Ícone do site Blog HM Brindes

O que são dark stores ?

Dark Stores

Dark Stores

Você adora comprar pela Internet e deseja saber como as empresas conseguem entregar os produtos tão rápido ? Veja mais sobre a importância das dark stores !

Quem trabalha com comércio sabe que é preciso estar constantemente atento às novidades, não só sobre produtos e serviços, mas também no modo de organizar a cadeia produtiva.

O mundo digital tem adquirido um papel cada vez mais relevante em todos os segmentos econômicos. A pandemia acelerou ainda mais esse processo e fez com que as empresas e pequenos negócios reconhecessem ainda mais a importância da digitalização.

Hoje, quem entrega mais rápido e com qualidade sai na frente dos concorrentes. Nesse contexto, cresce a importância das dark stores. Você sabe o que é isso e, porque elas são cada vez mais fundamentais nos mais diversos setores, como o distribuidor de food service ? Veja mais sobre o tema a seguir!

O que é dark store ?

Traduzidas para o português como “lojas escuras”, esses locais são interditados ao público e se destinam a armazenar, separar e enviar os produtos vendidos pela Internet.

Esse modelo de estocagem e distribuição já é comum em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, por exemplo, e também pode ser encontrado em grandes redes varejistas de supermercados.

As dark stores possuem uma área menor em comparação aos centros de distribuição tradicionais e estão localizadas em centros urbanos, em áreas com maior densidade populacional. Por regra, ao escolher instalar uma dark store em algum lugar, a empresa já conhece o perfil de consumo dos habitantes daquela região.

Essa localização estratégica é preponderante para que a entrega seja feita rapidamente (às vezes até no mesmo dia). Vale lembrar que as dark stores são o último estágio da cadeia logística.

Vantagens

A pandemia aumentou a fatia de lucro das vendas online e fez com que muita gente que ainda não tinha aderido a esse modo de comprar passasse a fazê-lo.  No contexto virtual, a experiência do cliente passou a ser a principal preocupação das lojas virtuais.

Essa experiência engloba desde o primeiro contato que um cliente tem com a marca até o momento em que ele responde à pesquisa de satisfação enviada pela empresa. Se ele considera a experiência positiva, isso aumenta consideravelmente as chances de comprar naquela loja novamente (processo conhecido como  fidelização, considerado o desfecho ideal da jornada do cliente).

Na pandemia, a rapidez da entrega se tornou um dos principais diferenciais das empresas. Quem queria ganhar clientes teve que garantir entrega rápida, eficiente e sem atrasos, caso contrário os concorrentes estariam prontos para garantir isso.

Por ser o último ponto da cadeia logística, as dark stores devem funcionar de modo impecável, pois se a entrega atrasar, essa falha pode colocar a perder a boa experiência do cliente nas etapas anteriores do funil produtivo.

Se para os consumidores as dark stores ajudam a agilizar a entrega, para as empresas as vantagens são inúmeras. Uma delas é que essas lojas apresentam uma operacionalização mais barata do que as lojas tradicionais.

Outros benefícios são a redução dos gastos com transporte e a menor emissão de gases poluentes (o que reduz os danos provocados ao meio ambiente). Além disso, as dark stores também processam rapidamente um grande número de pedidos.

Desafios

Entre os desafios para manter uma dark stores, é possível apontar os altos custos com aluguel (já que estão localizados em áreas densamente povoadas) e a falta de terrenos com as dimensões necessárias.

Antes de abrir uma dark store, as empresas precisam conhecer bem as preferências de seus clientes (desde os produtos desejados até a maneira como eles preferem pagá-los e retirá-los). Isso é fundamental para montar um bom mix de produtos e definir os níveis de estoque de cada um deles.

Por fim, é fundamental contar com um bom software de gerenciamento de armazém para monitorar a movimentação das mercadorias, gerenciar o inventário e repor o estoque. Conhecer bem todos esses fatores é fundamental para ter uma boa dark store.

Sair da versão mobile