As canetas personalizadas são brindes já conhecidos, por serem uma boa opção, principalmente em ocasiões que necessitam de uma grande quantidade de itens, devido ao ótimo custo-benefício.
Além disso, com o produto é possível alcançar diversas pessoas, já que é um item muito útil no dia a dia, contribuindo para divulgar e reforçar a marca não só para o público desejado, como também diante de possíveis clientes e parceiros. Dessa forma, será que as canetas personalizadas devem ser distribuídas pelos promotores de eventos? Confira no artigo!
O que faz o promotor de eventos?
O promotor de eventos é responsável pela criação e execução de ações promocionais, como ativação de marca e eventos em geral. Ele atua como um representante dos seus clientes, realizando a exposição e a propagação da imagem da marca ao seu público-alvo, de forma a atrair convidados e participantes.
Além disso, esse profissional também é responsável pelo desenvolvimento e distribuição de brindes, prêmios, sorteios e materiais promocionais que se relacionam ao evento que está promovendo.
O promotor de eventos deve distribuir canetas personalizadas?
Para que uma estratégia de divulgação de um negócio tenha o efeito esperado, é necessário que haja uma comunicação direcionada especialmente ao público-alvo, a fim de que sua marca seja veiculada naturalmente.
Dessa forma, o promotor de eventos deve distribuir as canetas personalizadas, desde que esteja de acordo com a ativação ou evento que está participando. Além disso, as canetas podem fazer parte de kits de boas vindas, por exemplo.
No caso das canetas personalizadas, é necessário avaliar alguns quesitos para escolha ideal, como:
Escolha o modelo mais adequado
Para escolher o modelo, é preciso avaliar qual o público-alvo da empresa. Para isso, existem algumas dicas:
- modelos básicos – ideal para divulgação em massa;
- modelo executivo – pode fazer parte do material da equipe de vendas para oferecer durante o contato ou prospecção de clientes;
- modelo premium – pode compor kits personalizados e ser oferecido durante a assinatura de um contrato grande ao cliente.
Além disso, uma opção diferenciada seria as canetas touch screen. Isso porque, atualmente, muitos documentos podem ser assinados de forma online. Contar com uma caneta touch screen para isso pode ser um diferencial, ideal para ser aplicada em convenções e eventos de tecnologia, TI e inovação.
Para escolher o modelo, é preciso avaliar qual o público-alvo da empresa. Para isso, existem algumas dicas:
modelos básicos – ideal para divulgação em massa.
modelo executivo – pode fazer parte do material da equipe de vendas para oferecer durante o contato ou prospecção de clientes.
modelo premium – pode compor kits personalizados e ser oferecido durante a assinatura de um contrato grande ao cliente.
Além disso, uma opção diferenciada seria as canetas touch screen. Isso porque, atualmente, muitos documentos podem ser assinados de forma online. Contar com uma caneta touch screen para isso pode ser um diferencial, ideal para ser aplicada em convenções e eventos de tecnologia, TI e inovação.
Personalização
É importante se atentar a combinação das cores do brinde. Isso porque ela precisa ser um item usável pelos clientes. Então, não adianta abusar da personalização.
O ideal é usar as referências da identidade visual da empresa na caneta, escolhendo as tonalidades disponíveis que mais se aproximem do seu logotipo.
Além das cores, a sua marca também deve estar presente. Mas, é necessário cuidado quanto a legibilidade de seu logo e o exagero.
Caso a fique ilegível, é possível apenas escrever o nome da empresa na caneta, se atentando a fonte escolhida, pois ela também deve possibilitar a leitura das pessoas que a receberão.
Quantidade
Se a intenção for a distribuição em massa, fazer uma grande quantidade é o ideal. Assim, sempre haverá canetas para oferecer a visitantes ou em ações pontuais. Além disso, os custos por unidade costumam ser menores quanto maior for a quantidade.
Já se o objetivo é presentear clientes, avalie quantas serão necessárias e conte também com algumas reservas, caso ocorra algum imprevisto.
É muito importante que essa avaliação seja minuciosa, pois, se a empresa se compromete a oferecer o brinde aos seus clientes e falta um item para alguém, a estratégia pode ir por água abaixo e causar uma situação constrangedora.
Elabore uma estratégia de distribuição
Uma estratégia para a distribuição é fundamental. Por exemplo, se sua empresa é uma construtora de imóveis, não faz sentido entregar o brinde a uma pessoa muito jovem, pois ela não seria o público-alvo ideal que deseja impactar.
Portanto, o correto é realizar a distribuição a pessoas que tenham o perfil da marca, clientes e parceiros.
Distribua no evento certo
Para uma estratégia de sucesso, também é preciso analisar o tipo de evento no qual as canetas personalizadas serão distribuídas. Por exemplo, durante um show, não faz sentido oferecer como brinde uma caneta, a não ser que envolva o autógrafo do artista..
Por isso, é preciso analisar o tipo de evento ideal para distribuição, que pode ser:
- palestras;
- workshops;
- assinaturas de contratos;
- integração de funcionários;
- feiras de negócio;
Gostou de saber como o promotor de eventos pode distribuir canetas personalizadas? Continue acompanhando o blog da HM Brindes para mais conteúdos como esse.