores) que, mesmo tendo muitos seguidores, deixa a desejar com relação ao engajamento e as impressões das suas postagens. Isso pode significar que as pessoas que o seguem não estão tão interessadas assim no que ele posta.
Sendo assim, não se esqueça de três pontos principais para escolher influenciadores:
- relevância: deve ser alguém importante no segmento da sua marca;
- alcance, impressão e engajamento: a quantidade e qualidade de pessoas que ele alcança deve fazer sentido para a sua marca, bem como as interações que ele conquista nos conteúdos postados;
- ressonância: o conteúdo que ele cria deve ser útil para o seu público-alvo.
Definir mensagens
Depois de entender seu público-alvo e selecionar os influenciadores, chegou o momento de definir a abordagem. Como o influenciador deve apresentar e sugerir aos seguidores que utilizem o seu produto?
Nesse momento, é muito importante dar liberdade para o influencer criar o conteúdo, que deve ser o mais autêntico possível. Porém, é preciso que sua empresa o valide antes de ir ao ar!
Lembre-se de que o marketing de influenciadores é uma parceria, portanto, a ação deve ser construída em conjunto.
Envie os mimos
Os famosos “recebidos” ou “mimos” são a parte final da ação com influenciadores. É quando eles recebem o produto em casa e experimentam, fazendo um review para os seguidores.
Caso seja um serviço, ele terá acesso ao que você oferece e também passará a mensagem aos seguidores, contando sobre a experiência dele com a sua empresa.
Nessa última etapa, além de enviar os produtos, a empresa pode mandar junto outros itens personalizados. Esse carinho extra com a entrega, especialmente se também for estendido ao público, se torna um diferencial para a sua marca. Além disso, itens personalizados contribuem também para formar um branding mais forte.
Esses “mimos” extras podem ser brindes simples, como canetas, copos ou ecobags personalizadas com a logo da sua marca.
Neste outro artigo explicamos melhor sobre como a entrega de brindes pode auxiliar na sua estratégia de marketing. Continue lendo o blog da Hakuna Matata Brindes para entender mais sobre esse universo.