Meta description

Meta description: qual a sua importância no SEO?

Meta description é uma estratégia muito importante para o ranqueamento nos motores de busca, além de interferir diretamente nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Isso acontece porque nem tudo é analisado pelos algoritmos, sendo necessário pensar no tipo de experiência que a marca vai promover para os usuários na internet.

Quando se fala em SEO, automaticamente nos lembramos dos fatores de rankeamento que são considerados pelo Google, mas para garantir o melhor desempenho e atrair visitantes para as páginas, outros pontos devem ser considerados.

The Power of Search Engine Optimization (SEO) | Fridge

Em linhas gerais, a organização precisa pensar em fatores que estão diretamente relacionados com o posicionamento do negócio nos motores de busca. Um destes fatores é o meta description, e dele também depende o sucesso do negócio.

Qualquer organização que queira se destacar nos buscadores e até mesmo nas redes sociais, precisa saber produzir metas eficientes para escrever algo que atraia as pessoas em um espaço pequeno.

É assim que elas vão acessar os conteúdos e automaticamente suas estratégias de otimização trarão os resultados esperados.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de meta description e mostrar a importância dele para as estratégias de SEO.

Entenda o conceito de meta description

Existem muitas informações presentes na SERP (Search Engine Results Page), E uma delas é muito importante para aumentar as chances de convencer o usuário a clicar no link da página.

Conhecida como meta description, trata-se de um resumo do conteúdo que o visitante consegue acessar ao visitar o site.

O propósito dessa descrição é atrair os usuários e fazer com que eles cliquem no link e em meio a diversos resultados presentes na busca, o espaço ocupado por eles se destina a diferenciar as páginas umas das outras.

Por meio deste resumo, uma empresa de aluguel de ônibus com motorista consegue convencer o visitante, por meio de poucas palavras, de que o conteúdo presente na página é relevante para ele.

O Google já afirmou algumas vezes que a meta description não é o fator de ranqueamento, no entanto, as marcas não podem ignorar esse resumo na hora de planejar suas estratégias de marketing digital.

Se ele não for adequadamente escrito, será preenchido automaticamente, o que pode prejudicar todo o esforço na hora de criar o material.

Nesse contexto, esse resumo é uma forma de fazer com que o usuário descubra qual assunto está sendo discutido em uma página e com isso se sinta atraído a clicar nela.

Embora seja um espaço pequeno, ele é suficiente para convencer o usuário a escolher o seu site em detrimento de outros. Isso significa que mesmo sem interferir no ranqueamento, esse recurso é fundamental para as estratégias de SEO.

Importância da meta description para o SEO

Quando uma oficina especializada em alinhamento para caminhões investe em SEO, utiliza técnicas diferentes para aumentar o desempenho de seu blog ou site, por meio de ações orgânicas.

É assim que as organizações conseguem atrair mais tráfego e aumentar as chances de conversão. No entanto, é muito comum ver que o foco é alcançar um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa.

Por conta disso, a meta descrição acaba sendo negligenciada no planejamento de marketing de vários negócios, uma vez que este pequeno resumo não influencia no posicionamento.

Mas ignorar a necessidade de criar uma boa descrição acaba prejudicando o desempenho dos planos de marketing. Para as empresas, não basta apenas aparecer entre os primeiros resultados, é necessário convencer o usuário.

É necessário fazer com que as pessoas cliquem na página, e a melhor forma de fazer isso é pensando um pouco na experiência delas. Se a organização oferece um bom e breve resumo de seus conteúdos, já adianta o lado do usuário.

Quando isso acontece, é natural que se interesse por um conteúdo sobre espaço lounge casamento, dentre outros materiais que utilizam esse recurso.

Também de nada adianta ranquear em primeiro lugar utilizando determinada palavra-chave, se o usuário que aparece em segundo ou terceiro lugar recebe o maior número de visitas.

Ao longo do tempo, isso faz com que o link perca autoridade e a ausência de um resumo costuma ser uma das principais causas desta situação.

É muito importante pensar na meta descrição como um detalhe que faz toda a diferença em seu planejamento de marketing e estratégias de SEO.

Mesmo que ele não influencie no posicionamento, vai influenciar na decisão do usuário em clicar ou não em seu conteúdo.

Assim sendo, procure escrever um excelente resumo, pois além de conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, seu negócio também precisa das visualizações no site.

Dicas para fazer uma boa meta descrição

Para não errar nessa estratégia, um hotel para animais pode investir em algumas ações. Dentre elas estão:

Ser objetivo

Como se trata de um resumo, a primeira coisa que você precisa fazer é garantir que ele seja objetivo. Independentemente do tamanho da postagem, ela sempre vai tratar de um assunto em específico, então procure ir direto ao ponto.

Não prometa resolver todos os problemas do usuário, pelo contrário, o foco precisa ser no tema da página enquanto estiver criando a meta description.

Ser honesto

Outra coisa muito importante para atrair o usuário é descrever exatamente aquilo que ele vai encontrar no conteúdo, sem criar falsas expectativas.

Se você fizer uma promessa, ela precisa ser cumprida dentro da página, caso contrário, o usuário vai se sentir frustrado e até mesmo enganado.

Quando a pessoa clica no link e não encontra o que foi prometido, simplesmente vai sair da página e isso aumenta a taxa de rejeição, prejudicando suas estratégias de SEO.

Usar CTA

CTA é uma sigla para Call to Action (chamada para ação), uma estratégia utilizada por uma empresa de limpeza de escadas para induzir uma ação por parte do usuário.

De fato, o propósito é fazer com que as pessoas cliquem no link, e para convencê-la, uma boa dica é associar essa ação algum benefício, e algumas dicas de CTA são:

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Para potencializar ainda mais essa ação, a organização pode inserir gatilhos mentais, o que vai fazer com que o link receba mais cliques.

Despertar o interesse das pessoas

Uma boa meta descrição também é aquela que consegue informar, ao mesmo tempo em que chama a atenção dos usuários.

A descrição deve ser utilizada como um tipo de anúncio usado para vender o conteúdo, o que aumenta as chances de cliques.

Nesse sentido, uma empresa de serviço de copeira hospitalar deve usar uma linguagem persuasiva e incentivar o usuário a realizar a ação desejada.

Usar gatilhos mentais

Clicar em um link nos resultados é uma ação que ocorre de maneira rápida e que envolve uma decisão. O inconsciente tem um papel muito importante nas decisões que o ser humano toma, principalmente aquelas que acontecem automaticamente.

Os gatilhos mentais atuam exatamente nessa questão, e na meta descrição do seu conteúdo, é possível ativar diferentes gatilhos que vão fazer com que o usuário clique no conteúdo.

Por exemplo, a chamada “acesse agora” trabalha o senso de urgência, enquanto a chamada “últimas vagas” trabalha o senso de escassez.

Usar a palavra-chave

Outra coisa muito importante que a empresa precisa fazer é inserir a palavra chave do conteúdo na meta descrição. Por exemplo, se o termo escolhido foi “persiana de rolo para cozinha”, ele precisa estar presente no resumo.

Para escolher a palavra chave que será aplicada no material, é necessário fazer uma pesquisa e identificar aquelas que são mais relevantes.

Ao ser inserida na meta description, ela vai mostrar ao usuário o quanto sua página é relevante para ele. Mas é importante dizer que o termo precisa ser usado de maneira natural dentro do texto.

Além disso, lembre-se de que não é necessário repetir a palavra-chave várias vezes em um resumo que tem apenas 160 caracteres.

Testar os resultados

Assim como acontece com qualquer outra estratégia de marketing digital usada por uma empresa de manutenção preventiva autoclave, é necessário testar os resultados para descobrir como está o desempenho da ação.

Para fazer isso, avalie a taxa de cliques, visto que ela mostra por qual motivo o usuário clicou no link. A melhor ferramenta para obter essa informação é o Google Search Console, e caso seja necessário, faça as alterações devidas.

Considerações finais

Uma das principais características do marketing digital é a exigência constante pelo aprimoramento das ações, pois é assim que a organização conquista um bom desempenho, principalmente em relação aos mecanismos de busca.

As estratégias de SEO são muito importantes nesse contexto e a meta descrição atua como uma ferramenta que melhora essa prática e os resultados orgânicos do seu negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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