marketing viral

5 benefícios do marketing viral

O marketing viral é uma estratégia que permite impactar um público extenso, sem que para isso seja necessário comprar espaço na mídia. Em um primeiro momento, a ideia parece ser boa demais para ser verdade, e ela realmente é.

Muitas organizações investem nessa prática para alavancar seus negócios e expor sua marca no mercado. Justamente por isso, o marketing viral se tornou muito mais conhecido e vem conquistando negócios dos mais variados tipos e tamanhos.

Você mesmo, como usuário da internet e das redes sociais, já deve ter visto ou compartilhado algum tipo de conteúdo viral nessas plataformas.

É muito comum que essa estratégia seja usada por marcas famosas, mas nada impede que ela faça parte do planejamento de negócios menores, afinal, eles também precisam alcançar bons resultados.

Na verdade, para eles, essa ação é ainda mais importante porque as pequenas empresas têm mais dificuldades para alcançar um bom posicionamento, tendo em vista aquelas que estão atuando há mais tempo.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto para usar essa estratégia, neste artigo, você vai entender o conceito de marketing viral e quais são os benefícios que essa ação pode trazer para a companhia.

Entenda o que é marketing viral

Marketing viral é uma estratégia que tem como foco criar peças e campanhas com capacidade de estimular um grande número de compartilhamentos, portanto, algo viral.

Em linhas gerais, a ideia por trás é criar conteúdos criativos e impactantes que consigam atingir boa parte da audiência, por meio do compartilhamento espontâneo de mensagens.

Essa ação passou a ser mais utilizada depois do surgimento das redes sociais, pois por meio dessas plataformas, uma oficina de suspensões automotivas consegue fazer com que as pessoas compartilhem seus conteúdos espontaneamente.

É uma prática que não exige muito esforço por parte do público e da organização, e por meio de mensagens simples, a companhia consegue chegar ao conhecimento de muitas pessoas.

Só que é muito comum confundir o marketing viral com o buzz marketing, no entanto, são completamente diferentes. Buzz é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como “burburinho”.

Ao investir nessa metodologia, o propósito é gerar impacto nas pessoas, fazendo com que se sintam mais empolgadas em relação a um produto ou serviço, estimulando conversas sobre a solução.

A principal diferença entre o buzz marketing e o marketing viral é o tipo de mensagem, tendo em vista que o marketing viral está mais focado em contar uma história e transmitir uma mensagem significante, indo além dos produtos e serviços.

O buzz marketing, por sua vez, procura chamar a atenção dos usuários imediatamente e não tem a intenção de transmitir uma mensagem específica. Seu único foco é provocar a reação do público, sendo esta boa ou ruim.

Por que aplicar a estratégia?

Quando uma lavanderia auto serviço investe em marketing viral, baseia-se no comportamento do público na internet e cria uma mensagem que será vista por uma grande quantidade de pessoas.

Além disso, o material vai estimular o compartilhamento e ainda permitir que os usuários exponham suas opiniões e troquem informações sobre o assunto.

Você já sabe que a ideia principal é produzir algo que esteja de acordo com o gosto do público para que possa afetar a maior quantidade possível de pessoas.

Devido ao seu potencial de alcance, essa estratégia é cada vez mais popular entre as empresas, independentemente de seu tamanho ou segmento.

Mas, a grande quantidade de visualizações não é a única vantagem, outros benefícios trazidos pela prática são:

1.    Feedback imediato

Por conta dos recursos oferecidos pelas redes sociais, o feedback obtido pela empresa é praticamente imediato, e alguns dos recursos que permitem isso são:

  • Curtir;
  • Compartilhar;
  • Comentar;
  • Número de visualizações.

O fabricante de etiquetadoras zebra deve investir em estratégias que estimulam a interação do público, como no caso do marketing viral, porque as pessoas gostam de dar suas opiniões, sejam elas críticas ou elogios.

Ao investir nessa ação, mais pessoas vão falar sobre o seu negócio, e quando o assunto é positivo para a imagem da marca, ela vai conseguir conquistar mais clientes e fidelizar aqueles que já compram com ela.

2.    Fácil de implementar

Implementar uma campanha de marketing viral é muito fácil, tendo em vista que os canais de comunicação otimizam o compartilhamento de diferentes formatos de conteúdo.

Supondo que a campanha seja lançada em vídeo, uma boa plataforma para trabalhá-la é o YouTube, agora, se você está criando um artigo de qualidade, o melhor canal para publicá-lo e divulgá-lo é o blog, desde que ele seja bem estruturado.

Quando o material já tiver sido confeccionado, é necessário trabalhar a divulgação por meio dos defensores da marca, que nada mais são do que seguidores que podem se interessar pelo conteúdo.

Uma empresa de servidor provedor de internet não precisa entrar em contato com aqueles que adquiriram fama na web, pois basta fazer uma parceria com um influenciador digital que tenha um público em comum com ela.

3.    Fortalece a reputação

Conteúdos virais geram impactos muito importantes na reputação da empresa e dos profissionais. Um bom exemplo disso são os usuários, que antes eram anônimos, mas que conseguiram chamar a atenção das pessoas repentinamente.

Hoje em dia, são figuras conhecidas pela sociedade exemplos que devem ser seguidos pelas organizações. Isso porque quando uma marca atinge esse nível de conhecimento por parte dos usuários, se torna uma referência naquilo que faz.

Como resultado, sua reputação melhora e tem mais autoridade para falar sobre assuntos relacionados ao seu segmento.

O conteúdo criado por uma empresa de limpeza de tapetes ao domicílio pode atingir muitas pessoas interessadas, promovendo a segmentação do público e a viralização de seus materiais.

4.    Aumenta a exposição da marca

Os usuários pesquisam informações o tempo todo e querem encontrar conteúdos com dicas, recomendações, tutoriais, cases de sucesso, dentre outros tópicos, e costumam encontrar o que precisam por meio das redes sociais e mecanismos de busca.

Criar um material de impacto para um público que procura informações o tempo todo acaba trazendo uma excelente exposição para a marca, tendo em vista o hábito constante de compartilhar e fazer recomendações para os amigos.

5.    Baixo custo de investimento

Os valores presentes em uma campanha de marketing costumam ser baixos, principalmente diante de resultados que costumam ser obtidos, por meio de uma estratégia bem executada.

A viabilidade nos aspectos financeiros costuma acontecer porque os meios de comunicação usados são gratuitos.

Os custos financeiros, por sua vez, praticamente não existem, entretanto, são compensados com esforço e dedicação para que o material tenha uma qualidade realmente satisfatória.

Dicas para fazer marketing viral

Como vimos, uma escola especializada em aula de violão de 7 cordas tem acesso a muitos benefícios por meio do marketing viral, mas para alcançá-los, é necessário saber colocá-los em prática.

Em primeiro lugar, é muito importante conhecer o público, pois muitas mudanças podem acontecer ao longo do tempo. Procure saber qual é a linguagem adotada por essas pessoas, seu comportamento e suas atitudes.

A marca precisa falar a mesma língua da audiência, caso contrário, dificilmente seu material será compartilhado.

Depois que começar a entender as pessoas, escolha o material que apresentou o melhor desempenho, monitore e analise os resultados, observando nível de engajamento, tráfego de palavras-chave, dentre outras métricas.

É por meio dessa análise que uma serralheria de ferro e alumínio vai saber quais conteúdos fazem mais sucesso e aqueles que podem ser explorados de maneiras diferentes.

Depois chegou o momento de planejar a mensagem para garantir que ela realmente se torne viral. O planejamento precisa envolver um script cuidadoso, independentemente de seu formato.

Isso é fundamental para que a mensagem seja interpretada pelo público, no entanto, não se esqueça de manter o foco na qualidade do que será entregue e certifique-se de que o material está otimizado para ser compartilhado.

Uma empresa especializada em pintura de fachada comercial deve incentivar os usuários a compartilharem seu conteúdo nas redes sociais para que ele realmente consiga viralizar.

Um bom material precisa ser atraente, por isso, não se esqueça de incluir imagens, pois elas ajudam a conquistar o dobro de compartilhamento.

Embora o texto seja muito importante para o contexto da mensagem, é a imagem que vai impactar os olhos do usuário logo de cara.

Considerações finais

Com um mercado cada vez mais competitivo, é natural que as empresas procurem maneiras de impactar o público e fazer com que mais pessoas conheçam sua existência.

É assim que elas conseguem aumentar suas vendas e consolidar sua marca. O marketing viral tem um papel muito importante nesse processo e traz muitas vantagens para a companhia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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